Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Creta, paraíso no mar Egeu

Por  |  0 Comentários


Um paraíso no sul da Grécia que atrai turistas do mundo todo por sua beleza e cenários paradisíacos. Saiba mais!

Creta é a maior das ilhas gregas e a mais ao sul da Grécia continental. Com uma paisagem incrível, onde montanhas escarpadas contrastam com mares cintilantes de cor turquesa e rica em história é um destino atraente para turistas do mundo inteiro.

Creta e o mar Egeu Foto Roberto Pereira

A civilização minoica remonta há 3.000 aC e as ruínas dos palácios minoicos  de Cnossos e Faestos ficaram para que nós pudéssemos vislumbrar um pouco da que é considerada a mais antiga civilização da Europa. Depois Creta foi ocupada pelos romanos, bizantinos, venezianos e turcos, o que tornou a ilha irresistível para os apreciadores de História.

Heraklion, Agios Nikolaos, Chania e Rethymno são as principais cidades cretenses. Passamos, infelizmente, apenas três dias na ilha, por isso só conhecemos Heraklion e Agios Nikolaos.

Agios Nikolaos é uma encantadora e  alegre cidade, com lindas praias e resorts incríveis é perfeito para férias.  O lago Voulisméni é uma das atrações do lugar com muitos bares e restaurantes e uma pequena capela, muito linda encravada na rocha. Para quem gosta, como nós, de visitar museus, tem o Museu Folclórico e o Museu Arqueológico bem interessantes.

Capela encravada na rocha no lago Voulisméni em Agios Nikolaos Creta Foto Roberto PereiraUm restaurante em Agios Nikolaos Foto Roberto PereiraAgios Nikolaos Foto Roberto Pereira

Heraklion é a capital de Creta e a maior cidade da ilha. Tem um legado arquitetônico muito rico, afinal foi dominada pelos venezianos durante 4 séculos e seu centro histórico evoca este período do passado.

A Fortaleza de Koules (Rocca al Mare), do século XVI, fica ao lado do porto. Nós chegamos neste porto vindos de Santorini e fomos recebidos por uma linda visão, o Porto Veneziano, um dos cartões postais de Creta. Turistas e moradores gostam de fazer caminhadas, andar de bicicleta, pescar ou simplesmente apreciar o pôr do sol no porto. Durante o verão acontecem  apresentações teatrais  ou shows musicais.

Fortaleza de Koules (Rocca al Mare) em Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraAs muralhas e a Fortaleza de Koules (Rocca al Mare) em Heraklion, CretaPôr do sol na Fortaleza de Koules (Rocca al Mare) em Heraklion, Creta Foto Roberto Pereira

Ir ao Museu Arqueológico de Heraklion é imperdível, possui uma riquíssima coleção de arte minoica de milhares de anos atrás e os pós-minoano. As obras mais famosas são o disco de Phaestos, as esculturas greco-romanas, os afrescos, as jóias, e a cerâmica. Chegamos cedo para poder visitar o museu com tranquilidade, lembrando que as entradas do Museu Arqueológico e do palácio de Cnossos têm desconto, se compradas juntas.

Afresco do palácio de Cnossos exposto no museu arqueológico de Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraDisco de Phaestos exposto no museu arqueológico de Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraUm rhyton exposto no museu arqueológico de Heraklion, Creta Foto Roberto Pereira

O Museu Histórico de Creta é muito interessante porque nele você encontra a História da ilha desde os primeiros séculos DC até hoje, tem  obras do pintor El Greco e várias lembranças do Nikos Kazantzakis, autor do livro ‘Zorba, o Grego’, que, em 1964, deu origem ao filme estrelado por Anthony Quinn, o inesquecível Zorba, o grego.

No século XVII os nobres de Creta se encontravam na Loggia, hoje continua sendo um ponto de encontro, mas de turistas que vão conhecer a bela galeria veneziana restaurada, onde atualmente ficam a sede da Prefeitura, o Tribunal de Justiça, a Delegacia de Polícia e a Polícia de Turismo.

Loggia Veneziana em Heraklion Creta Foto Roberto Pereira

Na cidade de Heraklion o local mais agitado é a Plateia Eleftheriou Venizélou, ou seja, a Praça da Liberdade, fica bem perto do porto, tem muitos cafés, lojas, restaurantes, além de galerias de arte, está sempre cheia de gente animada, procurando diversão, de dia ou de noite.

Obra de arte numa galeria em Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraEntardecer em Heraklion, Creta Foto de Roberto Pereira

Na Praça da Liberdade está a Fonte dos Leões, do século XIV, nas cisternas há cenas da mitologia grega em alto-relevo. Durante a ocupação veneziana era utilizado o sistema que trazia água do Monte Youchtas para a cidade.

Detalhe da Fonte dos Leões em Heraklion, Creta Foto Roberto Pereira

Visitamos a Agios Markos, Igreja de São Marcos, de 1239 , que foi Catedral de Creta, mas hoje é a Galeria Municipal de Arte, a Agios Minas, catedral ortodoxa grega em Heraklion, de 1862, e uma das maiores da Grécia, com capacidade para  8.000 pessoas e a Agios Titos, que pertence ao arcebispado de Creta, nela está o relicário do crânio de São Tito, seu interior é muito bonito.

Agios Titos, Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraAgios Titos, Heraklion, Creta Foto Roberto PereiraAgios Minas Catedral Ortodoxa de Heraklion em Creta Fotos de Roberto Pereira

A grande atração de Creta é o Palácio de Cnossos, que foi a capital da Creta minoica. É impressionante ver uma construção  de 1700 anos AC, na verdade o primeiro palácio foi erguido em 1900 AC, mas um terremoto o destruiu. Segundo a lenda, no palácio ficava o labirinto do Minotauro da mitologia grega.

As ruínas que vimos foram restauradas no início do século XX e mostram como era a vida neste período, mas há controvérsias sobre a “reconstrução”  feita a partir das ruínas do local, alguns historiadores acham-na imaginativa. Na verdade eu gostei de ter ido lá para ver as belas ruínas e recomendo a todos os que forem à Creta fazer este passeio.

Palácio de Cnossos em Heraklion, Creta Foto Roberto Pereira

Creta tem uma excelente rede hoteleira espalhada pela ilha, de resorts de luxo a hotéis simples, ótimos restaurantes, se você gosta da culinária grega  peça o gamopilafo, um tipo de risoto que acompanha a carne de cabrito ou a hylopita, uma massa típica da ilha, não esquecendo das famosas saladas gregas, também os queijos são deliciosos: o graviera, um queijo amarelo, tipo gruyère, o myzitra,  feito de ovelha ou o katsikithia, de cabra.

Pode-se ir para Creta de ferry ou de avião, há três aeroportos na ilha, mas penso só ser vantajoso pegar um voo se estiver no continente. Nós saímos de  Santorini num Flying Cat, um catamarã rápido, e em menos de duas horas chegamos à Creta. Partimos de Creta para a ilha de Rodes de avião, já que de ferry demoraria muito, mais de dez horas de viagem, quase me arrependi quando vi que viajaríamos num pequeno turbo hélice com 29 lugares… sorte nossa que a viagem foi de curta duração, menos de 1h30 e, incrível, muito tranquila!

Porto Veneziano à noite em Heraklion Creta Foto Roberto Pereira

Precisamos voltar para irmos a outros lugares desta bela ilha da Grécia, como à cidade de Chania, onde fica o maravilhoso Parque Nacional de Samaria, Patrimônio da Humanidade, que tem a espetacular garganta de Samaria, que não tivemos tempo de conhecer.

Foram dias intensos na idílica e romântica ilha de Creta, onde respiramos cultura e nos divertimos bastante, com certeza é um lugar maravilhoso para lua de mel e viagens românticas que se tornarão inesquecíveis!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.