Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Conservatória: um destino alegre e tranquilo no Brasil

Por  |  0 Comentários


Um destino para casais que procuram paz e tranquilidade sem sair do país. Muito verde, história e música. Descubra um pouco mais sobre essa adorável cidade!

Conservatória é conhecida como a “cidade das serestas”, mas foi uma surpresa descobrir que além de encantadora é muito alegre. Com música para todos, jovens ou não tão jovens se divertem pelas ruas da cidade; principalmente à noite, hora em que os seresteiros mostram seu talento.

Em 1998 comemorou-se 120 anos de serenatas em Conservatória. Dizem que a tradição nasceu com o romântico professor de música e violinista Andreas Schmidt, que numa noite de lua cheia começou a tocar seu violino,  atraindo os moradores. Desde então, nas noites estreladas, Andreas passou a tocar seu violino na praça.

Um detalhe da encantadora Conservatória Foto Roberto Pereira

A música sempre fez parte de Conservatória e atraiu turistas de todo o Brasil, mesmo quando acabaram com os trens de passageiro, por volta de 1960. Os amantes das serestas continuaram a frequentar e divulgar a cidade, apesar das precárias estradas de terra. Atualmente a estrada até Conservatória é toda asfaltada.

Um antigo trenzinho em Conservatória, construído em Filadélfia, Estados Unidos Foto Roberto PereiraOs seresteiros são tão significativos e importantes para a cidade, que em todo último domingo eles tocam as músicas na missa da Igreja Matriz de Santo Antônio. Tive a sorte de poder assistir, realmente foi emocionante.

Toda sexta-feira e sábado sai pela cidade a tradicional serenata. Parte às 23 h do Museu do Seresteiro e não tem hora para terminar. Nas manhãs de domingo tem a chamada Solarata, a serenata do dia. Há também as serestas que são realizadas em diversos  horários em espaços fechados, como nos hotéis e pousadas.

Solarata em Conservatória foto Roberto Pereira

Assistir a um espetáculo no Teatro Sonora é programa obrigatório. Isto é, se você conseguir comprar a entrada, porque há poucos lugares e os ingressos esgotam rapidamente. Por sorte conseguimos os últimos. Amei a apresentação em que Juliana Maia cantou músicas desde a época de Chiquinha Gonçalves aos dias de hoje, passando por Carmem Miranda e terminando com marchinhas carnavalescas.

A cantora Juliana Maia no Teatro Sonora em Conservatória Foto Roberto Pereira

No pequeno centro histórico, a maioria das casas  são do século XIX. Muitas delas atualmente são cafés, bistrôs e restaurantes, que à noite apresentam música ao vivo. Além de lojinhas de artesanato e lembrancinhas de Conservatória.

Fachadas de Conservatória foto Roberto Pereira

Bistrô do Poeta em Conservatória foto Roberto Pereira

Lojinha de artesanato em Conservatória Foto Roberto Pereira

Na verdade, Conservatória é um distrito de Valença, no Rio de Janeiro. A partir do século XIX, prosperou e cresceu durante a “época de ouro” do café. Por isto tantas fazendas de café são abertas para visitação ou se tornaram excelentes hotéis, que ficam lotados nos fins de semana.

Fazenda Florença em Conservatória Foto Roberto Pereira

A rede hoteleira conta com muitas pousadas e alguns hotéis. Escolhi um lugar histórico para me hospedar, o Hotel Fazenda Florença. A bela sede da fazenda é de 1852, um verdadeiro museu da época de ouro do café. Fizemos uma visita guiada pela professora de História Eliane e foi muito interessante. Uma pena que não se pode tirar fotos do interior da casa.

Sede da fazenda Florença, de 1852, em Conservatória Foto Roberto Pereira

Ford Bigode Fazenda Florença em Conservatória Foto Roberto Pereira

O Hotel Fazenda Florença é muito bom. Além da oportunidade de revisitar nossa História, conta com uma adorável capela, acomodações confortáveis, área de lazer excelente, “staff” competente, ótimo restaurante com deliciosa e variada comida caseira. Gostamos bastante deste hotel.

Capela do Hotel Fazenda Florença Foto Roberto Pereira

Restaurante do Hotel Fazenda Florença Foto Roberto Pereira

Delícias do fogão à lenha do Hotel Fazenda Florença Foto Roberto Pereira

Se você gosta de música e diversão com tranquilidade, Conservatória é o lugar perfeito para um fim de semana a dois. Vá conferir, garanto que você vai amar.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.