Chicago, capital da arquitetura

Por  |  0 Comentários


Há alguns anos Chicago, à beira do lago Michigan, nos Estados Unidos, era uma cidade industrial em que se ia a trabalho ou para participar de congressos, não para fazer turismo

Hoje em dia continua uma metrópole importante como centro comercial e industrial, mas com forte apelo turístico pela beleza e atrações que oferece. Todas as cidades que ficam à beira de um lago são naturalmente bonitas, mais ainda se tiverem uma “skyline” como a de Chicago com bela e arrojada arquitetura. Os ricos museus, os grandes parques bem cuidados, os finos restaurantes e os bares intimistas onde se ouve ” Chicago blues” ou jazz são atrações imperdíveis do lugar, assim como andar pelas ruas admirando não só os imponentes prédios, mas também a criatividade do povo.

Uma rua em Chicago Foto Roberto PereiraO prédio da  famosa rede de TV NBC Chicago Foto Roberto Pereira

Ficamos no Loews Hotel Chicago por ter preço justo para o que oferece, além da magnífica vista de Chicago e do excelente restaurante. Bem localizado, possibilitava-nos conhecer a pé os melhores pontos turísticos da cidade, isto porque era verão, no inverno faz muito frio e neva demais, impossível caminhar por muito tempo.

Bar do Loews Hotel Chicago Foto Roberto Pereira

O primeiro passeio foi ao Navy Pier, um cais no lago Michigan, de onde partem diariamente os cruzeiros pelo Lago. Neste lugar de mais de 13 quilômetros quadrados há diversão para todos: parques, jardins, lojas, restaurantes, além do Museu da Criança e do Teatro Shakespeare, enfim o lugar ideal para se passar o dia, tanto assim que é a atração turística mais visitada de Chicago.

Navy Pier Chicago Foto Roberto Pereira

O melhor passeio de barco para mim é o do “cruzeiro dos arquitetos” pelo rio, The Chicago Architecture Foundation River Cruise, onde o guia vai mostrando e contando a história dos prédios mais famosos, são 75 minutos apreciando o melhor da arquitetura em Chicago, que aliás é considerada a Meca dos arquitetos, a Capital da Arquitetura. É um  passeio super interessante, mesmo que você não fale inglês vai gostar e apreciar os edifícios projetados por famosos arquitetos, como  Mies van der Rohe, Frank Lloyd Wright, Louis Sullivan, Daniel Burnham e outros.

Passeio de barco "dos arquitetos" Foto Roberto Pereira

Outro passeio imperdível na cidade é ir ao Millennium Park e brincar de fazer “selfie” na escultura The Bean, na verdade a  Cloud Gate, o nome da escultura do britânico Anish Kapoor, mas pelo seu formato é conhecida como “O feijão”.

Cloud Gate,  The Bean Chicago Foto Roberto Pereira

Selfie no The Bean Chicago Foto de Roberto Pereira

No Millennium Park, no centro de Chicago, há inúmeras atrações, inclusive o Jay Pritzker Pavilion, onde acontecem eventos,  assim como concertos e o famoso Grant Park Music Festival. Também a Crown Fountain desperta em todos a vontade de brincar com água (mas só entre a primavera e o outono), são duas torres de vidro jorrando água, nelas aparecem imagens de pessoas, anônimas ou não, que têm relação com Chicago.

Jay Pritzker Pavilion Millennium Park Chicago Foto Roberto Pereira

Crown Fountain Chicago Foto Roberto Pereira

Há dois observatórios de onde se vê a cidade de cima, um é a Willis Tower e o seu famoso Skydeck, onde você fica numa caixa de vidro a 413 metros do chão, tentamos ir, mas desistimos, a espera era de quase 3 horas! O outro observatório é o 360 CHICAGO, no edifício John Hancockneste nós subimos e apreciamos a vista de Chicago de todos os ângulos, realmente muito bonita, quanto à emocionante experiência do TILT que tem neste observatório, deve ser assustadora, porque  fica-se de pé numa plataforma fechada que inclina para fora, bem na beira do prédio, evidentemente não fomos no TILT, mas é boa diversão para quem gosta de adrenalina!

Vista de Chicago  Observatório 360 Foto Roberto PereiraTérreo do edifício John_Hancock onde está o observatório 360 Chicago Foto Hilma Pereira

O edifício do Observatório 360  fica na rua mais famosa e elegante de Chicago, a Magnificent Mile, cheia de lojas de grife, galerias de arte, restaurantes… a loja mais “fofa” é a Dylan’s Candy Bar, da Dylan Lauren, filha do famoso Ralph Lauren, este lugar é um paraíso de doces e balas, onde as crianças ficam malucas… e os adultos também!

Dylan's Candy Bar Chicago Foto Roberto PereiraLoja de balas Dylan’s Candy Bar Chicago Foto Roberto PereiraGaleria de Arte  Art Space 8 na rua  Magnificent Mile Chicago Foto Roberto Pereira

Eu amo ir a museus, Roberto também, portanto visitar o Art Institute of Chicago foi muito prazeroso… a arquitetura é linda e admirar as obras de Van Gogh, Picasso, Renoir, Monet, Cézanne valeu o meu dia. Almoçamos no próprio museu, no restaurante Terzo Piano, ambiente elegante e minimalista, com excelente cozinha italiana, comandada pelo chef Tony Mantuano, mas se quiser beber um café ou comer algo mais ligeiro escolha o Museum Café ou o Caffe Moderno.

The Art Institute  of Chicago Foto Roberto Pereira

Art Institute of Chicago Foto Roberto Pereira

Sair em Chicago à noite é muito bom, bares com música ao vivo, boates, restaurantes, (curiosidade: há mais de 20 estrelados em Chicago!), enfim diversão para todos os gostos. Uma noite fomos ao recomendado clube de jazz e restaurante Andy’s, frequentado por locais e turistas, onde a cada noite um grupo de músicos se apresenta, jantamos ouvindo jazz no maior clima de apreciadores, silêncio completo da platéia… fantástico!

Chicago à noite Foto Roberto PereiraAndy' s Chicago Foto Roberto PereiraMúsicos no Andy' s Chicago Foto Roberto Pereira

Foram cinco dias em Chicago, insuficientes para tudo o que a cidade oferece, deixei de conhecer o Adler Planetarium, Shedd Aquarium e o The Field Museum of Natural History, também não fui às praias da cidade, à beira do Lago Michigan, quem sabe volto para completar o tour?!  

Chicago é uma cidade genialmente sensacional, se você a conhece sabe o que eu quero dizer, se ainda não foi, programe uma viagem até lá e concordará comigo. Se quiser aproveitar ao máximo esta incrível cidade, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado para você.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.