Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Brighton, a “Londres ao mar”

Por  |  0 Comentários


Conheça mais sobre Brighton, a praia preferida dos ingleses, e inspire-se para montar o seu roteiro de viagem!

Brighton é o mais animado balneário da Inglaterra, dizem até que o banho de mar foi inventado nesta cidade, também conhecida como “Londres ao mar” por ficar a 100 Km de Londres e onde os londrinos costumam passar fins de semana e férias. Muitos turistas vão e voltam no mesmo dia, há trens saindo da Victoria Station em Londres, o dia inteiro, assim como de Brighton para a capital inglesa, mas, com certeza, bom é ficar mais tempo e aproveitar tudo o que Brighton oferece: cultura, música e artes, além de pubs, restaurantes e excelentes hotéis,. Não é à toa que é considerado “o lugar mais feliz para se viver no Reino Unido”.

 Brighton Foto Roberto PereiraQueen' s Park em Brighton Foto Roberto PereiraQueen' s Park em Brighton Foto Roberto Pereira

Há muitas histórias para contar sobre Brighton, a famosa e refinada cidade praiana da Inglaterra. A mais conhecida é sobre o príncipe regente, futuro rei Jorge IV (reinou de 1820-1830) que apaixonado pela cidade construiu o belíssimo Royal Pavilion, e também fez do local o lugar dos encontros secretos com Maria Fitzherbert, viúva católica seis anos mais velha, com a qual se casou secretamente depois e lá ficou vivendo, animando a sociedade de Brighton, até se casar oficialmente com Carolina de Brunswick.

Royal Pavilion  em Brighton Foto Roberto PereiraDetalhe do Royal Pavilion em Brighton Foto Roberto Pereira

O Royal Pavilion é um palácio suntuoso, uma mistura de estilo chinês e indiano, onde os dragões de fogo são presença em muitos detalhes da decoração exótica. O destaque é o salão de bailes, o salão de banquetes e a imensa cozinha, muito necessária por causa das festas grandiosas que o príncipe oferecia. Mais tarde a Rainha Vitória vendeu para a cidade. Atualmente é aberto ao público e considero imperdível conhecê-lo.

Salão do Royal Pavilion Brighton Foto Roberto PereiraSala de banquete do Royal Pavilion Brighton Foto Roberto Pereira

Se Brighton é a praia preferida dos londrinos, tenho que dizer que para nós não seria: não tem areia, são pedras junto ao mar. Apesar da linda paisagem, nós, brasileiros, queremos areia fina e branca. No entanto há confortáveis espreguiçadeiras esperando pelos banhistas que acabam nos conquistando, afinal são muito  convidativas!

Praia em Brighton Foto Roberto Pereira

O calçadão que fica junto à beira mar tem um intenso movimento e é repleto de bares e cafés. Quando a noite chega, as discotecas ao redor ficam lotadas de gente animada querendo beber e dançar. Realmente Brighton é uma festa de dia ou de noite!

O Pier de Brighton é um dos mais antigos do mundo. Está em todos os cartões postais da cidade e tem uma linda vista da orla. É uma ótima opção de lazer, já que nele encontramos de tudo, gente jogando tarô, fliperama e máquinas caça niqueis. Próximo ao pier fica o Sea Life Centre, o aquário da cidade, assim como a roda gigante e o carrossel.

Pier de Brighton Foto Roberto PereiraDiversão no Pier de Brighton Foto Roberto Pereira

Não deixe de conhecer The Lanes, o bairro histórico da cidade, que tem uma incrível atmosfera. É um verdadeiro labirinto de vielas com lojas de jóias, antiguidades, boutiques de designers ingleses e, logicamente, cafés, bares e restaurantes, onde muitos vezes encontramos músicos tocando jazz.

The Lanes em  Brighton Foto Roberto PereiraVictory Inn um dos excelentes pubs de Brighton Foto Roberto PereiraCafé em The Lanes em Brighton Foto Roberto Pereira

Ficamos hospedados no The Grand Brightonicônico hotel vitoriano que faz parte da história britânica, em frente ao mar e perto de todas as atrações da cidade.  A deslumbrante escada em espiral, a decoração requintada, os quartos com vista para o mar, o ótimo spa e o excelente restaurante de frutos do mar fazem do The Grand o mais famoso hotel da cidade.

Deslumbrante escada do The Grand Brighton Foto Roberto PereiraDetalhe da Varanda do The Grand Brighton Foto Roberto PereiraEsperando o chá das cinco no The Grand Brighton Foto Roberto Pereira

Num dos dias em que estávamos hospedados no hotel, houve uma bonita recepção de casamento, quando os noivos foram fazer o ensaio fotográfico na praia em frente, Roberto, como sempre, não perdeu a oportunidade e clicou o lindo casal para a série que ele faz: “Gente pelo Mundo”.

Noivos felizes em  Brighton Foto Roberto Pereira

Brighton é uma cidade muito charmosa e bonita, ao mesmo tempo tão alegre, tão vibrante, tão frenética, que realmente mereceu ter sido eleita “o lugar mais feliz para se viver no Reino Unido”, e eu completaria: para se passar as férias ou lua de mel!

Quer conhecer esta e outras cidades do Reino Unido? Conte com as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores  para fazer um perfeito roteiro de sonho para a sua viagem.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.