Als√°cia, suas belas e pequenas cidades

Por  |  4 Coment√°rios


A Als√°cia √© uma regi√£o sui generis, faz fronteira com¬†a Alemanha e a Su√≠√ßa,¬†e para¬†quem leu minha¬†coluna sobre Estrasburgo¬†isto n√£o √© novidade, como disse, faz parte da Fran√ßa e j√° foi da Alemanha, portanto a Hist√≥ria fez com que a cultura ficasse mesclada, resultando numa¬†identifica√ß√£o √≠mpar, da√≠ os alsacianos terem orgulho de dizer: “N√£o somos franceses, nem alem√£es, somos alsacianos!”

Poder√≠amos ter ficado somente em Estrasburgo e de l√° sair para conhecer as outras cidades da Als√°cia, mas preferimos dividir a viagem em duas parte: tr√™s dias para conhecer Estrasburgo, vinhedos ao redor e o castelo de Haut-Koenigsbourge e quatro dias em Rouffach,¬†mais ao sul, ¬†para conhecer as outras cidades. Descemos de carro pela Rota dos Vinhos Alsacianos, os Riesling e os Gew√ľrztraminer, e achei excelente a¬†nossa estrat√©gia!

Escolhemos o Ch√Ęteau d’Isenbourg¬†¬†como nosso pouso, um charmoso hotel e spa na cidadezinha de Rouffach. Foi perfeito porque est√°vamos perto de v√°rias encantadoras cidades da regi√£o. Sa√≠amos para passear e na volta aproveit√°vamos para relaxar neste tranquilo local.

Ch√Ęteau d'Isenbourg Foto Roberto PereiraNa foto da esquerda a varanda do Chateau d Isenbourg com a vila de Rouffach ao fundo, na foto da direita o spa com vista para o vinhedo do hotel Foto Roberto Pereira

Colmar foi a primeira a ser visitada, a 17 km do nosso hotel, esta “Petite Venise“, como √© chamada, √© a cidade mais bem preservada da Als√°cia. Suas¬†ruas de paralelep√≠pedos, com pr√©dios medievais, renascentistas, casas de enxaimel, contam Hist√≥ria de 1000 anos da cidade. O¬†antigo centro de Colmar, muito bem preservado, tem uma atmosfera rom√Ęntica com sacadas cheias de flores, nele se encontra a famosa “rue des T√™tes” com a antiga Bolsa de Vinhos. H√° passeio de barco pelos canais¬†ou¬†de trenzinho, levando os turistas¬†pelas ruas hist√≥ricas.

Para quem gosta de Arte o¬†Museu Unterlinden √© imperd√≠vel, com¬†obras e objetos da¬†Idade M√©dia, Renascimento, s√©culos¬†XVI a XX. ¬†N√£o deixe de visitar a¬†Capela do Museu onde est√° o Ret√°bulo de Isenheim, de Matthias Gr√ľnewald.

Centro antigo de Colmar Foto Roberto Pereira

¬†Eguisheim, a 12 Km de Rouffach,¬†faz parte¬†das¬† Les Plus Belle Villages de France, cercada pelas muralhas do s√©culo XIII e com fortifica√ß√Ķes austeras que tornam esta cidade muito elegante, e, como em todas as cidades da Als√°cia, os turistas se encantam com a beleza das casas enxaimel, com os¬†telhados pontiagudos e as cores brilhantes dos s√©culos XVI e XVII. O Castelo Feudal dos Condes de Eguisheim, no centro da cidade, foi onde nasceu Bruno Eguisheim, que mais tarde se tornou o Papa Le√£o IX. H√° quem diga que¬†Eguisheim¬†parece a cidadezinha do conto de fadas Jo√£o e Maria, tal o¬†¬†encanto do lugar.

Eguisheim Foto Roberto Pereira

Kaysersberg, a ¬†10 km de Colmar e a 25 Km de Rouffach, √©¬†muito pitoresca, mais¬†parece cen√°rio de filme, fica num vale rodeado de vinhas e colinas arborizadas.¬†Suas ruas floridas e¬†lojinhas¬†charmosas atraem muitos turistas. A igreja de Invention de la Sainte-Croix, cuja constru√ß√£o se iniciou em 1327, fica no centro hist√≥rico da cidade e¬†merece ser visitada, a bela¬†pintura de Cristo, de Jean Bongart, √© impactante e,¬†se voc√™ tiver sorte, ainda poder√° assistir a um concerto¬†de m√ļsica cl√°ssica no seu interior.

Uma fachada com as muralhas ao fundo, na fotoda direita e a Igreja da Invention de la Sainte-Croix na foto da esquerda Kaysersberg Foto Roberto Pereira

Fachada em Kaysersberg Foto Roberto Pereira

Ribeauvill√© talvez seja uma das mais visitadas¬†na Als√°cia, como todas as outras cidades da Rota do Vinho, √© encantadora com suas ruazinhas tortuosas onde n√£o faltam¬†restaurantes, lojinhas e vendas dos grands crus¬†da regi√£o, especialmente o Riesling. A cidade √© conhecida como a capital do kougelhopf, tradicional¬†p√Ętisserie, feita de am√™ndoas que se come no caf√© da manh√£ ou na sobremesa, n√£o deixe de provar esta del√≠cia.

O Museu do Vinho e da Viticultura é interessante para quem se interessa pelo assunto, durante a visita um enólogo explica todo o processo da fabricação do vinho, desde a colheita até a vinificação.

Pelas ruas de Ribeauville Foto Roberto Pereira

Winstub em Ribeauville Foto Roberto Pereira

Ribeauvill√© √© uma¬†¬†cidade medieval¬†com suas hist√≥rias e lendas,¬†protegida por muralhas e com o “dolder”, uma torre¬†de¬†1291,¬†para vigiar suas muralhas… √©¬†mais uma das m√°gicas “villages” da Als√°cia.

O dolder de Ribeauville na foto da esquerda e a placa de um restaurante na foto da direita Foto Roberto Pereira

Riquewihr fica ao lado de Ribeauvillé, a 5 Km, são quase que continuação uma da outra, tanto assim que os guias turísticos fazem o tour sempre com as duas cidades. Riquewihr recebeu também o título de um dos mais belos vilarejos da França, Les Plus Belle Villages de France, muito justamente, porque é uma linda cidade, chamada de museu ao ar livre, um perfeito cartão postal. Os vinhedos vão até às muralhas medievais e através de uma passagem nas muralhas se chega até eles.

Dolder de Riquewihr na foto da direita e ao fundo na foto da esquerda Foto Roberto Pereira

 

Riquewihr Foto Roberto Pereira

Um restaurante em Riquewihr Foto Roberto Pereira

Aproveitamos a proximidade e fomos à cidade de Mulhouse, a 28 Km de Rouffach, uma cidade industrial sem muitos atrativos, mas com o excelente Museu do Automóvel. São mais de 100 Bugattis, há também vários Mercedes, o Rolls Royce que pertenceu a Charles Chaplin, enfim, para quem gosta de carros, há modelos de 1878 até os luxuosos automóveis dos dias atuais. Gostamos bastante, valeu a visita, além do belo prédio e da rica coleção, tem restaurante e loja com produtos esportivos com bom preço.

Entrada do Museu do Automóvel e um carro antigo da coleção em Mulhouse Foto Roberto Pereira

Descobrir a  Alsácia nos deixou encantados! Visitar as cidades medievais, passear pelos vinhedos e degustar os vinhos da região, conhecer a cultura e a tradição de seu povo nos levaram a uma França bem diferente da que estávamos habituados. Foi mais uma viagem inesquecível!

Se voc√™¬†est√° pensando em uma viagem rom√Ęntica¬†v√° para a Als√°cia, se precisar de¬†assessoria¬†para¬†programar seu roteiro conte com¬†as¬†ag√™ncias de viagem e hot√©is¬†que a¬†Inesquec√≠vel Casamento¬†recomenda no¬†Guia de Fornecedores.



avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.