Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

A maravilhosa Eslovenia

Por  |  0 Comentários


Saiba mais sobre esse paraíso europeu e todas as paisagens exuberantes que a Eslovenia abriga!

Eslovenia entrou no nosso roteiro quando fomos à Croácia porque todos nos diziam que apesar de pequeno, era um país muito bonito, apreciado pela diversidade geográfica, conhecido por suas montanhas, estações de esqui, cascatas, belos lagos e praias no Mediterrâneo, portanto merecia ser visitado.

Uma cascata na Eslovênia Foto Roberto Pereira

Saímos de Zagreb, na Croácia, de carro, após 1 h 50 chegamos à Ljubljana, capital da Eslovenia, para quem não gosta de dirigir há a opção de trem ou de ônibus, que leva de 2 h 30 a 2 h 45, respectivamente. A viagem é tranquila com paisagens incríveis e pequenas aldeias pelo caminho.

Ljubljana é uma cidade encantadora com construções em estilo barroco, tem muitos parques, o mais conhecido é o Tivoli Park, museus, o mais novo é o Museu das Ilusões, onde nada parece ser o que é.  A cidade é bem animada, cheia de universitários da University of Ljubljana, que se espalham, após as aulas, pelos cafés ao ar livre e bares .

Uma rua no centro antigo de Ljubljana Foto Roberto PereiraUm café à beira do rio Ljubljanica em Ljubljana Foto Roberto Pereira

O rio Ljubljanica  divide a cidade velha da parte mais nova onde está o centro comercial, tornando o lugar mais charmoso ainda. Não faltam boas lojas para quem gosta de novidades e excelentes restaurantes que oferecem o melhor da culinária eslovena, que usa muito queijo Bohinj, cogumelos, aves e cordeiro, sem esquecer a deliciosa mineštra, uma sopa cremosa de feijão cozido e amassado, grãos de feijão  e polenta.

O rio Ljubljanica e suas famosas pontes em Ljubljana Foto Roberto PereiraCentro Histórico de Passeio de Ljubljana Foto Roberto Pereira

O castelo da cidade, na verdade uma fortaleza medieval, tem uma posição privilegiada com vista deslumbrante, chega-se nele por um funicular. Lá em cima há visitas guiadas, atividades para crianças, restaurante e loja com peças artesanais muito lindas.

O castelo medieval de Ljubljana Foto Roberto Pereira

Uma das maneiras de se conhecer a cidade de Ljubljana é fazer um dos passeios de barco ao longo do rio Ljubljanica. A tarifa é baixa e se tem oportunidade de apreciar a arquitetura desta cidade encantadora.

Passeio de barco pelo rio Ljubljanica em Ljubljana Foto Roberto Pereira

Há hotéis para todos, de luxuosos 5 estrelas a pousadas agradáveis ou B&B. Ficamos no elegante e moderno G Design Hotel, um 4 estrelas com bom custo X benefício, num local agradável a 5 km do centro de Ljubljana.

Ljubljana e as  cidades do interior da Eslovênia tiveram muita influência das  italianas e austríacas na sua arquitetura e são lindas, segundo os turistas que as conheceram. Quisera ter tido tempo para visitar a cidade costeira de Piran, o  vale do Trenta, a montanha de Pokljuka ou as cavernas de Postojna com estalactites e estalagmites, que é a mais profunda do mundo em acesso liberado para o público.

Pelo interior da Eslovênia Foto Roberto Pereira

Como nosso tempo era pouco escolhemos conhecer a famosa região alpina de Bled, a 56 Km de Ljubljana. O lago com uma pequena ilha no meio e o castelo de Bled, que fica a 130 metros acima do lago glacial Bled, tido como símbolo de Bled e da Eslovênia, fazem deste lugar, um dos mais lindos da Europa.

O lago Bled, o castelo e o parque, foto Roberto Pereira

O lago Bled de água cor de esmeralda é um dos mais lindos que conheço, tem uma ilhazinha no meio e um maravilhoso parque ao redor que fazem deste lugar um dos mais românticos do mundo. O cenário é fascinante, passeando pelos caminhos ao lado do lago, descobrimos paisagens incríveis. Há barcos que partem de diversos pontos da margem e levam até a ilhazinha, é um passeio que vale a pena.

Lago Bled Eslovênia Foto Roberto Pereira

O Blejski grad, o castelo de Bled, é o mais antigo da Eslovênia (1011)  e a maior atração do lugar. Fica no alto da colina, num penhasco à beira do lago, fazendo parte da paisagem belíssima.Tem uma vista deslumbrante lá de cima, que, sem exagero, me deixou extasiada!

Os prédios do castelo foram construídos em torno de pátios em dois níveis. No pátio superior tem a capela, do século XVI, com bonitos afrescos, no altar tem  pinturas do imperador alemão Henry II e de sua esposa.

Afrescos na capela do castelo de Bled Foto Roberto PereiraAltar na capela do castelo de Bled Foto Roberto Pereira

O museu do castelo em estilo barroco tem vários ambientes reconstruídos para mostrar como era a vida das pessoas que já habitaram esta belíssima fortificação. Há também uma interessante demonstração da impressão em uma máquina idêntica a de Gutenberg.

Bonecos representando os antigos habitantes do castelo Foto Roberto Pereira

No castelo há uma adega com degustação de vinho de excelente qualidade, ao mesmo tempo pode-se ver uma demonstração de engarrafamento de vinho de barricas de carvalho. Gostei muito da frase que li numa das paredes: “O vinho é uma lágrima da terra, um presente do céu e do sol, o suco da vida.” Não deixe de conhecer  o “wine cellar” se for ao castelo.

Entrada na adega do castelo foto Roberto PereiraNa adega do castelo de Bled Foto Roberto PereiraNa adega do castelo de Bled Foto Roberto Pereira

Se eu soubesse que na Eslovênia havia tantas cidades lindas e tantas paisagens maravilhosas teria disponibilizado uma semana no nosso roteiro para conhecer este maravilhosos e romântico país. Para não acontecer o mesmo com vocês sugiro que consultem as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores, em especial a .

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.