A magia de Santiago de Compostela

Por  |  0 Comentários


Mais do que uma terra de peregrinação, a charmosa cidade de Santiago de Compostela é perfeita para quem procura passeios culturais, históricos e com uma dose extra de romance!

Santiago de Compostela é uma belíssima cidade medieval do norte da Espanha, cujo conjunto de prédios históricos de granito é o mais impressionante da  Europa pela sua unidade arquitetônica. Como todas as cidades deste período, tem praças imponentes e ruas estreitas. Seu centro histórico deve ser  percorrido a pé, não só porque é pequeno, mas, principalmente, porque é maravilhoso caminhar por ele, admirando a beleza do lugar.

Rua Nova em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraVista da Catedral de Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Santiago de Compostela, na Idade Média, foi a terceira cidade mais importante para os peregrinos cristãos, depois de Jerusalém e Roma. Nela encontra-se a cripta com os restos mortais de São Tiago, um dos mais próximos apóstolos de Jesus Cristo. Ainda hoje milhares de peregrinos de todas as idades caminham até lá,”o ponto culminante da rota de peregrinação do Caminho de Santiago” e nunca pergunte a eles o porquê de terem feito esta árdua caminhada… penso que a resposta está no que disse Mahatma Gandhi “não existe um caminho para a felicidade, a felicidade É o caminho.”

Peregrinos em Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Chegamos à Santiago de Compostela de carro, vindos de Portugal, mas pode-se ir de trem regional ou trem de longo percurso, saindo de várias cidades da Espanha, como Madrid, Barcelona, Bilbao e outras, ou no luxuoso trem Transcantábrico, que sai de San Sebastian, norte da Espanha e durante 8 dias percorre várias cidades, parando em cada uma delas para os passageiros fazerem memoráveis passeios, deve ser uma viagem de sonho… mas é bastante dispendiosa! Se preferir poderá ir de avião, o aeroporto está apenas a 10 km do centro  da cidade.

Vista noturna de Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

A Plaza do Obradoiro é um dos principais pontos turísticos de Santiago de Compostela, para onde convergem todos os turistas e peregrinos, ali se encontram, além da Catedral, também a Sede do Governo Galego e o excelente Parador dos Reis Católicos .

Plaza do Obradoiro Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

A construção atual da Catedral de Santiago foi iniciada em 1075 , mas foi modificada inúmeras vezes através dos tempos, alterando totalmente a planta original que era em forma de cruz latina. Para se ter uma visão global da catedral o melhor  é olhar a grande maqueta (maquette) que fica exposta no Museu das Peregrinações, na Plaza das Praterias.

Plaza das Praterias Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Claustro da Catedral de Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

A magnífica Catedral de São Tiago impressiona a todos, mesmo aos não religiosos, pela beleza e grandiosidade, para os católicos a emoção que toma conta de nós é impossível descrever… Entrei na fila, na Plaza da Quintana, oposta à Plaza do Obradoiro, e quando abracei o manto de prata da estátua de São Tiago, por trás do altar, foi como se eu estivesse levitando em outra dimensão, fiquei impressionada com o sentimento que tomou conta de mim!

Fila  na Plaza da Quintana para abraçar o manto de São Tiago em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraAltar principal da Catedral de Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraInterior da Catedral de Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Depois de visitar a catedral fomos passear por  Santiago, conhecer os restaurantes, lojas e butiques que se espalham pela cidade, caminhar pelos parques onde os turistas se divertem tanto quanto os moradores. Fiquei surpresa por ver que Santiago de Compostela é um lugar animado, cheio de vida, como em outras cidades da Espanha.

Parque de Vista Alegre em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraDetalhes em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraVitrine de uma joalheria em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraGrupo de música folclore nas ruas de Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Há excelentes hotéis e restaurantes na cidade, como, por exemplo, o já citado Parador dos Reis Católicos, bem no centro de Santiago. Tentei fazer reserva na época, mas estava lotado, resolvemos, então, ficar num hotel que gostei muito, no bairro de San Lazaro, num terreno enorme, linda capelinha e magnífica vista de Santiago de Compostela, o Gran Hotel Los Abetos, com quadra de tênis, piscina, spa, academia, além de transfer gratuito para o centro histórico, de segunda a sexta, de manhã à noite.

Capela do Gran Hotel Los Abetos em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraLobby do Gran Hotel Los Abetos em Santiago de Compostela Foto Roberto PereiraJantando no Gran Hotel Los Abetos às 22h30 Santiago de Compostela Foto Roberto Pereira

Há cidades que têm uma atmosfera especial, que transcende tudo o que se imagina a respeito, Santiago de Compostela é uma delas, muito mais do que terra de peregrinação, do que bela cidade medieval, do que romântica e charmosa, para mim foi o lugar em que vivi emoções inesquecíveis… quero voltar a sentir a sensação de plena felicidade que me invadiu enquanto estava em Santiago de Compostela!

Se quiser vivenciar momentos especiais ao conhecer esta apaixonante cidade e precisar de mais informações, poderá consultar as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.