Forbidden

You don't have permission to access /ines/css on this server.

Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.


Apache/2 Server at opmln.com Port 80
Sinto meus dentes sensíveis, mas meu casamento está chegando!

Sinto meus dentes sensíveis, mas meu casamento está chegando! O que fazer?

Por  |  0 Comentários


Ao organizarmos os preparativos para o grande dia, as horas passam mais rápido do que esperamos. E com tantos detalhes a serem definidos, e com a euforia pela realização e concretização de um sonho, é comum que noivas e noivos fiquem com “os nervos a flor da pele”. Nosso corpo pode então nos dar alguns sinais em resposta à esse período de tensão emocional.  E um destes sinais pode ser a sensibilidade dentinária.

A sensibilidade pode ser um conjunto de diversos hábitos e fatores que levam a uma erosão no esmalte ou a retração na gengiva expondo a parte interna da estrutura dentária – a dentina.  A dentina é uma camada composta de diversos canais cheios de líquidos e terminações nervosas. Qualquer estímulo que mude sua  pressão, como o alimento doce ou muito gelados por exemplo, contribuem para uma movimentação desses fluidos, levando à dor, ou seja, a sensibilidade. 

São muitos os fatores que podem causar a sensibilidade, e entre eles estão os principais:

1- BRUXISMO OU APERTAMENTO DENTAL – O ato de apertar ou ranger os dentes tem causa multifatorial, e grande relação com períodos de estresse. Ao apertarmos os dentes, causamos uma carga excessiva sobre os tecidos, o que pode gerar uma retração da gengiva. Esse processo pode causa a exposição da dentina, causando assim a sensibilidade. 

2 – ABFRAÇÃO OU MICROTRINCAS DO DENTE PERTO DA GENGIVA – O bruxismo pode forçar o dente a ponto de começar a trincar minimamente bem perto da gengiva. Isso  causa uma lesão chamada abfração, o esmalte do dente sofre pequenas lascas, causando degraus e deixando a dentina exposta. Essa dentina,  é o que deixa os dentes sensíveis a estímulos ácidos ou gelados.

3 – DENTES MAL POSICIONADOS OU MÁ OCLUSÃO – A posição dos dentes e suas devidas funções, fazem parte de um sistema chamado oclusão. Para que o encontro de sua arcada superior com a inferiores seja correta, os dentes precisam estar em suas devidas posições, e assim exercer seus papéis na mastigação. Quando os dentes estão fora de posição, podem receber uma carga maior do que podem aguentar , levando a trinca, que tá de dentes , erosão e exposição gengival.

4 – GENGIVAS GENETICAMENTE MUITO FINAS – Perfis gengivais finos podem apesentar menos proteção ao dente, e são altamente vulneráveis à traumas e retrações, o que pode ser um fator causal da sua sensibilidade

5 – ESCOVAÇÃO MUITO FORTE / ESCOVAÇÃO TRAUMÁTICA  – Se sua escova de dente fica rebelde em menos de  3 meses tem a chance de ser um escovador forte. A verdade é que não é a força que determina uma boa escovação, e sim a limpeza completa de todas as regiões do dente com movimentos circulares e de varredura na direção da gengiva para o dente. A escovação traumática pode acabar lesionando sua gengiva e assim gerando uma retração gengival e posterior sensibilidade

6 – USO DE PASTAS BRANQUEADORES OU ABRASIVAS – Na busca por um sorriso mais branco, muitos pacientes escolhem pastas de dente de tragam a sensação de dentes claros. Mas a verdade é que ao manipular sobre o esmalte do dente, pastas clareadoras, estamos realizando uma esfoliação no esmalte. Essa agressão, pode causar lascas irreversíveis ao esmalte do dente, gerando assim trincas, regiões manchadas e também a tão temida sensibilidade. Ao buscar por um tratamento clareador, sempre consulte seu cirurgião dentista.

É comum que os pacientes só busquem por cuidado profissional quando as dores já não são mais suportáveis. O que demanda de mais de uma forma de tratamento para sanar a dor em questão . Em alguns casos é indicada a ortodontia para a posição correta dos dentes, ou a reabilitação oral estética funcional, trazendo a altura correta e proteção dos dentes com porcelanas extra finas. Tratamentos com fluorterapia, laserterepia, restauração ou recobrimento da raiz exposta também podem ser indicados. Mas todo e qualquer tratamento necessita de uma avaliação prévia .

Para que tudo saia perfeito, da degustação dos doces sem medo, ao brinde do champanhe geladinho. Cuide de sua sensibilidade assim que ela for percebida. A prevenção é sempre a melhor escolha. 

Sorria com segurança e conte conosco para cuidar da joia mais importante do grande dia. O seu sorriso.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

O colunista Dr. Veit é Mestre em Ortodontia e Doutor em Implantodontia. Hoje, com 19 anos de expertise e o mais alto nível em tecnologia odontológica e de diagnóstico por imagem, lidera o centro de Referência em Reabilitação Oral nacional e internacional. Com diversos casos de reabilitação oral assinadas pelo Dr Veit para os noivos do Brasil e mundo.Fundador e diretor-geral das clínicas Dr. Veit Odontologia e Saúde Tijuca e Leblon, é, ainda, o idealizador da primeira escova biodegradável do Brasil e comanda os projetos “Salve o Planeta Azul” e “Natal Azul”, representando sua responsabilidade ambiental e social. Dr. Veit dividirá conosco todas os detalhes sobre as experiências, curiosidades e tratamentos dos mais complexos casos na odontologia par conquistar o Sorriso Inesquecível.