Fashion Revolution: a importância de pensar a moda

Por  |  0 Comentários


Na semana passada rolou a Fashion Revolution, uma semana na qual a indústria da moda discute e celebra formas de se criar um ambiente mais sustentável, ecologicamente correto e de condições ideais de trabalho para todas as cadeias produtivas deste setor, que é um dos mais poluidores do mundo.

Pois bem: uma das ações que o universo da moda vem colocando em prática e que é um dos que mais gosto é o Upcycling. Não sabe o que é? Eu te explico rapidamente: Pensa naquela roupa que você tem guardada e não usa, mas que ainda está em ótimo estado. Pensou? Então, e se, ao invés de jogar fora, você reutilizar dando uma nova vida a ela? Isso é o upcycling.

Na a gente leva isso a sério e a nossa proposta para as noivas inclui fazer upcycling até com o seu vestido de noiva. E isso pode ser feito em duas pontas: primeiro, para produzir o modelo que você vai subir ao altar para dizer o sim. Você pode reaproveitar um vestido de noiva da família, de um brechó ou de uma amiga para criar o seu. No Upcycling, a ideia é usar o tecido que já existe, que já se transformou em uma roupa inicialmente, para ressiginifica-lo e aplicá-lo na produção de uma outra roupa.

E tem mais: depois do seu casamento, ao invés de você guardar o seu vestido dentro de uma caixa dentro do guarda-roupa e nunca mais vê-lo, você pode transformar em uma peça que você pode usar na sua rotina. Pois é, o upcycling que proponho também passa por essa possibilidade.

Ah, e querem uma história boa? Vou contar: uma amiga da minha família tinha uma loja de aluguel de vestidos de noiva e, em determinado momento da vida, ela fechou o estabelecimento. E ela me ofereceu parte do seu acervo de vestidos incríveis dos anos 80 e 90 que se transformaram em uma coleção incrível da batizada Relicário. Reaproveitei tecidos, botões, rendas, tules, pedrarias e transformei em peças atuais e prontas para serem usadas nos dias de hoje.

Isso não é só uma tendência cada vez mais presente, aceita e desejada, é um jeito de transformar a moda em um ambiente mais sustentável.

E você, quer transformar seu vestido de noiva ou um vestido de festa que tem guardado? Escreve pra gente!

Créditos:

Foto: Wagner Oliva
Make: Roberta Jullien
Local: Courtyard by Marriott – Barra da Tijuca

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Depois se formar em design de moda no Instituto Marangoni Milão, Marcela Abdalla voltou para o Brasil e abriu o Meeck Atelier, que acabou de completar dois anos, com o objetivo de criar peças únicas, para pessoas únicas que veem o mundo de uma forma que não cabe dentro dos padrões impostos. Com suas criações de vestidos de noiva, madrinhas e daminhas super especiais e exclusivas , ela levanta a bandeira da inclusão, da diversidade, do upccycling e da sustentabilidade do universo do casamento.