Dez motivos para conhecer a mais sofisticada ilha do Caribe

Por  |  0 Comentários


A glamurosa ilha de St-Barthélemy no Caribe, mais conhecida como St Barts, exala uma mistura sedutora de sofisticação europeia, beleza natural, charme e descontração. O que vemos ao chegar à ilha, seja de avião ou por mar, são verdes colinas torneadas por lindíssimas praias de areia branca e mar azul turquesa, além de águas cristalinas e recifes de coral. É realmente deslumbrante. Não espere encontrar grandes resorts por aqui, menos ainda all inclusive. A tônica da ilha é dada por charmosos hotéis butique como o Le Guanahani, o preferido dos brasileiros há quase 30 anos, totalmente renovado recentemente. Ou villas em um clima tropical de um cenário arrebatador. Não é a toa que esta ilha ensolarada é uma estrela que brilha entre globetrotters do mundo inteiro, todos em busca de um misto de privacidade e momentos de puro glamour. Uma semana é um período mínimo ideal para aproveitar tudo o que St. Barts tem a oferecer, já que não faltam ingredientes para uma inesquecível viagem a dois.

Caribe-Peninsula

A seguir listo dez motivos para você colocar esta ilha na sua rota de próximos destinos imediatamente.

  1. Embora arrendada para a Suécia em 1785 e durante 93 anos, St Barts é predominantemente francesa. Ainda encontramos alguns legados suecos, incluindo a capital Gustavia, com seus tradicionais telhados vermelhos, um porto de iates e cruzeiros exclusivos, butiques chiques e originais, joalherias, galerias de arte, bares e restaurantes gastronômicos. Para as mais belas vistas, visite o Forte Gustav ou suba a colina e deslumbre-se com o visual da pequena Shell Beach.
  2. A baía de águas claras e rasas da Grand Cul de Sac são ideais para esportes aquáticos. Kite-surfistas se reúnem aqui e a escola de kitesurf nas proximidades oferece aulas para os iniciantes. Windsurf e caiaque também são populares na lagoa, ou a natação na baía vizinha Marigot. Para quem quer relaxar no melhor estilo da ilha, hospede-se no Le Guanahani. O hotel oferece duas praias, um simpático bar e o restaurante pé na areia Indigo, além de espreguiçadeiras e redes para tirar um cochilo à sombra dos coqueiros. Suítes e villas espaçosas, coloridas e refinadas são um must, assim como as vistas indescritíveis e o serviço impecável. O Spa by Clarins e o restaurante gastronômico Bartolomeo são outros destaques.
  3. As bonitas vilas de St. Jean e Lorient também são pontos turísticos populares e imperdíveis. A primeira fica no coração da ilha, abriga o charmoso aeroporto local e tem fabulosos restaurantes, butiques e luxuosas casas nas encostas. Não muito longe, na costa norte, Lorient foi o local do primeiro assentamento francês da ilha. Dentre as atrações estão uma igreja católica do século 19, algumas lojas, dois cemitérios super floridos e uma praia de surfe fantástica.
  4. Ao longo da costa sul da ilha, a isolada praia de Saline é um dos mais belos trechos da costa. Do estacionamento os visitantes sobem uma colina para chegar a esta enseada protegida. Depois de atravessar as dunas de areia, a água se alterna entre tons de turquesa e azul cobalto. A vasta extensão de areia branca é ótima para tomar sol. A dica é levar sua própria barraca de praia, se quiser um pouco de sombra. Aproveite para almoçar em um dos dois restaurantes que ficam próximos ao estacionamento. Ainda na costa sul da ilha, a belíssima praia de Gouverneur é uma das favoritas dos locais, mas ainda parece intocada e guarda sua privacidade.
  5. A Praia de Flamands é a mais extensa da ilha e também uma das mais bonitas. Pescadores muitas vezes lançam as suas redes aqui e é uma ótima opção para nadadores e surfistas. Flamands é também uma das poucas praias de St Barts com sombra, e oferece algumas opções interessantes para almoço.
  6. A intocada Praia de Colombier, na ponta da ilha, é acessível por barco ou uma caminhada de 20 minutos por um caminho trilhado pelas cabras da região. É também conhecida como a “Praia do Rockefeller” pois por muitos anos David Rockefeller possuía a propriedade circundante. Este é o melhor point para um piquenique.
  7. Muitos dos melhores locais de mergulho da ilha encontram-se dentro dos limites da reserva natural de Saint-Barthélemy, uma reserva marinha dividida em cinco zonas distintas demarcadas por boias brancas para preservar os ecossistemas marinhos. Mergulhadores podem ver tartarugas, arraias e tubarões de recife, bem como muitas variedades coloridas de coral. Kayali é um point de mergulho espetacular de um naufrágio de 30 metros de profundidade,  onde lagostas e grandes cardumes de peixes tropicais podem ser vistos.
  8. Os restaurantes de Gustavia são um capítulo à parte. “Bonito” é um dos mais badalados da ilha, fica no centro da vila e tem excelente comida e vistas espetaculares do porto, pois fica no alto da colina. Minha sugestão é chegar cedo para pegar o pôr do sol. Outras duas dicas são o “L’Isola Ristorante”, um italiano muito bom, e o “Il Isoletta”, que serve a melhor pizza de St. Barths e um ambiente bem charmoso.
  9. Alguns bares e baladas ajudam a manter a fama de badalação de St. Barts. Para quem quer um almoço mais animado, o “Nikki Beach”, em St. Jean, é o lugar ideal. O clima é uma delícia, com música alta em clima de festa, perfeito para emendar até o começo da noite! O “Le Ti”, em Point Milou, é um restaurante descontraído que vira balada e sempre tem atrações como dançarinas e shows. A decoração é linda, no melhor estilo cabaré.
  10. St Barts oferece um calendário lotado de festivais e eventos. Em janeiro o Festival de Música apresenta artistas de nível internacional. O carnaval é celebrado com desfiles pelas ruas de Gustavia. Desde 1996, todo mês de abril o St Barts Film Festival mantém a ilha no mapa como um local de encontro para cineastas regionais discutirem seus trabalhos. E no início de novembro acontece o Taste of St Bart, festival gastronômico que cresce em importância a cada edição. Ao longo do ano há ainda eventos de balé, jazz, vela, windsurf e festas populares.

Caribe-IslandOuting

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Atuo no mercado de turismo de alto padrão há mais de 25 anos e no comando da agência Xmart, compartilho sugestões de roteiros românticos por hoteis e destinos mais exclusivos do mundo para uma inesquecível viagem a dois.