De olho na alimentação! Saiba o que são carboidratos complexos

Por  |  0 Comentários


Na última coluna falamos sobre mudanças nos hábitos alimentares. Hoje explicamos os benefícios dos carboidratos complexos!

Na última edição da coluna Estética da Noiva, o endocrinologista e nutrólogo Carlos Henrique Morais – sócio da – falou sobre as mudanças nos hábitos alimentares e o impacto disso no peso médio da população. Nesta quinta-feira ele retoma o assunto a partir de conselhos simples e práticos que podem trazer benefícios significativos para a sua saúde. Vamos lá?

UMA DOCE ILUSÃO – Parte 2

Agora que entendemos que o principal motivo do mundo estar ficando mais pesado é a mudança de padrão de alimentação, vamos tentar trazer o tema para a nossa realidade e compreender como a mudança de pequenos hábitos pode trazer grandes benefícios para nossa saúde.

Quando se fala em restrição de carboidratos na dieta, nos vem espontaneamente na cabeça a imagem daquele peito de frango pálido com três raminhos de brócolis ao redor. Não, não é bem isso que precisamos propor para tornar nossa alimentação saborosa e possível de ser feita por um longo período.

Existem carboidratos que são mais rapidamente absorvidos pelo organismo e outros que demoram mais tempo. Estes últimos, chamados de carboidratos complexos, estão presentes em alimentos como batata doce, batata baroa, inhame e banana verde.

Carboidratos complexos - Foto Divulgação

Trazer essas fontes de carboidratos complexos para nossa alimentação não só promove uma saciedade maior, como também ajuda a equilibrar nossa flora intestinal. Hoje sabemos que nosso intestino abriga mais bactérias do que o total de células em nosso corpo.

Esses microorganismos não estão lá à toa. Eles convivem em harmonia conosco, aproveitando os nutrientes de nossa alimentação e também sintetizando algumas vitaminas das quais nós também nos beneficiamos. Existe um equilíbrio natural entre as bactérias benéficas e as que podem nos causar doenças e, atualmente, essas interações são estudadas a fundo no campo da obesidade e síndrome metabólica.

Uma noiva em preparação para o grande dia já carrega ansiedade demais e, sem saber, pode contribuir para uma piora desse quadro com escolhas erradas na alimentação. Como tudo em nosso corpo está ligado, isso pode promover o crescimento desordenado de espécies de bactérias que acabam por causar mais angústia.

Carboidratos complexos - Foto Leo San Fine Art

Para chegar bem ao casamento, precisamos nos atentar a cinco fatores de saúde fundamentais:

1. Qualidade do sono

2. Alimentação

3. Exercício físico

4. Gerenciamento do estresse/ ansiedade

5. Saúde intestinal

Esses cinco itens englobam uma visão geral de sua saúde. Quando um desses pilares não está indo bem, há uma tendência para o desequilíbrio dos outros. Essa é a hora de você parar e analisar o caminho que está seguindo. Lembre-se da sua principal meta: você!

Pensando nisso, a disponibiliza uma equipe multidisciplinar para te ajudar nessa caminhada. Afinal, o casamento é apenas uma etapa em sua vida.”

E aí, deu para entender o que são carboidratos complexos e como eles podem te ajudar a alcançar uma dieta saudável? Veja a primeira parte do artigo!


Créditos

1 e 2- Divulgação  |  3- Leo San Fine Art  |  4,5 e 6- Reprodução do Instagram

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

A ArtSculp oferece tratamentos e procedimentos estéticos voltados exclusivamente para noivas e noivos. O projeto Bella Núpcia é pensado de forma personalizada, de acordo com cada necessidade, e inclui resultados inacreditáveis em curtos espaços de tempo.