
Como está seu relacionamento em tempos de quarentena?
Estamos vivendo um momento no mínimo diferente, ou se quisermos encontrar uma outra definição, podemos dizer que são tempos incertos, difíceis e inusitados para algumas gerações. Mas, então, como está o seu relacionamento na quarentena?
Sendo realista, otimista e nem um pouco alarmista, ousaria dizer que são tempos de reflexão, questionamentos e avaliação de nossas vidas, valores e prioridades.
Sabe aquele abraço que não demos no nosso amor, amigo, familiar ou colega de trabalho, em um momento que estávamos muito ocupados com nossos afazeres particulares, aquele sorriso de aceitação e aquela palavra que não trocamos com o vizinho, pois isso nos atrasaria para chegar no primeiro compromisso do dia?
Todas essas pequenas coisas fariam neste momento uma enorme diferença em nossas vidas, se pudéssemos voltar no tempo e fazê-las,pois estamos carentes de carinho, de abraços, de sorrisos, de convívio social.
Neste momento muitos sonhos foram adiados, aquela viagem sonhada há um ano, a comemoração do seu aniversário e os casamentos que estavam sendo aguardados há anos e agora tiveram que ser adiados pois o improvável aconteceu. E a pergunta que deixo para refletirmos hoje é: Como lidar com o improvável?
O confinamento ou isolamento social nos torna mais ansiosos, impacientes, algumas pessoas ficam deprimidas passivas, outras agressivas, outras comem compulsivamente e tantos outros sintomas brotam a partir do momento em que nos deparamos com a incerteza, a solidão, o medo e a confusão de informações que chegam como uma avalanche e se contradizem o tempo todo.
Olhamos para o nosso lado e vemos nosso(a) companheiro(a) assistindo a todos os noticiários do mundo por horas, ou dormindo longamente para justamente não se conectar com as duras notícias;passamos a conviver 24 horas com alguém que antes, víamos intensamente no final de semana ou convivíamos diariamente nos intervalos que as viagens e compromissos do trabalho permitiam, não é mesmo? Mas e agora, como está sendo esse convívio que já se encaminha para a terceira semana? É nesta “prova de fogo” que vamos entender o verdadeiro sentido dos nossos votos no dia do casamento e vamos lembrar da palavra generosidade que a Celebrante insistiu em repetir várias vezes durante a cerimônia.
O momento é de união, compreensão, planejamento para a realização dos sonhos que foram adiados e que vão acontecer em outro momento. O que vocês estão fazendo neste tempo livre? Muitos estão trabalhando remoto, através da maravilhosa tecnologia que nos permite conexão com o mundo inteiro, reuniões, e encontros sociais com os amigos, todos pela internet. Mas a rotina mudou, não saímos mais correndo sem tomar café por causa da hora apertada, não chegamos tardíssimo porque o voo atrasou e ficamos no aeroporto aguardando o próximo, não saímos para jantar com os amigos, nem para aquele jantar romântico quando festejaríamos nosso aniversário de casamento.