Conversas importantes para se ter antes de casar

Por  |  0 Comentários


Passado o Carnaval e iniciado oficialmente o ano, muito casais começam a corrida para a organização do casamento, mas será que já pensaram em todos os detalhes de sua vida, após o casamento?

Muitos assuntos precisam ser conversados, esclarecidos e resolvidos antes de iniciarem uma vida a dois, oficializada pelo casamento.

O amor é o primeiro requisito para que vocês decidam viver juntos e iniciar uma nova família, mas e as questões práticas do dia a dia que permeiam uma relação, será que vocês já pensaram nelas?

Vamos enumerar algumas fundamentais aqui:

  1. Planejamento Financeiro

Sim, porque o amor não pagará os boletos, nem a festa de casamento ou as despesas fixas do casal após o casamento. Ambos trabalham e tem sua renda, como será a divisão das contas? Quem pagará o quê? Isso está claro e decidido? A formação de uma nova família é um passo muito importante e questões práticas, se conversadas previamente não gerarão melindres ou surpresas. É claro que imprevistos acontecem e que haverá momentos em que um deverá ajudar o outro em questões como desemprego, mudança de atividade, diminuição de carga horária e coisas do gênero.

  1. Filhos

Vocês dois estão dispostos a ter filhos? Quando e quantos? Estão dispostos a abrir mão de noites de sono, dividir as tarefas igualmente, educar da mesma forma? Filhos são um grande presente em nossas vidas, entretanto mudam completamente nossas rotinas e muitas vezes levam a exaustão física e psicológica, portanto aquela conversa dos nossos avós de que “um filho salva o casamento” é pura lenda, isso não é verdade, ao contrário, se um casal não estiver bem alinhado, pode sim, precipitar um divórcio.

  1. Carreira

Os dois trabalham em atividades diferentes? Ambos compreendem as características da atividade do outro? Entendem a carga horária puxada, os finais de semana comprometidos, as viagens constantes? E se um de vocês receber uma proposta de trabalho para sair da cidade , do Estado ou até do país? Estão preparados para lidar com isso? E se os dois têm a mesma atividade, existe competição? Conseguem lidar com o sucesso do outro com alegria? Os salários, ou rendimentos são iguais? Parecidos ou totalmente diferentes? Tudo bem com isso? Pode até parecer uma besteira, mas na verdade a importância da carreia na vida de cada um de vocês precisa estar alinhada. Suas ambições e metas precisam caminhar juntas, paralelamente, mas na mesma direção, senão poderá representar um problema mais adiante.

  1. Família

Existe algum problema com as famílias? Todos se relacionam bem? Como vocês pretendem impor limites na participação das famílias na vida de vocês? Estão bem com esses limites? E as datas festivas, já decidiram quem passa com quem? Estarão juntos ou cada um passará com a sua família de origem? Essa segunda opção é justa? Afinal de contas agora vocês formaram sua própria família, então o justo é que estejam juntos e se não for possível reunir as duas famílias, encontrem um consenso para que vocês não se sabotem na ânsia de agradar a todos.

E quanto às visitas que virão de mala, já pensaram nisso? Adoramos receber nossos pais, irmãos, mas temos que ter um limite para tudo, não é mesmo? A visita de um familiar nos enche de alegria, mas quebra completamente nossa rotina, e se estivermos em período de trabalho duro, provas na faculdade ou no mestrado, crianças em temporada de escola, com horários a serem respeitados, enfim, vale pensar antes para quando e se  acontecer, saberem exatamente como pretendem agir.

  1. Regime de Bens e Mudança de Nome

Que temas mais delicados!

Falar sobre isso não deve ser difícil, e sim sinal de maturidade e praticidade.

 São três os regimes de casamento praticados no Brasil. Separação total de Bens, Comunhão Parcial de Bens, que é o praticado regularmente, caso os noivos não se manifestem e façam um Pacto Antenupcial e o da Comunhão Universal de Bens. O cartório os informará detalhadamente sobre isso, ou um advogado ou ainda alguns celebrantes habilitados.

A partir daí basta escolher o que melhor se adéqua à realidade de vocês, sem melindres, apenas usando o bom senso e a lucidez.

Quanto à mudança de nome, qualquer um dos cônjuges pode adotar o nome do outro ou não. Essa não é uma obrigatoriedade e ainda tem a questão prática de alteração de todos os documentos. Mas é importante que vocês conversem sobre mudar ou não o sobrenome, e não se sintam ofendidos caso o seu cônjuge decida manter o mesmo nome. Não será isso que os tornará mais ou menos unidos, e sim, seus filhos carregarão os dois sobrenomes, a menos que vocês decidam diferente.

  1. Como manter a chama do amor acesa?

Essa é uma questão importantíssima que deve ser conversada e lembrada por vocês, sempre que um dos dois perceber que está havendo um afastamento por causa da rotina, ou problemas que surjam ao longo da nova vida. O dia a dia é implacável e se nos prepararmos para reagir a ele, com olhos atentos e sensibilidade suficiente para perceber que algo está diferente, que mudanças estão acontecendo, podemos então perceber a relevância de pequenas atitudes que farão toda a diferença, como aquela mensagem aleatória no meio do dia, um jantarzinho surpresa quando o outro chegar em casa, um final de semana diferente para revier momentos importantes, e tantas outras pequenas atitudes que sempre farão a diferença. Cuidem um do outro, sempre!

  1. Tempo livre

O que vocês gostam de fazer no tempo livre? Têm os mesmos hobbies? Amigos comuns? Preferem uma noite por semana sozinhos com os amigos (as)? Como será essa rotina, têm alguma atividade de lazer que fazem juntos? Um meio termo entre o esporte radical e as aulas de tênis? E as tarefas domésticas, como serão distribuídas neste tempo livre? Vocês planejam fazê-las juntos? Lembrem que o equilíbrio é tudo para um relacionamento saudável, então discutam com carinho, antes de casar, assim ninguém será pego de surpresa, não é mesmo?

Conversem sobre todos esses temas, de maneira serena e buscando decisões que agradem aos dois, assim quando o grande dia chegar e vocês se encontrarem no altar, terão a certeza de que fizeram a escolha certa e que a nova família que está nascendo será a família que vocês sonharam juntos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é apaixonada por casamentos. Adora compartilhar as histórias de amor que conta e encanta. Sua formação em direito e os muitos anos de exercício do magistério superior consolidaram sua forma de se expressar, e como ela costuma dizer, seu maior legado é a Palavra. Escrever e falar sobre o amor é sua vocação, com muita emoção, sempre!