1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Som na caixa
  6. /
  7. SOM NA CAIXA: ...

SOM NA CAIXA: 2002 até 2023

por André Werneck
6 jun, 2023

Se 2002 até 2023, confira as mudanças no mundo da música e o lançamento da Inesquecível Casamento. Confira a matéria completa!

 O ano de 2002 foi marcado pela música “I will always love you” da Whitney Houston, a mais tocada no mundo, que arrastou multidões aos cinemas para ver o filme O Guarda Costas (Bodyguard). Todo mundo cantava “And I will always love you”. Era quase uma unanimidade, as noivas só queriam casar com “I will Always love you”.

Por falar em música, 2002 foi o ano que o hip hop explodiu no rádio e nas pistas de dança e Ja Rule se consagrou com “Always on time” com participação da Ashanti e “Ain’t it funny”, dessa vez com Jennifer Lopez; a cantora Kelly Rowland, ex parceira de Beyoncé no Destiny’s Child, explodiu nas paradas de sucesso com “Dilemma”, juntamente com Nelly, que já tinha emplacado “Hot in herre” e no final do ano o rapper Eminem também chegou no topo das paradas com “Lose yorself”.

A banda de rock Nickelback também bombou muito com “How you remind me”, que começou a tocar na reta final de 2001 e “A moment like this” foi o primeiro grande sucesso de Kelly Clarkson, artista revelação do ano. Nas pistas de dança, o grande nome de 2002 foi o DJ Fatboy Slim! Ele gravou uma apresentação ao vivo na praia de Brighton, na Inglaterra e Big Beach Boutique II mostrou para o mundo que a dance music havia se reinventado e os DJs eram os novos superstar dos shows ao vivo.

O lançamento de uma revista revolucionária 

Foi nessa época que o empresário Fabiano Niederauer teve a idéia de lançar uma revista especializada em festas de casamento. Em setembro de 2002 foi lançada a primeira edição da revista Inesquecível Casamento. “A revista surgiu com a idéia de mostrar casamentos reais, para noivas reais, que querem se inspirar na realidade e não como um editorial montado. A realidade para a realidade.”

A Inesquecível Casamento chegou mostrando força no mercado e trazia dicas de como organizar seu casamento, com o cerimonialista Ricardo Stambowsky; dicas de lua-de-mel com o Neuschwantein, o castelo da Cinderela e o que havia de melhor em casa de festas, buffet, cerimonial e ornamentação. Um verdadeiro guia dos sonhos para as noivas.

Mas será que as festas de casamento mudaram alguma coisa nesses últimos 20 anos? A resposta é sim, mudaram muito!

Uma das principais mudanças passou pelo conceito das festas e o lado tradicional começou a ser deixado de lado. Durante décadas, os pais convidavam e apresentavam os filhos para a sociedade. Os convites de casamento traziam os nomes dos pais sempre em cima, com destaque. Por sua vez, os filhos queriam cortare logo o bolo e partir para a tão sonhada noite de núpcias. As festas eram curtas e nem sempre animadas.

O mundo mudou, a vida também foi mudando e tudo isso refletiu diretamente nas festas de casamento. As pessoas passaram a morar juntas antes do casamento e passaram a assumir a produção de suas próprias festas. Isso impactou muito na escolha da decoração, da fotografia, da apresentação da gastronomia, na equipe de garçons e na música da festa. Mas, o maior reflexo aconteceu na lista dos convidados, tornado a festa mais jovem e com menos familiares presentes.

Com isso, a pista de dança ganhou grande importância nas festas de casamento e os DJs passaram a ter grande destaque. No mundo real, Tiësto se apresentou na abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas e os DJs passaram a produzir as suas próprias músicas e começaram a arrastar multidões para os festivais de música eletrônica. O grande público passou a conhecer nomes como os franceses David Guetta e Bob Sinclar, o trio sueco Swedish House Maia (que na verdade era um quarteto que incluía Eric Prydz), Calvin Harris, Avicii, Steve Aoki, Martin Harrix, Hardwell, Afrojack, Armin Van Buuren, entre outros.

Em 2005 aconteceu a primeira edição do festival Tomorrowland, na Bélgica e a ilha de Ibiza já estava consagrada como o principal destino dos amantes da música eletrônica no verão europeu.

O impacto foi imediato nas festas de casamento, que ganharam muitas luzes, CO2, DJs posicionados na frente da pista de dança (muitas com luz) para receber Live Sax, percussões, batuques, violinos e shows com as mais diferentes atrações. O bar de drinks ficou próximo à pista para turbinar os convidados com drinks novos e deliciosos. Os pés das noivas e convidadas trocaram os saltos por sandálias de borracha para tornar a festa mais longa. Tudo passou a acontecer na pista de dança! A tradicional “música de casamento” com muitos sucessos dos anos 60 e 70 foi trocada por muita música eletrônica, muito funk, muitos remixes e músicas para explodir a festa de casamento, sem hora para acabar! Quanto mais longa, melhor.

Para a decoradora Patricia Vaks, um dos principais nomes do mercado, uma das principais mudanças passa pela importância do DJ na festa: “o DJ ficava escondido ou sem qualquer destaque e hoje em dia virou peça fundamental nas festas”. É muito bom ter um depoimento como esse, vindo de uma profissional como a Patricia Vaks, porque eu já fui colocado atrás de cortina, atrás de escadas, atrás de vasos com palmeira-areca, já ouvi gracinhas por pedir um palco para ficar na frente da pista e esse assunto já foi tema de debate em mesa redonda no IC Week. Até dentro de banheiro eu já fui colocado pra tocar.

A gastronomia também mudou e muito! Os jantares sentados, com serviço empratado foram aposentados e trocados por bufês, ilhas e muita comida volante. Na madrugada, o trash food com mini hamburguer, batata frita e até milk-shake. A festa não pode parar! Fotos pousadas também são lembranças do passado. As fotos mais legais agora são as mais descontraídas, tiradas com a galera na pista de dança. O bolo passou a fazer parte da mesa de doces e passar de mesa em mesa para cumprimentar… esquece!

Para Fabiano Niederauer, “Muita coisa mudou, mas acho que decoração foi a principal. A decoração aérea ganhou um destaque enorme, surgiram espaços instagramaveis, o palco ganhou mais espaço, os DJs ficaram bem posicionados e o que não mudou foi a felicidade de comemorar e de estar entre pessoas que você ama.”

A Inesquecível Casamento cresceu, mudou, virou o maior portal de casamentos do país, App, eventos, canal de Youtube, podcast, anuário, etc. Parabéns IC pelos 20 anos de sucesso, mudando o mercado de eventos. Parabéns, Fabiano, por acreditar no sonho. Sonho, é isso que move as noivas. Eu fico muito honrado por fazer parte desse time e de ter sido o DJ da inesquecível festa de 10 anos no Parque Lage. #juntossomosinesqueciveis

 

Para saber mais sobre esse e outros assunto, continue no site da Inesquecível Casamento!
Publicidade
Publicidade
André Werneck

André Werneck

André Werneck, DJ profissional há mais de 30 anos, especializado em festas de casamento inesquecíveis. É o primeiro DJ do país a comandar dois programas de rádio, no mesmo dia, no mesmo horário, em duas rádios diferentes. Todo sábado, às 21 h, André comanda o programa Festa na Rádio Amil Paradiso FM (95.7) fazendo uma mistura diferente com músicas de todas as décadas. Na Rádio Mix (102.1), comanda o Club Mix, com muita música eletrônica e transmissão para mais de 47 cidades do país.