Qual será o hit do verão 2020?

Por  |  0 Comentários


Começou o ano e lá vou eu pegar a minha bola de cristal para me ajudar na missão quase impossível de descobrir quais serão os hits do verão 2020!

Adivinhar o hit da estação mais esperada do ano virou uma tarefa impossível. A força e a velocidade com que a internet viraliza uma música é algo impensável há pouco tempo.

Ano passado, tudo indicava que “Piscininha azul” e “Jenifer” seriam os grandes hits do verão 2019. Aí veio a Jojô Todynho derrubando todo mundo na velocidade da luz e consagrou “Que tiro foi esse” como o grande hit do verão. Lembra? A internet e seus desafios.

2020 começou com um grande sucesso da internet, o desafio da Dolly Parton, também conhecido como “LinkedIn, facebook, Instagram e Tinder”. Em poucos dias viralizou no mundo. Dolly Parton é uma estrela da música Country norte-americana que no dia 21 de janeiro de 2020 postou uma foto para cada rede social em seu perfil e escreveu: “Encontre uma mulher que consiga fazer tudo isso”. Aos 74 anos, ela deixou muita gente de boca aberta e recebeu mais de 700 mil curtidas. Aí a hashtag #dollypartonchallenge explodiu e o desafio não demorou a se propularizar também no Brasil.

Na música, o grande sucesso do momento aqui no Brasil é o brega-funk, que surgiu no Nordeste e está conquistando o país. Os grandes hits foram lançados na reta final de 2019 e hoje tocam forte, como “Sentadão” do DJ Pedro Sampaio com Felipe Original (conhecido por “Hit contagiante”) e JS o Mão de Ouro. Uma curiosidade bacana. Eu conheci o Pedro ainda moleque em 2009 quando minha filha organizou uma festa para adolescentes chamada Teen Party. O pai fez contato e levou ele para fazer um set como DJ. Talvez tenha sido sua estréia em pistas. Grande Pedro Sampaio!

Outra de 2019 que segue forte é “Surtada” de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, que aparece entre as 50 mais tocadas no Brasil, segundo o Spotify. O brega-funk está realmente bombando no verão! Vamos incluir na lista de hits, “Paredão” do Kevinho e “Tudo ok”, de Márcia Felipe com Thiaguinho MT. Outra tendência do verão são os remixes produzidos com arranjos e elementos do brega-funk. Até “Baby shark” entrou na onda e tá fazendo sucesso.

Outro estilo do Nordeste que promete arrebentar em 2020 é a pisadinha. O ritmo que também é chamado de piseiro é uma vertente do forró e já está revelando novos nomes. Os primeiros sucessos foram “Pisadinha” de Diego & Victor e Raí Saia Rodada, que já tem mais de 10 milhões de visualizações no Youtube e “Monta logo vai” do Mano Walter, com mais de 20 milhões de visualizações. O cantor é bem conhecido nas vaquejadas depois de estourar a música “Juramento do dedinho”. Outra música que está com cheiro de sucesso é “Cidade inteira” do Eric Land.

Agora vamos falar um pouco do funk, o ritmo do momento no país. A música “Combatchy” reúne quatro estrelas do funk: Anitta, Lexa, Luisa Sonza e MC Rebeca. Há algum tempo já está no Top 5 do Spotify e caminha rumo aos 100 milhões de visualizações no Youtube. A letra é bem chiclete: Turudum, turudum… Outra funkeira que sempre está entre as mais tocadas é Ludmilla. A música “Verdinha” é outra forte candidata a hit do verão. Já falei de Pedro Sampaio e Lexa, mas juntos eles gravaram outra candidata a hit do verão, a música “Chama ela”.


Mudando um pouco de ritmo, uma música viral que pode estourar no Carnaval é “Cerveja nela” da cantora novata Yara Vellasco. Podemos chamar esse estilo de Forrónejo. Ela é de Campos mas morou muitos anos em Salvador, na Bahia, Recentemente abriu o show da Ivete Sangalo e encantou a plateia. E já que falei de Carnaval e Salvador, um cara que coleciona hits no Carnaval de Salvador é Léo Santana. Depois de emplacar “Contatinho”, sua nova aposta para o Carnaval 2020 é a música “Eu não vivo sem ela (Eu te amo putaria)”. Anitta e Psirico também se juntaram e gravaram “Jogação”. O refrão da música é “Vai tomar, vai tomar, tey. Vai tomar, vai tomar, tey!”.

Eu devo confessar que não curto músicas apelativas mas sei muito bem que o povo adora uma putaria. Infelizmente. Então, não será surpresa de a música explodir no Carnaval. Quem também curte um tema apelativo é o Harmonia de Samba e há quem aposte em “Sacanagenzinha” como candidata ao troféu. A música é uma parceria com Ludmilla. Mas a Bahia também tem música de qualidade e a rainha Ivete Sangalo já escolheu “O mundo vai” para ser o hit do seu trio elétrico.

Carnaval e música eletrônica foi uma união que deu muito certo e uma das apostas é o Desande. No ano passado o Illusionize lançou uma música com esse nome. A galera curtiu tanto que Desande acabou virando um novo estilo nas pistas. Um Bass House com atitude de hip hop, ou um Brazilian Bass Malandro, cheio de marra. As mulheres dançam rebolando e sensualizando, no melhor estilo hip hop. Confira a música “Fé” do Victor Lou com Illusionise e Visage Music e a própria “Desande”.

Há pouco tempo eu escrevi na coluna sobre o Tech House do Chris Lake, CamelPhat e Meduza. Quer uma dica de hit desse estilo? Ouça a música “My boy” do R Plus feat. Dido e remix do trio italiano Meduza. Um progressive house da melhor qualidade, com um baixo absurdo!


Leia mais

+SOM NA CAIXA: what if…? E se…?

bg-divisoria

+Como deixar sua pista de dança INESQUECÍVEL?

bg-divisoria

+Montando a sua playlist do casamento

 


A minha música preferida no momento é um House clássico, maravilhoso. A música foi lançada em agosto de 2019 em um evento da gravadora Subliminal Records na Croácia. Os DJs se encantaram e aos poucos “Heaven” do The Vision feat. Andreya Triana foi estourando nas pistas. O clima lembra bastante “So many times” do Gadjo. Quer mais uma dica? Procure um vídeo do DJ Joe Claussell tocando “Heaven”. Você vai se apaixonar! Como não é tão fácil de encontrar, eu repostei no meu Instagram: @andrezwerneck. A qualidade do som não é maravilhosa mas vale a pena conferir. Para o DJ Milton Chuquer, monstro sagrado das pistas, “essa é daquelas que só aparece de 10 em 10 anos!”.

Ainda na praia Dance, uma música que vem quebrando tudo lá fora é “Ritmo”, dueto com J Blavin, astro do reggaeton. A melhor versão, na minha opinião, é o remix do Liam Keegan. Há algumas semanas a música assumiu o topo da parada Dance/Electronic Songs da Billboard, desbancando “Happier” do Marshmello e Bastille, que ocupava a 1ª posição há mais de um ano e meio. Um recorde! Essa música está na trilha do filme Bad Boys Para Sempre.

A música Pop anda em baixa mas a cantora Giulia Be (20 anos) merece destaque. Ela surgiu cantando dance music em inglês mas depois de uma participação no Palco Sunset do Rock in Rio (2019) à convite do rapper Projota, sua carreira deslanchou e ela emplacou “Menina solta”, sua primeira canção em português. O vídeo clipe caminha rumo 50 milhões de visualizações e é bom ficar de olho em sua carreira. Tem tudo para se consagrar em 2020.

Descobrir qual vai ser o grande hit do verão 2020 com tanta entecedência é uma tarefa cada vez mais impossível. De repente o hit só vai surgir em março, depois do Carnaval e na reta final de março, já que o verão termina no dia 20 de março, sexta-feira. Mas, eu torço muito para esse ano surjam muitas músicas maravilhosas, independente do estilo. Depois que “Caneta azul” viralizou e a cantora Billie Eilish ganhou 5 prêmios Grammy, fica difícil acreditar que algo ainda pode piorar. Vamos torcer! Feliz ano novo! https://andrewerneck.com/

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!