Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

O Funk invadiu as festas de casamento e você vai descer até o chão!

Por  |  0 Comentários


“Desce, kika, senta, rebola, bumbum, toma” quem nunca ouviu essas expressões, ou melhor, dançou ao som delas em um bom funk, que atire a primeira pedra. A coluna hoje é sobre um dos hits mais populares do Brasil!

Há alguns anos a moda era ficar doce igual caramelo. Isso foi em 2012, mas o tempo voa e muita coisa mudou em seis anos. O camaro amarelo perdeu espaço para uma nova geração de MCs que surgiu em São Paulo e está dominando o país. Nomes como KevinhoKekelLivinhoDon Juan, Zaac, Rahell, Loma, Fioti, Pikachu, Wm e MM  são apenas alguns dos novos astros. Mas há dois nomes que merecem um destaque maior nessa cena: Dennis DJ e KondZilla. Se o DJ Marlboro foi o grande nome por trás do surgimento do funk no país, hoje o grande DJ do mundo do funk é o Dennis DJ, amigo querido, como o DJ Marlboro. Outro grande nome por trás desse enorme sucesso do funk é Konrad Cunha Dantas, mais conhecido como KondZilla. Ele criou uma produtora de videoclipes que virou uma gravadora e depois virou um fenômeno. Atualmente ele é um dos maiores influenciadores digitais do país e tem o terceiro maior canal de música do mundo (maior canal do You Tube do Brasil).

🎶“Vai mexe o bum bum tam tam. Vem desce o bum bum tam tam” (Bumbum tam tam – MC Fioti)🎶

Essa nova geração de funkeiros que surgiu em São Paulo apostou na internet para divulgar suas músicas e cantam letras recheadas de palavras sensuais, como: desce, kika, senta e toma, sem esquecer do bumbum. Muitas vezes a mensagem sai um pouco mais pesada, mas tudo bem! O tradicional tamborzão do funk foi trocado pelo aro de caixa da bateria e assim surgiu um novo conceito. Enquanto o funk carioca acelerou, o paulista ficou mais lento e o sucesso aumentou ainda mais.

Músicas como Fazer falta do MC Livinho e Amar amei do MC Don Juan são consideradas românticas e os DJs não tocariam há pouco tempo. Outra que segue essa linha é Bum bum tam tam do MC Fioti, que foi “marketeada” e ganhou uma nova versão com participação de artistas internacionais como J Balvin (um dos principais nomes do Reggaeton) e explodiu mundialmente. Recentemente a música ganhou remixes produzidos por Jonas Blue, Jax Jones, David Guetta e Tiesto.

🎶“Na hora que me escutar, vai ver que isso não é drama” (Fazer falta – MC Livinho)🎶

🎶“Amar, amei. Gostar, gostei. Mas agora eu não quero nem de graça” (Amar amei – MC Don Juan)🎶

Os MCs viraram verdadeiros digital influencers. O preconceito que havia com o funk no passado não existe mais e hoje é praticamente impossível imaginar uma festa de casamento bombando de verdade sem tocar funk. A maioria das noivas querem se jogar na pista e agachar até o chão, com se não houvesse amanhã! Tudo isso turbinado por drinks cada vez mais deliciosos e servidos na pista de dança.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Folha de São Paulo mostrou que o consumo de música no Brasil mudou nos últimos anos e o YouTube é a plataforma digital mais usada para se ouvir música. O Brasil só fica atrás do México quando o assunto é escutar música no site. Nesse período surgiu outra novidade que mexeu com o mercado, o streaming.

O hábito de pagar para ter uma música está cada vez perdendo mais força e a nova moda é alugar o conteúdo, ou até ouvir de graça. O sucesso do streaming foi tão grande que chegou aos filmes e séries e a Netflix conquistou o mundo. Claro, tudo isso com o apoio de uma internet mais rápida e smartphones melhores. Assim, músicas que não tocam no rádio passaram a “viralizar” e hoje fazem parte do playlist das noivas. Os DJs precisam se atualizar diariamente para acompanhar o ritmo das festas.

🎶“Vinha aqui na favela pra sen-, pra sen-, pra sentar no grau” (Oh novinha – MC Don Juan, versão light) 🎶

Segunda pesquisa divulgada pela Nielsen, empresa especializada em hábitos do consumidor, a maneira de ouvir música está cada vez mais individualizada. O hábito de garimpar novidades e criar playlists fez com que músicas que não tocam no rádio passem a fazer muito sucesso. Duas curiosidades: no Spotify, 19 dos 20 artistas mais ouvidos no país são brasileiros. Já o YouTube representa, sozinho, o tamanho da audiência do rádio no Brasil. Apesar do sertanejo universitário ainda dominar a programação do rádio no país – em 2017 o gênero chegou a ter 90 músicas entre as 100 mais tocadas – é o funk que está dominando o coração do brasileiro, de todas as idades.

O que acontece quando acontece a mistura do fenômeno do momento com o batidão do funk? A resposta é Vraaaaau!!!!!!!!!!

🎶“Essas malandra, assanhadinha, que só quer vrau, só quer vrau. Vem pra favela ficar doidinha, então vem sentando aqui” (Só quer vrau – MC MM) 🎶

O novo sucesso do momento é inspirado em “Bella chiao” de La Casa de Papel, que ganhou o nome de Só quer vrau! (Já falamos dos temas da série que viraram hits na pista no post Do Netflix para as pistas: conheça o fenômeno dos remixes de La Casa de Papel). No vídeo clipe do funk, todos aparecem vestidos de macacão vermelho e máscara de Salvador Dali num cenário que faz referência à Casa da Moeda da série Netflix. Esse é o grande sucesso do momento e uma das músicas mais tocadas no país!

Eu montei uma playlist especial com 20 mega hits do momento para bombar ainda mais a sua festa de casamento com muito funk! Aumenta o volume e se acabe na pista de dança!!!

E para você? Qual funk não pode faltar na lista de músicas para festa de casamento? Escreva aqui nos comentários!


CRÉDITOS 1. Muniz e Maia Fotografias |  2, 4 E 5. Reprodução da internet  |  3.  Kyra Mirsky

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!