O cão é o melhor amigo do homem, isso você já sabia. Mas será que você também sabe a importância que um gerador terá na sua festa de casamento? Eu te conto agora!
Você passa um longo período sonhando e planejando a sua festa de casamento nos mínimos detalhes. Vestido, decoração, bolo, doces, música, fotos, filme, bebida, comida, cerimonial… Mas e a energia do local, faz parte dessa lista de prioridades? A falta dela pode transformar o dia mais sonhado da sua vida num verdadeiro fiasco, que será lembrado para sempre.
O local precisa ser abastecido com a energia necessária para o movimento da cozinha, da luz decorativa, da luz da pista de dança, do equipamento de som do DJ ou do show, do ar-condicionado móvel. A energia ininterrupta garante eventuais quedas de energia e até apagões, trazendo segurança e conforto para a realização de um evento perfeito. O gerador também pode servir como backup para uma emergência. Não é o ideal, mas é uma segurança.
Eu sempre recomendo a contratação de um gerador para atender o som da festa e um backup para redobrar a segurança.
Em festas realizadas em cidades de praia ou serra, a contratação de pelo menos um gerador é obrigatória e faz parte do meu contrato de trabalho. Ao longo de muitos anos trabalhando nesse mercado de festas de casamento, muitas vezes o gerador reserva já precisou entrar em ação. Apenas uma vez, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, o gerador e o backup apresentaram problemas e pararam de funcionar.
HORA DE FALAR DE CUSTOS
O valor da locação de um gerador pode variar entre 1.400 e 2.000 reais para o gerador principal, dependendo da potência, e um valor ligeiramente menor para o backup. Essa diferença de custo se dá pelo combustível que é usado no gerador principal. Normalmente o combustível dura em média 12 horas de uso. É um ótimo custo benefício que precisa fazer parte da sua planilha. Outra dica importante, não tome uma decisão olhando apenas o valor. Busque informações sobre a empresa e qualidade do gerador. Uma máquina mal conservada ou mal regulada pode comprometer a qualidade da energia.
COMO OTIMIZAR O USO DO SEU GERADOR
Hoje em dia existem geradores silenciosos e que não ocupam muito espaço. Com ajuda do cerimonial ou da empresa de luz é possível dimensionar a carga necessária para escolher o equipamento mais apropriado para a sua festa de casamento e buscar o melhor custo benefício. Também é importante checar o local mais adequado para posicionar o gerador e calcular a necessidade de cabos extras para fazer as ligações. Aliás, esse é um detalhe dos mais importantes.
A energia do gerador funciona como o óleo do seu carro. Quando mais puro é o óleo, menos desgaste terá o motor. Quanto mais pura e constate é a energia, melhor funciona o equipamento de som. Por isso, a caixa de passagem do gerador (também conhecida como gaiola) precisa ficar bem próxima ao local do som. Para os equipamentos de som funcionarem com potência máxima, a energia precisa chegar forte e constante, garantindo performance e qualidade do som. Quando a distância até a caixa de passagem é grande, a energia não chega como deveria e os cabos esquentam muito. O que acontece? A potência fica prejudicada, a qualidade é comprometida e o equipamento pode ser danificado. Exatamente como o motor do seu carro.

Espero que essas dicas ajudem na preparação da festa perfeita. Agora você só precisa se preocupar em aproveitar muito cada segundo da sua festa de casamento.
CRÉDITOS: 1. Alexandre Rechtman | 2, 3 e 4. Divulgação Plus Geradores | 5. Georgeana Godinho
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR...