Acelera, pista de dança!

Por  |  0 Comentários


Uma das músicas mais tocadas pelos DJs em 2020 foi “Slow down”, lançada pelo Vintage Culture no ano passado. A pegada não chega a desacelerar, como o nome da música sugere, mas essa música é um belo retrato do que vem acontecedo com a música nos últimos anos. A música veio desacelerando e o Pop atual ficou triste e lento, como um carro com o freio de mão puxado. É aquela sensação de que a coisa não anda. E não anda mesmo. O reflexo imediato acontece na pista da sua festa de casamento. Mas, espera! Acho que está começando a surgir uma luz no fim do túnel. Será que a música vai começar a acelerar de novo?

O ano de 2020 foi marcado pela falta de pista de dança, seja nos Clubs ou seja nos eventos. Foi um verão europeu sem Ibiza, o que mais eu preciso dizer? Os DJs precisaram fazer muitas Lives para manter seu público ativo e participativo. Os lançamentos nunca param mas houve um momento do ano que tudo ficou ainda menos dançante. Por que? As pessoas estavam presas em suas casas e ouviam músicas não tão animadas, muitas músicas que traziam boas recordações e o streaming mudou a maneira de se ouvir música na pandemia. O perfil dos ouvintes mudou no Spotify. Tudo mudou. Hoje, a música #1 na parada Dance/Electronic Songs da Billboard, uma referência mundial no mundo da música, é “ILY (I Love You Baby)” do jovem produtor Surf Mesa, com vocal da cantora Emilee. Essa música nada mais é do que uma nova versão do clássico “Can’t Take My Eyes Off You”, com uma pegada eletrônica e lenta. Uma música que funciona muito bem para o DJ tocar no Sunset, puxando aplausos no pôr do sol ou num dia ensolarado com os amigos na piscina. Não é uma música de pista, apesar de ser a #1. Esse é o retrato perfeito de um ano sem pista de dança para os DJs testarem as suas músicas.

Ao mesmo tempo, nos últimos meses começam a surgir músicas mais aceleradas e isso é muito bom! Uma das músicas que estão vencendo a barreira dos BPMs lentos é de um artista que, curiosamente, costuma lançar músicas mais lentas e sensuais. The Weeknd é um canadense que mistura R&B com música eletrônica. Uma espécie de R&B alternativo, ou seria um Indie R&B? O fato é que “Blinding Lights” foi lançada em 2019 e pouco a pouco foi conquistando o público aqui no Brasil. A música tem uma pegada bem anos 80 e certamente vai explodir em breve nas pistas das festas de casamento.

 

Outra que segue uma linha mais rápida, não necessariamente mais animada, é “Let’s Love” do super DJ David Guetta e da cantora Sia. Mais uma vez eles estão juntos para consagrar um hit! Vale destacar que David Guetta acaba de ser eleito o DJ #1 do mundo. O visual do clipe é todo baseado nos anos 80. Uma bela canção!

Mas 2020 acabou sendo um ano inesquecível para alguns artistas e a britânica Dua Lipa se consagrou com o lançamento de Future Nostalgia, seu segundo álbum que traz uma mistura de Pop com Dance e música eletrônica. Certamente vai ganhar todos os prêmios de melhor álbum do ano. Uma das músicas do repertório é “Physical”, que também tem um clima retrô e uma base mais rápida.

 No mundo da música quando algumas tendências viram sucesso é bom a gente ficar de olho. A música começa a acelerar novamente e isso é ótimo para as festas de casamento! Uma pista animada é o sonho de 10 entre 10 noivas, não é verdade?

Que bom, parece que a música acordou!!!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!