A música do ano por André Werneck

Por  |  0 Comentários


Descubra como a pandemia afetou os grande sucessos e o que esperar para a música do ano de 2021

Normalmente, é no último trimestre do ano que as gravadoras lançam suas apostas para o Natal. O trabalho de marketing é forte para transformar sucesso em vendas. E aí costumam surgir o grande sucesso da música do ano! Mas nesses dois últimos anos de pandemia foi um pouco diferente.

O verão de 2020 prometia consagrar muitos sucessos, principalmente, aqui no Brasil. Devido ao aquecimento do mercado mais popular, eram promessas sucessos do funk, do sertanejo e os novos sucessos da pisadinha. O final do ano acabou sendo marcado pelo enorme sucesso dos Barões da Pisadinha, que acabaram se apresentando em fevereiro no BBB.

O grande hit de 2020 no mundo, porém, foi a música “Astronomia“. Lançada em 2010 pelo Tony Igy, nome artístico do DJ russo Anton Aleksandrovich Igymnov, foi alavancada por um meme. O vídeo dos carregadores de caixão de Gana viralizou nas redes sociais e foi a música do ano.

O mundo mudou com a pandemia, a maneira de ouvir música também!

Durante o isolamento social, o Spotify se popularizou e o Tik Tok explodiu, virou uma febre! Ao mesmo tempo, ouvir músicas antigas trazia conforto e alegria, assim muitas músicas do passado voltaram a fazer sucesso. Foi assim que surgiu o grande hit do momento no mundo.

Mas para conhecer essa história, a gente precisa voltar no tempo até maio de 1967. Quando foi lançada uma das músicas mais regravadas de todos os tempos: Can’t take my eyes off you” do Frankie Valli.

No ano passado, essa música explodiu com o remake do Surf Mesa, DJ de Seatle. Ganhou o nome de “ILY (I love you, baby)”. É incrível, mas é a mesma canção.

A gravação original foi um dos grandes sucessos de 1967. Ficou várias semanas nas paradas de sucesso, chegando na segunda posição. Uma composição e produção de Bob Gaudio. Atenção para esse nome…

Os sucessos com Bob Gaudio

Bob Gaudio era integrante do grupo The Four Seasons. Não sei se você reconhece, mas, junto dos Beach Boys,  foram a única banda norte-americana a ter sucesso nas paradas musicais antes, durante e depois da invasão britânica.

Tudo começou com a chegada dos Beatles nos EUA. A banda abriu as portas para um grande fenômeno cultural e musical na metade dos anos 1960. Quando vários artistas de rock do Reino Unido fizeram muito sucesso dos EUA. Beatles, Rolling Stones, The Kinks, The Animals, Herman’s Hermits, etc.

Se você curte cinema, uma boa dica é o filme Jersey Boys – Em Busca da Música, que passou em 2014 nos cinemas. Esse filme conta a história dos Four Seasons, os Jersey Boys. É bem legal!

Mas, vamos continuar falando do Bob Gaudio. Ele era um dos 6 integrantes do The Four Seasons e era o compositor principal. Foi ele que escreveu os principais hits do grupo, desde 1962.

Eles emplacaram vários mega hits nas paradas de sucesso. Mas, em 1965, por algum motivo, Bob parou de escrever as músicas do grupo. E aí, ele escreveu uma música espetacular, uma das maiores canções românticas da história, e quem ganhou a música de presente pra gravar foi um cara que tinha uma pegada soul na voz: Frankie Valli! Como o cantor passou a integrar o The Four Seasons, várias coletâneas tem “Can’t take my eyes off you” e usam o nome do cantor e da banda. Essa música é demais e já ganhou mais de 200 regravações!

O nascimento do sucesso

Nessa mesma época, em 1967, o Four Seasons lançou “Beggin”. Essa música marcou a volta de Bob Gaudio como o principal compositor do Four Seasons, já com Frankie Valli nos vocais do grupo.

Beggin‘” chegou na 16ª posição nas paradas de sucesso. Mas a música foi ofuscada “Can’t take my eyes off you“, que também tinha a voz de Frankie Valli.

 Então, em 2007, “Beggin‘” ganhou uma nova versão de um grupo da Noruega chamado Madcon. Uma mistura de Pop com Hip Hop que lembra um pouco o som do Black Eyed Peas. É bem legal! A música também ganhou um remix de um DJ francês e virou tema de uma campanha da Adidas.

A internet faz os sucessos?

Na música tudo pode acontecer e recentemente a banda Maneskin estourou no festival X Factor da Itália. Eles perderam para um cantor romântico, mas ficaram em segundo lugar e o público adorou o som deles.

E como o sucesso vem do público, os fãs começaram a pesquisar outras músicas da banda na internet. Acabaram descobrindo uma regravação de “Beggin‘” que acabou viralizando e virou a música mais comentada e uma das mais ouvidas na internet.

 A música foi para a 1ª posição no iTunes, virou mega sucesso no Tiktok, nos Reels e agora os DJs começaram a produzir remixes. Resultado: “Beggin‘” virou a música do ano, um mega hit no mundo!

2021 marca o início de uma nova era na música. E, certamente, “Beggin” vai ser um grande sucesso na sua festa de casamento. Pode acreditar!



avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!