2021: o início de uma nova década

Por  |  0 Comentários


2021 chegou abrindo uma nova década e trazendo a esperança da vacina contra a Covid-19. Eu sempre digo que a musica é o retrato do que acontece no mundo e dessa vez nós vamos ver o que aconteceu de bom com a música na última década. Para isso eu montei um Top 20 com as músicas eletrônicas que mais bombaram as pistas, na minha opinião, porque certamente elas seguirão tocando forte nas pistas das festas de casamento.

Os anos 2000 começaram com os DJs virando produtores de sucesso e arrastando multidões para suas apresentações, inclusive em grandes festivais. Eles viraram os superstars da música! Nomes como Tiesto, Fatboy Slim, David Guetta, surgiram vários festivais importantes de música eletrônica, como o Tomorrowland, Ultra Music, etc. Em 31 de março de 2017 eu escrevi sobre isso no blog do meu site: https://andrewerneck.com/superstar-djs/. Se quiser saber mais, sugiro a leitura.

Tudo isso refletiu no som da segunda década dos anos 2000 quando a música eletrônica invadiu as pistas das festas de casamento. Eu tenho certeza absoluta que você já se acabou de dançar com várias dessas 20 músicas que eu selecionei!

  1. WAKE ME UP – AVICII feat. ALOE BLACC

Mega hit de 2013! Essa música foi eleita pela Billboard como a melhor canção Dance do ano. Também recebeu prêmio de música do ano no iHeart Radio Music Award e no Teen Choice Award.

Wake Me Up foi escrita e produzida pelo DJ sueco Avicii, com participação do cantor Aloe Blacc e tem o violão marcante de Mike Einziger, da banda Incubus e foi lançada em junho de 2013. Chegou na 4ª posição no Hot 100 da Billboard, a parada musical mais importante dos Estados Unidos.

Tim Bergling faleceu em 20 de abril de 2018 e usou alguns nomes artísticos, entre eles Avicii.

  1. ANIMALS – MARTIN GARRIX

A primeira vez que eu ouvi essa música foi em Miami, em 2013. Fiquei maluco!

Martin Garrix é um DJ e produtor holandês que entrou na lista dos Top 100 melhores DJs do mundo com apenas 17 anos, em 2013. Animals teve mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube e explodiu de verdade em 2014. Em 2016 ele virou o DJ #1 do mundo, com apenas 20 anos de idade.

Animals é uma música eletrônica de verdade, praticamente instrumental e uma das primeiras do segmento a fazer muito sucesso na programação de rádios pelo mundo.

  1. BYOB – ALOK & SEVENN

Everybody going to the party have a real good time!

BYOB não podia faltar na lista! Impossível a galera não explodir a pista quando essa música toca!

Alok acabou virando o maior DJ brasileiro e atualmente é o 5º maior do mundo segundo a lista da DJ Mag.

B.Y.O.B. é uma canção da banda System of a Down, que significa Bring Your Own Bombs e foi lançada em 2005. Ganhou o Grammy na categoria Hard Rock. O som é bem pesado! Essa foi uma grande sacada na produção de Alok e Sevenn, uma dupla de irmãos DJs norte-americanos.

Alok é um colecionador de hits e eu poderia muito bem ter incluído Hear Me Now na lista. Uma parceria com Bruno Marini e Zeeba que fez sucesso mundial. Também poderia ter escolhido Alive (It Feels Like), que é seu grande hit atual, mas acho que ele está muito bem representado por BYOB.

  1. PURSUIT OF HAPPINESS (STEVE AOKI Remix) – KID CUDIfeat. MGMT & RATATAT

Eu gosto muito dessa música! Pursuit of Happiness foi lançada em setembro de 2009 em um programa da rádio BBC Radio 1 e foi produzida pela dupla de rock e música eletrônica Ratatat e conta com a participação especial da banda MGMT. A música acabou ganhando uma versão remix produzida pelo super DJ (e jogador de bolo) Steve Aoki em dezembro e por isso só emplacou em 2010. Por isso entrou na lista!

Kid Cudi é um rapper norte-americano que acabou ganhando bastante projeção com sua primeira demo, com a música Day N Nite que acabou fazendo parte do seu primeiro álbum, intitulado Man on the Moon: The End of Day, lançado em 15 de setembro de 2009. Acabou recebendo três indicações ao Grammy Awards.

  1. A SKY FULL OF STARS – COLDPLAY & AVICII

A minha banda preferida não podia ficar de fora dessa lista! Quem já viveu a experiência de participar de um show do Coldplay sabe como essa banda é especial.

A Sky Full of Stars foi gravada para o sexto álbum de estúdio, Ghost Stories, lançado em 2014. Na produção, o DJ sueco Avicii. A música foi oficialmente lançada em 02 de maio de 2014 e é a primeira música Dance da banda. Avicii foi convidado por Chris Martin, o vocalista do Coldplay, para produzir e tocar piano. Só que os outros integrantes da banda não curtiram muito a idéia. Como a música virou um grande hit, tudo foi contornado.

  1. RELOAD – SEBASTIAN INGROSSO, TOMMY TRASH & JOHN MARTIN

Reload é um hit das pistas de 2012, que faz muito sucesso até hoje nas festas de casamento. A música foi escrita e produzida pelo DJ sueco Sebastian Ingrosso, em parceria com o produtor australiano Tommy Trash. Para cantar, a dupla convidou outro sueco, John Martin.

Essa não pode faltar quando o assunto é pista bombada!

  1. DON’T YOU WORRY CHILD – SWEDISH HOUSE MAFIA feat. JOHN MARTIN

Já que falei em Sebastian Ingrosso e em outro sueco, que tal falar do Swedish House Mafia? Esse foi um dos maiores fenômenos da Dance Music do início dos anos 2000.

Essa história começou com a reunião de quatro DJs da Suécia: Sebastian Ingrosso, Axwell, Steve Angello e Eric Prydz, que acabou se mudando para Londres e tinha muto medo de avião. Aí, o quarteto virou um trio.

No verão europeu de 2009 – de 22 de junho até 21 de setembo – eles tiveram a sua própria festa em Ibiza, chamada Dark Forrest, toda segunda na Pacha Ibiza. Eles estouraram diversos mega hits, entre eles, One (com Pharrell Williams), Miami 2 Ibiza (com Tinie Tempah), Save The World (com John Martin) e Don’t You Worry Child, também com vocal de John Martin e lançada em 2012, que na minha opinião é um hino dos anos 2000. A música vendeu 6 milhões de cópias pelo mundo.

No final de 2012 eles anunciaram uma pausa nos projetos do grupo e a separação definitiva aconteceu no dia 24 de março de 2013 no Ultra Music Festival. Em maio de 2019 eles voltaram a se reunir para uma mini turnê.

  1. WE FOUND LOVE – RIHANNA

Não é fácil escolher apenas uma música da Rihanna entre tantos hits consagrados. Mas, essa parceria com Calvin Harris é uma das minhas preferidas.

We Found Love faz parte do sexto álbum da artista e foi composta e produzida por Calvin Harris. Virou um dos grandes hits de 2011. A música teve a sua estréia na posição #16 no Hot 100 da Billboard e acabou batendo o recorde de permanência na posição #1 do iTunes em 29 países. Até então, Lady Gaga era a campeã, ficando na liderança de 23 países.

Rihanna e Calvin Harris também lançaram outras duas collabs, Where Have You Been e This is What You Came For.

  1. FEEL SO CLOSE – CALVIN HARRIS

Essa é uma das minhas músicas preferidas para incendiar uma pista! Não tem erro! O riff de guitarra é matador! Mais um grande hit das pistas de 2011 que é faixa do terceiro álbum do artista, intitulado 18 Months.

Calvin Harris é um artista completo: produtor, DJ, compositor e cantor. Esse escocês se tornou o DJ mais bem pago do mundo em 2013 e 2014, faturando 66 milhões de dólares em 2015.

Feel So Close tem vocal do próprio Calvin Harris e estreou na posição #2 na Irlanda e depois do Reino Unido, em agosto de 2011. A música acabou entrando nas paradas da Billboard e virou seu segundo grande sucesso nos Estados Unidos, logo depois de We Found Love com Rihanna.

  1. TITANIUM – DAVID GUETTA feat. SIA

Mega sucesso do DJ e produtor francês David Guetta, com vocal da cantora australiana Sia, Titanium era a última faixa do quinto álbum do Guetta, Nothing but the Beat. A música alcançou a posição #1 na Billboard em 7 de julho de 2012 e foi escrita por Guetta, Sia, Afrojack e Giorgio Tuinfort. Mas por trás desse sucesso, existe uma história muito curiosa.

Titanium seria a primeira música de trabalho do quinto álbum de David Guetta, Nothing But The Beat, lançado em agosto de 2011. Mas vazou na internet e acabou sendo regravada e relançada como a quarta música de trabalho do álbum, no final de dezembro.

Inicialmente, Sia gravou uma demo da música, que foi enviada para Mary J. Blige, Katy Perry e outras cantoras. A primeira pessoa que recebeu a gravação foi Katy Perry, mas achou a mensagem muito parcida com sua música Firework. Segundo o empresário da Sia, Jonathan Daniel, a música foi escrita para Alicia Keys. Só que Mary J. Blige acabou gravando e jogou na internet. Dizem que Guetta ficou tão irritado com o vazamento que decidiu mudar tudo e aí finalizou a música com a voz da própria Sia. E foi Katy Perry quem aconselhou Guetta a usar a voz da Sia.

A música alcançou a 1º posição em vários países, inclusive Estados Unidos e Reino Unido, virando o primeiro grande sucesso de Sia.

  1. LEVELS – AVICII feat. ETTA JAMES

Levels é mais uma música do DJ sueco Avicci na lista! Em dezembro de 2010 ele tocou a música pela primeira vez no programa Essential Mix da BBC Radio 1, numa versão instrumental. Enquanto sentia o retorno da crítica e público, trabalhava na versão final da música que tinha o vocal da Etta James. Avicii tocou a versão vocal no Ultra Music Festival em março de 2011 mas o lançamento oficial só aconteceu em outubro, indo direto para a posição #1 em diversos países, incluindo os Estados Unidos.

Na verdade, Levels contém trechos de Something’s Got A Hold On Me, uma canção gospel gravada por Etta James em 1962. Na mesma época, o rapper Flo Rida também usou o sample para lançar Good Feeling, o que acabou gerando muita confusão.

Etta James faleceu em 20 de janeiro de 2012 e foi eleita a 3ª melhor cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone, ficando atrás de Tina Turner e Aretha Franklin.

Para muitos críticos e fãs, Levels é a melhor música de Avicii e uma das melhores de EDM de todos os tempos.

  1. TREMOR – DIMITRI VEGAS & LIKE MIKE, MARTIN GARRIX

Dimitri Vegas & Like Mike é o nome de um projeto de música eletrônica formado pelos irmãos belgas de origem grega Dimitri Thiavaios (Dimitri Vegas) e Michael Thivaios (Like Mike) que ganhou grande projeção no festival Tomorrowland, na Bélica.

Eles já ocuparam a posição #1 no top 100 melhor DJ da DJ Meg e estouraram em 2013 com a música Mammoth. No ano seguinte, em 2014, se juntaram com o DJ alemão Martin Garrix para lançar Tremor, que foi usada como tema do festival Sensation, que aconteceu na Alemanha. Depois a música foi consagrada no Tomorrowland, ganhou suporte de vários DJs e acabou virando um dos hinos da música eletrônica.

  1. THIS GIRL – KUNGS Vs COOKIN’ ON 3 BURNERS

Esse grande hino dos casamentos não poderia ficar de fora! Essa música foi lançada no início de 2016 mas explodiu de verdade em Ibiza, no final do verão europeu.

A música This Girl foi originalmente gravada pelo trio australiano Cookin’ On 3 Burners em 2009, com um clima mais jazzístico. A versão do produtor francês Kungs deixou a música dançante e emplacou a posição #1 na França, antes de estourar em diversos países da Europa.

Uma curiosidade. No Brasil, a música viralizou depois que o saxofonista George Israel, do grupo Kid Abelha, foi filmado fazendo um Live Sax em pleno vôo, retornando na Bahia. Entre os passageiros, alguns famosos como a atriz Ísis Valverde e todos começaram a cantar “Pam, Pam, Pam, Pam, Pam, Pam”. Quando bateu nas redes sociais, explodiu!

Confira o video clipe oficial e um trecho do solo do George Israel.

https://www.youtube.com/watch?v=2Y6Nne8RvaA

https://www.youtube.com/watch?v=EZXr5XIb2gg

  1. PIECE OF YOUR HEART – MEDUZAfeat. GOODBOYS

Poucos artistas fizeram tanto sucesso nas pistas e sets dos DJs nos últimos dois anos com o Meduza. Esse trio de DJs italianos explodiu no verão de Ibiza em 2019 com a música Piece Of Your Heart, que tem vocal de outro trio, os ingleses do Goodboys. A música foi lançada no dia 1º de fevereiro de 2019 e logo foi para a posição #2 na parada de singles do Reino Unidos e posição #1 na parada Dance Club Songs nos Estados Unidos. Era um aquecimento para explodir no verão europeu que estava por chegar. E como previsto, virou o grande hit do verão 2019!

No final do ano o Meduza emplacou mais um hit, Lose Control e depois de um ano complicadíssimo, como foi 2020, eles emplacaram o terceiro single seguido, a música Paradise.

  1. SWEET DISPOSITION (Vintage Culture & Lazy Bear Remix) – THE TEMPER TRAP

Essa música foi gravada em 2008 mas tem uma história curiosa. A gravação original de Sweet Disposition pode ser classificada como Rock, já que o The Temper Trap é uma banda australiana de rock alternativo que surgiu em 2005. O sucesso de verdade só chegou em 2009, exatamente com Sweet Disposition.

O vocal maravilhoso de Dougy Mandagi, que também é o guitarrista da banda e nasceu na Indonésia, é uma das explicações para essa música ter feito tanto sucesso.

Em 2016, Vintage Culture remixou a música juntamente com Lazy Bear e soltou no SoundCloud como free download. Os DJs adoraram e o remix explodiu nas pistas! Um ano depois ele se apresentou no Ultra Music Festival no Rio de Janeiro e abriu seu set com a música. Recentemente o remix foi oficialmente lançado em todas as plataformas digitais.

  1. CLOSER – THE CHAINSMOKERS feat. HALSEY

Essa música foi lançada em 29 de julho de 2016 e logo foi parar na posição #1 das paradas Pop, Dance, Adulto Contemporâneo e Música Eletrônica. Closer foi escrita por uma galera e produzida pela dupla The Chainsmokers, que para muitos é um trio. Alex Pall e Andrew Taggart são os membros oficiais e ainda contam com a ajuda de um membro “não oficial” chamado Matt McGuire, que também é baterista e produtor dos shows. Para gravar a música, eles convidaram a cantora americana Halsey, que fez dueto com Andrew Taggart. O lançamento aconteceu no MTV Video Music Awards em junho de 2016.

Closer estourou no mundo todo mas nos Estados Unidos acabou virando o primeiro single #1 dos Chainsmokers e também de Halsey. A música ficou 12 semanas consecutivas na primeira posição do Hot 100 da Billboard, a parada músical mais importante da indústria da música. Depois, ficou 32 semanas entre as 10 mais do Hot 100 e bateu o recorde que até então era de LeAnn Rimes.

Além de todos esse sucesso que os números mostram, Closer teve uma grande importância na música dos anos 2000 por ser a primeira música eletrônica com uma levada mais lenta a fazer sucesso em todos os segmentos do mercado. Aí, começou uma corrida para repetir a fórmula do sucesso e praticamente todos os DJs do EDM passaram a lançar músicas mais lentas. Isso influenciou a música Pop de uma maneira geral até os dias de hoje.

  1. MEMORIES – DAVID GUETTA feat. KID CUDI

Escolher apenas uma música do Guetta é uma missão quase impossível. David Guetta foi o grande responsável por transformar a música eletrônica em Pop para explodir no rádio. Um hitmaker de primeira! Além de Titanium, que já aparece na lista, eu poderia escolher, por exemplo, When Love Takes Over com a cantora Kelly Rolland, uma das integrantes do grupo Destiny’s Child ou poderia escolher Without, em parceria com Usher. Ou, quem sabe, Sexy Bitch, com participação do Akon? Só para citar alguns exemplos. Mas eu escolhi Memories, lançada em com participação do cantor e rapper norte-americano Kid Cudi.

Memories chegou na posição #3 na Billboard, em 20 de novembro de 2010. O teclado dessa música levanta qualquer pista e eu sempre costumo tocar nas minhas festas. É certeza de pista bombada!

  1. SAVE ME – VINTAGE CULTURE& ADAM K feat. MKLA

Vintage Cuture é brasileiro e ao lado do Alok foi um dos grandes responsáveis pela explosão da EDM no país com o surgimento do Brazilian Bass. Atualmente está vivendo um dos melhores momentos da carreira, com vários hits e remixes internacionais sendo lançados. Eu poderia incluir na lista a música It Is What It Is com vocal da Elise LeGrow, que é sua nova música de trabalho, super bombada nos charts Dance pelo mundo. Poderia incluir vários outros hits de pista, mas Save Me, lançada em 2017, é uma das minhas preferidas do Vintage. Tem uma pegada underground que deixa o clima na pista muito especial e foi produzida em parceria com o DJ Adam K. O vocal sensual é da canadense MKLA.

  1. SORRY (James Hype Remix) – JOEL CORRY

Sorry do Joel Corry foi lançada no final de 2019 e ganhou várias versões remixes. Com a Pandemia e sem pistas para testar as músicas, vários DJs começaram a fazer Lives e algumas músicas foram se destacando. Quando algumas festas e eventos voltaram a acontecer, os DJs começaram a detonar Sorry na versão remix do James Hype. É um pouco mais pesada, mas é boa demais!

Importante destacar que o hit Dance de 2020 foi a música Head & Heart do DJ britânico Joel Corry. Essa música está desde junho na primeira posição na parada Dance do Reino Unido. Ele ficou famoso na Inglaterra depois do sucesso do reality Geordie Shore, transmitido pela MTV.

  1. CAN’T GET OVER (Remixes) – KASINO

Você deve estar pensando, mas eu dancei muito essa música em 2000 e pouco! É verdade! Can’t Get Over do Kasino foi lançada em 2005 e fez muito sucesso! Mas, os anos passaram e um meme viralizou na internet. Depois criaram um game, lançaram o trailer de um filme imaginário, vários remixes foram lançados e 15 anos depois o Kasino virou o fenômeno da internet no momento. Posso garantir que em 2021 você vai dançar muito com o Kasino.

A minha dica para o verão é a versão PRINSH & Balma Remix de Can’t Get Over, que só chega nas lojas digitais no final de janeiro.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!