1. Home
  2. /
  3. Viagens
  4. /
  5. Lua de Mel
  6. /
  7. Valencia para você!

Valencia para você!

por Redação IC
11 abr, 2015

Texto Cris Arataque e Elis Mendes

A uma hora e meia de trem de Madrid e três de Barcelona, a cidade de Valencia, a terceira maior da Espanha, atrai muito mais que artistas plásticos e fotógrafos que vem buscando o brilho único de sua luz. Banhada pelo azul do mar Mediterrâneo, Valencia soube como nenhuma outra cidade harmonizar os restos de seu passado com o que há de mais vanguarda em termos de arquitetura e encanta seus visitantes com sua impetuosidade, sofisticação e modernismo.

Contribuíram para dar o destaque turístico merecido e mostrar que Valencia é a bola da vez, o megaprojeto futurista da Cidade das Artes e das Ciências desenhada por Santiago Calatrava, um dos maiores nomes da arquitetura mundial é o maior cartão postal da cidade.
Cidade das CiênciasÀs margens de espelhos d’água azuis-turquesa se erguem atrações como um enorme planetário em forma de olho, um museu de ciências, uma das mais modernas casas de espetáculos do mundo, um jardim de sete mil metros quadrados e o maior aquário da Europa, com tanques recheados de tubarões, golfinhos e baleias.

Valencia AquárioValencia

Outro novo complexo à beira-mar, coroado pelo edifício Veles e Vents, projeto do arquiteto inglês David Chipperfield, foi executado para sediar a Copa América, maior e mais badalado evento de vela do mundo, que movimenta bilhões de euros a cada edição por trás de nomes como Louis Vuitton, Oracle ou Prada.

A cidade conta com a segunda maior concentração de edifícios modernistas da Espanha (atrás apenas de Barcelona) e com um centro histórico que está considerado como um dos maiores e mais carismático da Europa, onde pode-se apreciar a diversidade cultural e artística que tanto caracterizam a cidade. Percorra o bairro del Carmen, a Plaza de la Virgem, visite a Catedral e sua emblemática torre-campanário, o Miguelete, e a Lonja de Mercaderes, declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade.

Localizada na Plaza de la Virgen está a Catedral de Nossa Senhora da Valencia. De estilo principalmente gótico, a sua primeira construção data de 1262 mas foi sendo alterada e ampliada ao longo dos tempos até ao século XVIII onde alguns elementos barrocos foram acrescentados.

Catedral

É também conhecida como a «Seu», a entrada principal é feita pela Porta dos Ferros é a que está virada para a Plaza de la Reina, a sua fachada é a mais moderna e data do século XVIII, que se acaba por notar no estilo barroco mais trabalhado.

A nova cozinha fala espanhol 

O chef mais premiado do mundo é catalão. A única mulher a colecionar cinco estrelas concedidas pelo Guia Michelin é de Barcelona. O cozinheiro capaz de atrair todo o jet-set mundial durante o verão mantém seu restaurante na gastronômica San Sebastian. Entre os maiores expoentes da gastronomia mundial, Ferran Adriá, Carme Ruscadella, Martin Berasategui e o novo 3 estrelas Quique da Costa têm, em comum, a nacionalidade.

Na terra da paella, das laranjas e da festa das Fallas, no mês de março, quando bonecos gigantes são queimados numa das maiores festas de rua do país, a seara gastronômica é também um dos grandes atrativos. A situação geográfica da cidade a convertem num lugar privilegiado para os amantes da boa mesa.

Valencia está muito próxima do mar, da horta, de regiões úmidas e também da serra, com o qual tem uma oferta ímpar de produtos da terra e do mar. Em uma viagem a Valencia impossível resistir a tamanha oferta gastronômica, sendo assim, vale experimentar a comida do estrelado La Sucursal, localizado no prédio do IVAM Instituto Valenciano de Arte Moderna, no comando das panelas o chef Jorge Bretón transforma como ninguém a matéria prima da horta e do mar.

Galera The Westin Valencia

Para os apaixonados em Gastronomia, é imperdível o Curso de Culinária, onde você aprenderá fazer a famosa Paella Valenciana, com direito a compras com o Chef no mercado da cidade.

Valencia

DICAS

• Para descobrir o fascinante processo, totalmente artesanal, que dá vida às esculturas Lladró, faça uma visita guiada com hora marcada.

• Experimentar a horchata de “chufas”, bebida típica com gosto de amêndoas, acompanhada de fartons, biscoito doce, na tradicional horchateria El Siglo – Rua de Santa Catalina, 11, no centro. A casa funciona desde 1836.

• Ir até La Albufera, parque natural localizado a 10 km ao sul da cidade, e saborear a autentica paella no premiado restaurante Cañas y Barro (El Palmar – Caudete, 9).

• Fazer compras nos bairros Del Carmen e o de Ruzafa. Neste último não param de pipocar muitas lojas, restaurantes e galerias de arte. A oferta de leques e cerâmica de Manises, típica da região é bem interessante.

• Se você é aficionado por moda não deixe de visitar a loja do estilista Francis Montesionos (C/Conde de Salvatierra, 25).

• Visitar ao menos um destes mercados: o Mercado de Colón, recém-reformado, o Mercado Central ou El de Mosens Sorell, os três são dignos de visita.

Cris Arataque e Elis Mendes

História e modernidade, tudo em um só lugar! Já dá vontade até de começar as fazer as malas, não é? Então não perca tempo e confira os hotéis e agências que a Inesquecível Casamento indica para um lua de mel incrível como uma viajem para Valencia!

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC