1. Home

Encantadora Áustria

por Redação IC
24 abr, 2015

Saímos de Viena, majestosa capital da Áustria, para conhecer o interior deste país que mais parece saído de contos de fadas, onde cidades medievais espalham-se entre belas paisagens. Quando o carro começou a deslizar pelas estradas, eu me senti muito feliz, estava realizando um sonho, conhecer o cenário de filmes que me marcaram para sempre: A Noviça Rebelde e a trilogia de Sissi, Imperatriz da Áustria.

Paramos em Graz, cidade rica de história, fundada pelos romanos, hoje importante centro econômico do país.  A harmonia entre a arquitetura moderna e as construções medievais é perfeita. No meio de Graz tem a grande colina, Schlossberg , que quer dizer castelo-montanha, porque no alto da montanha havia um castelo, que foi quase todo demolido pelas tropas de Napoleão, restando a  famosa Torre do Relógio, do século 13. Ao pé da colina fica a antiga  cidade, Patrimônio Mundial da Unesco, considerado o mais bem conservado centro histórico do mundo.

Hauptplatz Graz

Tudo me encantou, a vista de cima da colina, a Rathaus (Prefeitura), a Catedral, a Hauptplatz (praça principal), Franziskanerkirche (Igreja dos Franciscanos), enfim valeu termos conhecido Graz.

Rathaus Graz

Depois de dois dias partimos em direção a Hallstatt, também Patrimônio Mundial, perfeito cartão postal! Imperdível! Fica em Salzbergwerk, região de lagos, montanhas e muitas minas de sal que são exploradas desde antes de Cristo. Fomos visitar a mais antiga do mundo, que fica no monte Rudolfsturm. Subimos de teleférico , apreciando a vista, lá chegando tivemos que colocar macacões como os de mineiro para o passeio feito em trenzinho. Foi muito interessante, pois vimos como era a produção de sal  há milênios e como é atualmente. A mina é muito grande e as descidas muito inclinadas, a sensação é de que vamos saltar por cima do trenzinho, o passeio acabou ficando animado como num parque de diversões…

HallstattHallstatt IIRua e igreja em Hallstatt - ÁustriaSubindo para mina no teleferico  Hallstatt  - Áustria

Almoçamos em Hallstatt e depois partimos para o  Schloss Fuschl, a Luxury Collection Resort & Spa, um castelo de 1450 transformado num luxuoso resort à beira do lago, que serviu de cenário para uma parte do filme Sissi, a Imperatriz.  Passamos alguns dias nesse maravilhoso lugar e de lá saíamos para explorar a bela cidade de Salzburgo.

Hotel Schloss Fuschl IHotel Schloss Fuschl II

Salzburgo, Patrimônio Mundial, é conhecido como a terra de Mozart, um dos maiores compositores do mundo, por isso a música faz parte intensamente da vida cultural e na época de verão turistas invadem a cidade para o Salzburger Festspiele, festival de ópera, música erudita e teatro.

Rua em Salzburgo e  casa de Mozart

Fomos ao forte medieval, Festung-Hohensalzburg, erguido no século XI no topo de uma falésia. Subimos no funicular e voltamos a pé pelas ruelas da fortaleza, uma verdadeira cidade.

Almoçamos com a vista deslumbrante de Salzburgo, depois de nos encantarmos com  o Golden Hall, um salão com teto em ouro imitando um céu estrelado, onde eram servidos banquetes suntuosos, hoje em dia é o salão dos concertos na fortaleza.

Forte medieval de  SalzburgSalzburg vista do forte medieval

Salzburgo é uma cidade linda e seu centro histórico deve ser explorado a pé. Andamos muito e vimos verdadeiras jóias como a  Abadia de São Pedro e o mosteiro beneditino, do ano 700, a magnífica Catedral, de 1614, a Franziskanerkirche, Igreja de São Francisco, a casa de Mozart. Parávamos de vez em quando para comer uma torta ou chocolate, beber um licor Mozart ou uma xícara de chocolate.

Visitamos o Palácio Mirabell, de 1606, que foi um dos cenários do filme A Noviça Rebelde, atualmente é onde fica a Prefeitura e o Conselho Municipal. Tem jardins maravilhosos com muitas esculturas e de lá se avista o Festung-Hohensalzburg.

Jardins de Mirabel Salzburg

Deixamos o Schloss Fuschl com muita pena de sair desse hotel , mas tínhamos que seguir para Linz, outra encantadora cidade da Áustria, que no século XVI foi um importante centro comercial. O quarteirão antigo da cidade é bem conservado com belas fachadas e edifícios históricos e a Hauptplatz é uma das maiores praças medievais da Europa.

Loja em Linz

O contraste entre o antigo e o moderno torna a cidade mais charmosa. O museu Lentos Kunstmuseum  Linz tem uma bela arquitetura contemporânea e é um dos mais importantes museu de arte moderna da Áustria com obras de dois famosos artistas austríacos: Gustav Klimt e Egon Schiele. Fica à margem do Danúbio, perto do Sala de Concertos Brucknerhaus, o que o torna mais interessante ainda.

Museu em LinzLinz

Nossa tour pela Áustria estava terminando, chegara a hora de voltar, mas não podíamos deixar de conhecer a magnífica Abadia de Melk, às margens do Danúbioportanto, antes de retornar à Viena, paramos por algumas horas para visitá-la.

Abadia de MelkDeslumbrante é pouco para descrever essa abadia, cujas obras de arte equiparam-se as dos melhores museus religiosos do mundo.

Abadia de Melk arte interior

Ficamos impressionados com a biblioteca, são 12 salas, com manuscritos, incunábulos (os primeiros livros impressos) e obras editadas desde o século XVI, porém a maior atração é a igreja barroca, ricamente  trabalhada, com o objetivo de glorificar a Deus…

Abadia de Melk patio interno

Áustria um país de sonho. Ver belas paisagens, passear por cidades medievais, conhecer magníficos mosteiros, castelos e palácios, visitar museus excepcionais  tornaram nossa viagem inesquecível.

Cenários de cinema, literalmente, e uma história rica! Desfrute tudo o que a Áustria tem a oferecer a sua lua de mel com os hotéis e agências mais indicadas pela Inesquecível Casamento.