Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Mykonos e Santorini, ilhas gregas que você precisa conhecer

Por  |  0 Comentários



Durante uma lua de mel na Grécia, é imprescindível reservar alguns dias para conhecer as ilhas de Mykonos e Santorini. Veja um roteiro completo!

Na semana passada, a trouxe um roteiro completo para casais que pretendem passar a lua de mel em Atenas. Nesta quarta-feira, o passeio pela Grécia fica completo com dicas imperdíveis para conhecer Mykonos e Santorini, suas ilhas mais cobiçadas – e donas de algumas das paisagens mais bonitas do mundo.

MYKONOS

Sofisticada, alegre e exuberante. Assim é Mykonos, a ilha mais visitada da Grécia, famosa por suas praias deslumbrantes e por possuir o que pode ser considerada a mais badalada vida noturna de todo o país.

Graças a seu espírito livre e cosmopolita, Mykonos tornou-se muito popular entre comunidades alternativas internacionais. A cidade de Chora, capital da ilha, compreende um moderno porto de pescadores, com casas brancas, mais de 300 igrejas,  lojas de artesanato e pequenas tavernas e cafés.


Cercada pelo Mar Egeu, a paisagem dominante é de intenso contraste entre as típicas casas brancas em formato de cubos e as inúmeras cruzes e domos das igrejas da ilha – tudo isso emoldurado pelo mar, profundamente azul


Segundo a mitologia, foi em Mykonos que o herói Hércules, filho de Zeus, derrotou os gigantes para tornar-se um Deus. Reza a lenda que as enormes rochas da ilha são na verdade, os corpos petrificados dos gigantes derrotados.

​​O que fazer por lá?

​​1. Praias: Mykonos possui dezenas de praias – algumas mais cheias e outras menos, mas todas têm em comum um incrível mar transparente. Além das belezas e do prazer de simplesmente desfrutá-las, as praias mais concorridas oferecem também atividades diurnas e intensa vida noturna. Aulas de yoga, bares, restaurantes, música… tudo acontece na praia.

As praias do sul são as mais protegidas do Meltemi – o vento cicládico – e por isso as mais frequentadas. As do norte, mais atingidas pelos ventos, acabam ficando mais reclusas e são procuradas por visitantes em busca de maior privacidade. Esportes aquáticos são oferecidos na maioria das praias do sul.

Praias em Mykonos - Foto Teresa Perez ToursPraias em Mykonos - Foto Teresa Perez Tours

2. Venetía: mais conhecido como pequena Veneza, é considerado o bairro dos artistas. Aqui, as casas altas têm balcões pintados que se projetam sobre o mar. Na praça principal, chamada de Platéia Aléfkandra, fica a grande catedral ortodoxa de Panagía Pigadiótissa.

​3. Panagía Paraportianí: mais famosa igreja da ilha, foi erguida no portão dos fundos (parapórti) de um forte medieval. Ela é composta por quatro capelas no andar térreo e outra no andar de cima. Parte da igreja foi construída em 1425 e o restante nos séculos XVI e XVII.

lua-de-mel-na-grecia-paraportiani-foto-teresa-perez-tours

​4. Delos: pequenina e desabitada, Delos é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Grécia. Centro religioso e político do mar Egeu na Antiguidade, esta pequena ilha hoje é inabitada e fica bastante próxima a Mykonos. De acordo com a lenda, foi lá que Leto deu à luz a deusa Ártemis e o deus Apolo.

Por volta do ano 700 a.C., Delos se destacava por sua importante religiosidade, sendo considerada um centro de peregrinação. Hoje, é um museu arqueológico a céu aberto, com mosaicos e ruínas de mármore cobertas por flores na primavera.

lua-de-mel-na-grecia-delos-foto-teresa-perez-tours

Onde se hospedar?

Kirini My Mykonos Retreat: só a piscina com a magnífica vista sobre o Mar Egeu já seria motivo suficiente para se hospedar no My Mykonos Retreat. Próximo à cosmopolita Praia de Ornos, o hotel combina a arquitetura das Cíclades a detalhes contemporâneos, com suítes equipadas e facilidades modernas. No restaurante Anthos, os hóspedes provam o melhor da gastronomia mediterrânea.

Kirini Mykonos - Foto DivulgaçãoKirini Mykonos - Foto DivulgaçãoKirini Mykonos - Foto Divulgação

Restaurantes imperdíveis

1. Niko’s Tavern: praticamente uma instituição de Mykonos, serve comida grega, frutos do mar e peixes. O clima é totalmente local e informal, ótimo para conhecer a vibe da cidade logo no início da viagem.

2. M-eating: a culinária grega local ganha temperos e interpretações contemporâneas, sob o ponto de vista do chef. A cordialidade no atendimento ressalta a fama do restaurante, frequentado por locais e turistas.

​3. Cavo Tagoo: é só chegar ao restaurante para perder o fôlego com a paisagem, que inclui uma piscina infinita que se junta ao azul do mar grego. A fusão entre a culinária internacional e as receitas gregas fazem de Cavo Tagoo um dos restaurantes mais famosos da ilha.

SANTORINI

Considerada por muitos como a mais romântica de todas as ilhas gregas, Santorini – também conhecida como Thira – foi formada pela erupção de um vulcão há mais de 3 mil anos. Antes da explosão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região, destruindo cidades na ilha de Creta, a mais de 100km de distância.

lua-de-mel-na-grecia-santorini-foto-teresa-perez-tours

A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira e de Oia (pronuncia-se Ia), a cidade mais fotografada de toda a Grécia.

Um caminho estreito e íngreme leva do porto a Fira, onde há restaurantes, bares e uma animada vida noturna. De Fira, pela beira do penhasco, chega-se a Oia, marcada pelas singelas construções brancas e seus incontáveis domos azuis. Todas as praias ficam do lado oposto à cratera.

lua-de-mel-na-grecia-igrejas-de-santorini-foto-teresa-perez-tours


Como em outras ilhas do grupo das Cyclades, Santorini tem um grande número de igrejas, totalizando 250 templos. A arquitetura eclesiástica está presente, misturada a outras influências e incrementadas pela criatividade dos artesãos locais


As praias de Santorini

As praias estão distribuídas ao longo das costas leste e sudeste da ilha, cada uma com características especiais.  A maioria das praias possui infraestrutura e oferecem cadeiras, guarda-sóis e opções de esportes náuticos.

1. Praia Vermelha: é uma das mais famosas e também uma das mais impressionantes. Resultado de erupções vulcânicas, exibe penhascos verticais únicos e areias em diferentes tonalidades de vermelho – o que, em contraste com o mar cristalino, cria um visual ímpar.

lua-de-mel-na-grecia-praia-vermelha-foto-teresa-perez-tours

2. Praia Branca: com a possibilidade de chegar de barco ou até mesmo a pé a partir da Praia Vermelha, a Praia Branca possui características semelhantes à sua vizinha, exceto pelas areias alvas e a tranquilidade.

3. Perissa e Perivolos: são as praias mais badaladas de Santorini. Juntas, formam a mais longa faixa de areia negra da ilha. As duas contam com uma variedade de tavernas e restaurantes.

lua-de-mel-na-grecia-praia-perissa-foto-teresa-perez-tours

Onde se hospedar?

Kirini Suites & Spa: está localizado no vilarejo de Oia (Ia), sobre uma colina com vista para as ilhas vulcânicas, uma das mais impressionantes do Mar Egeu. Sua arquitetura típica das ilhas gregas combina harmoniosamente o charme antigo com as facilidades modernas. No spa, os visitantes relaxam com terapias e tratamentos para o bem-estar.

lua-de-mel-na-grecia-kirini-santorini-foto-divulgacao

Kirini Santorini - Foto DivulgaçãoKirini Santorini - Foto Divulgação

Restaurantes imperdíveis

1. 1800: no alto de uma falésia no extremo norte de Santorini, em uma mansão do século XVIII, o restaurante 1800 proporciona uma vista deslumbrante para a Caldera. Combina ingredientes locais com técnicas gastronômicas atuais e é especializado na saborosa cozinha mediterrânea.

2. Anthòs: sua culinária é baseada na cozinha grega e tem influências mediterrâneas. A carta de vinhos é um dos diferencias, já que é seleta e exclusiva. À mesa, aromas e sabores da costa europeia satisfazem os clientes.

3. Ambrosia: o almoço ou o jantar no terraço proporciona um cenário admirável enquanto se sente o frescor da brisa marítima. No cardápio, o equilíbrio entre pratos mediterrâneos, frutos do mar e receitas vegetarianas se completam e oferecem o melhor para diferentes gostos.

Conseguimos te convencer de que apostar em uma lua de mel na Grécia pode ser a pedida perfeita? Aproveite para ver outros roteiros completos na coluna Honeymooners!


Créditos

1 a 6 e 10 a 13-  |  7 a 9 e 14 a 16- Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 25 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>