Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Lua de mel: o romantismo de Ljubljana e Bled, na Eslovênia

Por  |  0 Comentários


A viagem de lua de mel é sempre um momento especial, e mais especial ainda é visitar um destino que parece ter saído de um verdadeiro conto de fadas.

Cityscape of the Slovenian capital Ljubljana.

Não é exagero afirmar ser o caso da Eslovênia. Dividindo fronteiras entre Hungria, Áustria, Croácia e Itália, o país do Leste Europeu é banhado pelo Mar Adriático e perfeito para uma viagem a dois. E motivos para isso não faltam: a beleza cênica das suas paisagens formadas por florestas, lagos, montanhas dos Alpes Julianos e campos floridos a perder de vista, e ainda a arquitetura clássica das pequenas cidades, com pitadas de atmosfera medieval, representada por castelos construídos em altas colinas. Duas cidades são o destaque: a capital Ljubljana – que proporciona um clima romântico e muitas opções de cultura e arte -, e a charmosíssima Bled, localizada ao redor de um dos mais famosos lagos da Europa, do qual herdou seu nome. Conheça nossas dicas para uma viagem inesquecível pelos cenários eslovenos.

O que ver em Ljubljana

Na língua eslovena, a palavra Ljubljana significa “amada” e, com certeza, quem visita a capital e centro cultural da Eslovênia, não poderia voltar da cidade com outro sentimento. A começar pela recepção calorosa do seu povo, sempre simpático e acolhedor. Tamanha hospitalidade tem uma explicação – mesmo sendo de médio porte, a cidade é pitoresca e vibrante ao mesmo tempo, já que tem tudo o que uma metrópole proporciona, mas ainda preserva a atmosfera e o charme de cidades menores.

Cityscape of the Slovenian capital Ljubljana.

E Basta um pequeno passeio por suas ruas para perceber que Ljubljana é cheia de surpresas agradáveis: ótimos restaurantes, igrejas históricas, um rico legado artístico, arquitetura clássica e belíssimos castelos. A cidade também possui uma rica herança medieval, bem como numerosos edifícios renascentistas e barrocos. Talvez o Castelo de Ljubljana seja o edifício mais marcante da cidade. Datado do século 12, teve parte demolida e já reconstruída no século 15, tendo sido incorporado a uma capela. O legal é subir até a torre para apreciar o skyline da capital, é de onde se tem a vista mais bela! O castelo recebe inúmeras exposições durante o ano, por isso, também desponta como um dos grandes espaços artísticos de Ljubljana.

Panorama of the Slovenian capital Ljubljana at sunset.

Além do legado medieval, são inúmeros os museus, galerias de arte, teatros e outros estabelecimentos culturais. Vale a pena dar um pulo na Galeria Nacional, que guarda a principal coleção de arte da Eslovênia – são obras dos séculos 17 a 19, réplicas de afrescos da Idade Média e impressionantes estátuas góticas. Outro museu que promete agradar os casais que amam arte e arquitetura é a Casa e Museu de Plečnik, dedicada ao arquiteto esloveno Jože Plečnik, que trabalhou em vários projetos presentes hoje em Ljubljana. A casa e estúdio onde o arquiteto viveu e trabalhou está como ele deixou, com seus móveis, espaços de trabalho e objetos pessoais. O museu possui algumas curiosidades, como o quarto projetado para ser o mais frio da casa e assustar visitantes indesejados.

Ljubljana, Slovenia – May 20, 2018: The main building of the National Gallery of Slovenia in Ljubljana, Slovenia

E que tal conhecer um pouco da história da Eslovênia? O Museu Nacional de História Contemporânea da Eslovênia fica instalado no Cekin Masion, um lindo palacete do século 18. O local aborda os principais acontecimentos que influenciaram o país durante o século 20 até hoje, exibindo exposições sobre as Guerras Mundiais, eras políticas e sobre a independência. A Catedral de São Nicolau também é uma boa pedida para conhecer um pouco da história e do lado religioso da cidade. A igreja está na Praça Pogacarjev e foi construída no século 13, mas só ficou completamente pronta no século 18. Por dentro, chama a atenção pelos detalhes em mármore rosa e estuque branco e dourado, com afrescos do século 19. Não deixe de fazer uma visitinha também ao Mosteiro Franciscano e à Igreja da Anunciação, dois dos edifícios que mais contribuíram para a construção da Praça Presernov, a principal da cidade. Ljubljana ainda pede um passeio a pé: o seu centro histórico é uma atração à parte, a região é cortada pelo Rio Ljubljanica, que rende uma ótima caminhada por suas margens em direção à Praça Prešeren, outra das mais conhecidas da capital. 

A portion of the ceiling at St. Nicolas Cathedral in Ljubljana, Slovenia. The fresco was painted by Giuglio Quaglio between 1703-1706 and is a favorite of tourists and parishioners visiting the church.

Franciscan Church and Prešeren Square. Ljubljana, Slovenia

O que ver em Bled

Island Bled, Slovenia

A 40 minutos de Ljubljana, quase na fronteia com a Áustria e Itália, está Bled, uma das cidades mais conhecidas da Eslovênia, famosa pelo belíssimo lago Bled, formado com o degelo do fim da última era glacial. É possível que esse seja um dos cenários mais fotografados do país – no centro do lago há uma ilhota que abriga uma igreja rodeada de vegetação. Além do lago, a cidade é cheia de ruelas e está cercada por paisagens naturais lindíssimas, desde a sua floresta de pinheiros, que vai aonde a vista alcança, aos Alpes Julianos e seus picos nevados como pano de fundo… Imponente na paisagem também está o Castelo de Bled, o mais antigo da Eslovênia, construído durante a Idade Média e localizado em um penhasco rochoso de 130 metros de altura.

“bled series, famous bled’s castle on the cliff above bled’s lake, slovenia, europeCHECK OTHER SIMILAR IMAGES IN MY PORTFOLIO….”

Fora a vista, que inspira momentos românticos, o castelo tem um restaurante com terraço, adega, um museu e exibe diversas exposições ao longo do ano. Para aproveitar a natureza encantadora, caminhadas, passeios a cavalo, de bicicleta e trilhas são ótimas pedidas. Em Bled, outro passeio super recomendado para os casais é o de pletna – um barco típico esloveno de madeira -, que navega do lago Bled até a cidade vizinha de Bohinj – outro belo destino que inspira romance! Por lá, vale fazer um passeio de teleférico, que parte do lago e sobe a montanha Vogel. Não deixe de contemplar a inesquecível vista. Entre Bled e Bohinj está o Parque Nacional do Triglav, um dos mais antigos parques europeus – é lá que está o Monte Triglav, o ponto mais alta do país com 2864 metros de altura.

Green water, Zelenci, Triglav National Park, Gorenjska, Julian Alps, Slovenia, Europe,no logos,Nikon D850

“bled series, famous bled’s castle on the cliff above bled’s lake, slovenia, europeCHECK OTHER SIMILAR IMAGES IN MY PORTFOLIO….”

Traditional Pletna boat on the Bled lake. A boat that transports tourists to the island where the church Assumption of Maria is located.In the background is the famous old castle on the cliff.Slovenia

Onde ficar

InterContinental Ljubljana

O InterContinental Ljubljana tem localização privilegiada, a poucos passos do centro histórico. Considerado o hotel mais alto de Ljubljana, proporciona suítes com excelentes vistas para a cidade, além de dispor de um spa com tratamentos diversos e piscina. O destaque da gastronomia fica por conta do sofisticado restaurante B-Restaurante e Bar, voltado para a culinária eslovena e instalado no vigésimo andar do hotel, com janelas panorâmicas.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.