Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

De Douro a Santiago de Compostela: lua de mel na Galícia

Por  |  0 Comentários


A Galícia, ao norte de Portugal e noroeste da Espanha, desponta como uma das regiões mais surpreendentes da Península Ibérica. Única com fiordes nessa parte do continente, em muitos pontos, lembra até mesmo os países nórdicos.

Junto com a cena gastronômica – a Galícia é considerada a capital gastronômica da Espanha -, o cenário litorâneo está entre os highlights – muitas das praias mais belas de toda a Europa estão aqui. Mas é em seu legado histórico que essa região autônoma da Espanha mais se destaca. No passado, foi habitada pelos míticos celtas, povo que deixou como legado inúmeros sítios arqueológicos, e os romanos construíram charmosas catedrais e igrejas em praticamente todas as cidadezinhas – muitas delas localizadas nos caminhos que levam a Santiago de Compostela, que reúne certa atmosfera romântica e belezas a perder de vista. Já nas Rias Baixas, os fiordes exibem formações rochosas bem onde o mar se encontra. Sim, não faltam motivos para conhecer essa região tranquila e pouco visitada na lua de mel. Começando por Portugal, no Vale do Douro, destino que reúne vinhedos, paisagens deslumbrantes e população agradável. Conheça e apaixone-se.

Douro, Portugal

Percorrer essa região ao nordeste de Portugal é fazer uma viagem no tempo. Cortada pelo Rio Douro, a terra fértil e esverdeada cobre a paisagem quase por inteira. Com seus inúmeros vinhedos, aqui nasceu o célebre Vinho do Porto, reconhecido como um dos melhores do mundo. Vale a pena apreciar o Vale do Douro e conhecer a arquitetura de seus conventos e igrejas, seu artesanato rústico e saborear a genuína gastronomia portuguesa. No Vale do Douro está a Rota do Vinho do Porto, que passa por vinícolas e museus que contam a história do vinho mais famoso do país.

Em Lamego, no Vale do Douro, está a Capela de São Pedro de Balsemão, a mais antiga igreja de Portugal que ainda está de pé. Construída no século 7, a arquitetura e decoração interna, junto com seus misteriosos símbolos, fazem dela parada obrigatória. Ainda em Lamego, o Museu de Lamego é um dos melhores museus fora de Lisboa e do Porto. Instalado em um palácio do século 18, apresenta obras do pintor português Vasco Fernandes. Já na emblemática Rota dos Vinhos, é possível conhecer as inúmeras vinícolas que ajudaram dar fama à região.

Onde ficar

Six Senses Douro Valley

O hotel Six Senses Douro Valley está instalado em uma casa do século 19, no coração da região do vinho do Porto. Uma combinação tão eclética quanto harmoniosa de fachadas tradicionais com design moderno agrupam belos apartamentos, suítes e 21 villas privativas, com vistas exclusivas da envolvente paisagem. A experiência gastronômica especial está garantida em dois restaurantes, um bar e um pool bar que justificam a fama do Douro de ser a melhor representante da gastronomia portuguesa. No spa, o hotel contempla 10 salas de tratamentos a base de produtos naturais, como água, pedra e madeira. As piscinas, aquecida e com serviço de bar, proporcionam ainda mais conforto e bem-estar.

Santiago de Compostela

Na região da Galícia, na Espanha, Santiago de Compostela é monumental e grandiosa, mesmo sendo pequena. Sua arquitetura é charmosa, remetendo ao estilo gótico e romano, exibindo ares renascentistas em cada esquina: a cidade possui 40 igrejas! Uma curiosidade, é que a cor das suas construções variam de acordo com a luz do sol – ora está esverdeada, ora marrom, e ora cor de ouro. No centro, a Praza de Obradoiro é imponente, construída inteira com granito. Em algumas regiões do ano, é possível ver os peregrinos católicos visitando a cidade e suas catedrais para cerimônias católicas. A gastronomia possui uma identidade própria, assim como a língua galega, falada exclusivamente na Galícia. Região com forte cultura de pesca, os frutos do mar estão fortemente presentes na maioria nos menus dos restaurantes. Quem visita a cidade pode conhecer, próximo a Santiago de Compostela, alguns vilarejos que compõem a rota que se percorre até lá e reúnem romantismo – e até mesmo um toque de mistério – na medida certa. São ótimos para se visitar a dois!

Tui

Ao sul da Galícia, na fronteira com Portugal, Tui é uma cidade medieval cujas tradições romanas são ainda muito fortes. A cidade foi capital do Reino da Galícia durante a Idade Média e é a porta de entrada do caminho até Santiago de Compostela. É ideal para fazer passeios a pé e contemplar suas charmosas ruas medievais.

Castelo de Soutomaior

Metade fortaleza medieval, metade do palácio neo-gótico do século 19, Soutomaior é uma verdadeira cidade medieval que sobreviveu ao tempo. Seu castelo é formado por duas torres ligadas por muralhas e um belo pátio. O local é um dos mais belos e icônicos da região da Galícia.

Pontevedra

Pontevedra possui um centro histórico repleto de praças singulares, e edifícios que sobreviveram ao tempo. Na cidade estão os mais diversos estilos arquitetônicos, românico, gótico e barroco, escondendo verdadeiros tesouros em cada esquina.

Combarro

Nos séculos 4 e 5 antes de Cristo, Combarro era lar do povo celta. Atualmente, sua maior riqueza está centrada em suas vinícolas devido à excelente qualidade da terra. Hoje, a região faz parte de um dos maiores produtores de vinho da Espanha.

Onde ficar

A Quinta da Auga

O hotel Quinta da Auga é um dos mais charmosos de Santiago de Compostela. Instalado em um edifício do século 18, junto ao Rio Sar, é cercado por belos cenários naturais e perfeito para se esquecer da rotina em uma viagem romântica. A decoração clássica dos quartos e suítes e o spa com diversas linhas de tratamento baseadas em técnicas tradicionais chinesas e hidroterapia são destaques junto à gastronomia especializada na culinária galega tradicional. Para os casais, são proporcionados serviços especiais para a lua de mel e cerimônias de casamento.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.