1. Home
  2. /
  3. Inspire-se
  4. /
  5. Diversos
  6. /
  7. IC Week Curitiba 2017:...

IC Week Curitiba 2017: dicas para a “Produção de Eventos”

por Redação IC
20 maio, 2017

Mesa redonda sobre “Produção de Eventos”, lota o Teatro IC no primeiro dia do IC Week Curitiba.

A tradicional mesa redonda de Produção de Eventos do IC Week Curitiba 2017, contou com o produtor Rodrigo Ono, da Ryo Eventos, Marieli Rondeau, da ME Movelaria, Thaise Cristina, da Arte Holográfica, Bárbara Trevisani, da Bárbara Trevisani DocesFinos e o dj Kaique Fernandes falaram de diversas etapas do planejamento da festa de casamento.

Quanto tempo antes deve contratar o profissional?

  • Rodrigo Ono: Dois anos, mínimo de um ano. Com a crise temos visto um tempo menor de procura, chegando até seis meses, mas às vezes o profissional não tem data, e o tempo facilita planejar o pagamento e contratar todos os profissionais que os noivos gostariam de ter na sua festa.
  • Marieli Rondeau: Para nós é importante fechar o contrato com 1 ano ou 6 meses de antecedência, principalmente se formos fazer móveis sob medida para a festa, e para programarmos a logística. Mas como conseguimos atender mais de uma festa por dia, temos uma agenda mais flexível que a de profissionais como o Rodrigo ou o Kaique, que precisam estar presentes na festa de casamento.
    Para programar logística
  • Thaise Cristina: Já fechei pista de um dia para o outro, mas temos estrutura para atender isso. Um trabalho mais personalizado, no entanto, leva mais tempo.
  • Bárbara Trevisani: Percebemos uma mudança no mercado, as noivas costumavam fechar os doces com dois anos ou um ano de antecedência, atualmente temos clientes que entram em contato conosco até 4 meses antes do casamento.
  • Kaique Fernandes: Como só consigo atender uma festa por noite, minha agenda é bastante concorrida. O ideal é fechar o contrato com até um ano antes do casamento, para garantir a agenda. Casamentos quinta e domingo tem se tornado bastante populares, isso reduz o tempo para fechamento de contrato, que pode ser feito com até seis meses de antecedência.

TENDÊNCIA: Mudar as datas, para facilitar a agenda dos profissionais. Casar em dia de semana está em alta!

E para as reuniões, vale e-mail e WhatsApp?

Rodrigo: Faço uma reunião por mês, mas depende muito da noiva. Tem aquelas que são mais decididas e já sabem tudo que querem, e tem outras que têm mais dúvidas, então precisam de mais tempo. Também é muito bom receber as referências delas, assim entendemos melhor o estilo e desejos para o dia do casamento.
Thaise: Faço praticamente tudo via e-mail. Tomo muito cuidado com o WhatsApp. Primeiro porque é necessário bom senso e respeito de horários, além do que formalização de contratos ou pedidos podem ser perdidos. Então prefiro ficar com o bom e velho e-mail mesmo.
Kaique: Converso diariamente com minhas noivas no WhatsApp, recebo áudios de músicas até 3 horas da manhã. (risos)

DICA: grupo de noivas no WhatsApp tem dicas, informações e indicações de profissionais com até 3 mil noivas!

Qual é o cálculo do bolo e dos doces de casamento?
Barbara: no Paraná calculamos 50 porcento. Ou seja, 100 fatias de bolo para 200 convidados. A mesa de doces é muito bem servida e o bolo sai pouco. Mas em Santa Catarina o cálculo é de 100%, para 200 convidados, 200 fatias de bolo. Para os doces calculamos 8 por pessoa, deixando a mesa bem farta e sempre bela.

ATENÇÃO: Congelar bolo para comer um ano depois do casamento não pode!
Quantidade de doces, 8 doces por pessoa e o mínimo

Tem horário para abrir a mesa de doces?

Rodrigo: Não tem uma abertura oficial, mas  tomamos um cuidado para não estragar muito cedo, não existe reposição, colocamos todos os doces desde o início da festa, o doce é a sobremesa e deve durar até o fim da festa!

DESTAQUE: A mesa de doces é o ponto focal da decoração da festa, por isso a mesa precisa estar farta e bonita a noite toda.

IC Week Curitiba 2017: Mesa Redonda de Produção de Eventos - Foto: Andrea Paccini

Como manter a animação da festa de casamento?

Kaique: O bar e a pista de dança são os pontos altos da festa. Por isso deixar o bar próximo a pista é muito legal. Não acho legal ter um sofá perto da pista, por exemplo, essa estratégia de posicionamento de pista é fundamental para o DJ. Sempre tem aquela briga com o decorador que coloca o dj embaixo da escada. (risos). Mas o decorador vê a parte estética, mas temos que pensar que 2/3 da festa são na pista de dança. Deixar a mesa de doces próxima da pista também ajuda o movimento da festa. É importante delimitar o espaço da pista de dança, se não o público se espalha muito e a pista não fica cheia, dando a impressão da festa estar acabando.

Qual é o tamanho ideal para a pista de dança?

Thaise: em uma festa para 100 convidados, indicamos uma pista de 4×4. É preciso ter noção de tamanho, pista menor que 3×3, não fazemos, pois é muito pequeno. Para 200 ou 250 convidados recomendamos pistas de 5×5. Pista muito grande prejudica a decoração e o trabalho do dj, e a muito pequena aglomera muito os convidados e deixa o ambiente desconfortável, prejudicando a sintonia da festa, por isso a pista tem que ser proporcional ao número de convidados.

CURIOSIDADES

  • Marieli: já fui madrinha de um casamento que o noivo esqueceu a aliança.
  • Kaique: Já fiz um casamento onde o noivo quebrou a perna dois dias antes da festa.
  • Bárbara: Já tive sogra que correu atrás do chef para comer um pedaço do bolo cenográfico.
  • Rodrigo: já fiz casamento em que o noivo se atrasou muito e tive que esconder uma madrinha até ele chegar. No final das contas ele estava desmaiado no banheiro da casa, mas chegou a tempo e deu tudo certo no final.
Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC