Samuel Cirnansck: DNA criativo

Por  |  0 Comentários


Queridinho das celebrities, entre tantas famosas, o estilista tem no currículo modelos icônicos feitos para Xuxa, Fernanda Lima e o vestido de noiva da atriz Juliana Paes, que consolidou sua carreira elevando-o a popstar no mercado de casamento. Vem saber mais!

Foi há pouco mais de 15 anos, que o estilista Samuel Cirnansck, 39, deslanchou no mundo da moda. À frente de sua própria grife, ele imprime traços femininos através de uma linguagem que flerta com a dramaticidade – herança dos trabalhos de criação desenvolvidos para peças teatrais e ópera. Sendo assim, a conclusão sobre sua assinatura é óbvia: marcante e sensual, emblemática. Sua roupa expressa personalidade e transmite luxo por meio de bordados, transpasses e pedrarias.

Focado em vestidos de festa, ele também se aventura na moda noiva e desconstrói o habitual conceito do clássico e romântico. Para ele, tais características podem marcar presença sem tanto tradicionalismo e pudor, basta saber aliar a moda ao perfil da cliente, de um jeito condizente ao estilo da festa.

Perfil Samuel Cirnansck

PROCESSO CRIATIVO

Pesquisar referências para encontrar o que satisfaz seu estilo pessoal é o passo número um na corrida do vestido perfeito para Samuel. Segundo ele, quando a noiva já chega com essas inspirações na primeira reunião, ela adianta todo o processo facilitando o briefing. É claro que nessa hora, o feeling do estilista entra em cena e eles vão conversando e descartando juntos o que funciona ou não. O importante é conseguir mapear a personalidade da noiva e descobrir qual tipo de combinação vai tocar sua alma.

Criação, desenvolvimento e confecção movimentam o atelier 365 dias por ano, afinal, são mais de 20 vestidos produzidos por mês. Todos paralelamente fabricados durante quatro a seis meses – tempo médio para saírem do papel, ganharem forma e ficarem exatos nas silhuetas onde foram moldados. Parece até clichê, mas fato é que, mesmo em meio a uma badalada agenda com demanda crescente, cada criação é única, assim como todas as clientes.

Como funciona? Depois do croqui pronto, a noiva faz a primeira prova, chamada de “prova de base”. Nessa etapa o vestido é feito em algodão cru, para facilitar o molde no corpo. Depois já se tem a estrutura com saia, armação e amostra de renda e bordado. Na terceira prova, o vestido quase existe e é quando Samuel aparece novamente para auxiliar na escolha do sapato, cabelo, make e acessórios. Assim, no próximo encontro, normalmente um mês antes do casamento, a noiva já leva todos os itens e tem uma visão completa do seu look final.

PASSARELA X VIDA REAL

Presença carimbada nos mais renomados desfiles do país, Samuel abusa de propostas conceituais na passarela a fim de aplicar tendências para suas clientes usarem como referência, inspiração. São poucas as roupas que cabem no dia-a-dia.

MULHERES SÃO TODAS IGUAIS

É mentira! Todas são diferentes e têm algo único. Porém, tratando-se de famosas, ricas e nós, meras mortais, ele é enfático: são pessoas comuns, iguais umas as outras (sim!) e tal fato não interfere na sua criação. Abre parênteses! O que as difere é glamour potencializado na mídia, apenas. Fecha! Nada disso importa. O ponto em comum é o sonho da mulher de estar linda em um momento especial.

Incansável ao interpretar diferentes perfis, Cirnansck tem o dom de ler comportamentos e traduzi-los em vestidos. Afinal, moda é isso: adaptar conceitos a personalidade da dona da roupa. Entre noivas e convidadas, para ele o caminho mais fácil é o da noiva, já que mesmo insegura ela sabe que quer um vestido branco impecável. Diferentemente das convidadas existe um ponto de partida.

INFÂNCIA X ADOLESCÊNCIA

Nascido em São Paulo, seus primeiros desenhos foram aos nove anos. Depois de fazer o vestido de formatura da irmã e criar look para amigos, a brincadeira ficou séria e virou job.

POR QUE A MODA NOIVA?

Presente da atriz Marisa Orth, foi através de vestido de um brechó que ele olhou com carinho para as noivas. A peça foi desmanchada e reaplicada em jeans, resultando numa coleção inspirada em noivas com jeans. A partir dessa coleção surgiu sua primeira noiva de verdade e tudo fluiu naturalmente.

Vestidos de noivas por Samuel Cirnansck

MATÉRIA PRIMA

Além de tecidos importados, o glamour das peças é impresso através de cristais checos da Preciosa, legítimo cristal da Boêmia. Tudo isso somado à bagagem do estilista mistura moda, formas, texturas e cores

SAIA JUSTA

Uma noiva sonhava com um vestido cheio de transparência e Samuel se sentiu mal porque sabia que ela faria uma cerimônia religiosa e seria julgada por isso. A solução foi falar com jeitinho e convencê-la a usar algo mais coberto, tão deslumbrante quanto o outro!

Produções rendadas por Samuel CirnansckModelos de vestidos de noiva por Samuel Cirnansck

No site da Inesquecível Casamento tem diversas noivas de Samuel Cirnansck para você se inspirar. Nós garantimos que vale o clique!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.