Casei com o vestido da minha mãe: tudo sobre vestido de noiva reformado

Por  |  1 Comentário


Ele é cheio de história! Mas será que optar por um vestido de noiva reformado que já passou por gerações é a melhor escolha? Veja!

É unanimidade! A missão vestido de noiva está entre os primeiros itens da lista de uma mulher que está em meio aos preparativos do casamento. As tradicionais opções de mandar fazer, comprar ou alugar um modelo para o grande dia já são um leque quase infinito de possibilidades. Mesmo assim, vira e mexe encontramos um caso em que nenhum vestido no mundo inteiro – a não ser aquele que acompanha os casamentos da família há gerações – consegue atender aos desejos da noiva.

E aí: será que a melhor escolha é investir em um vestido de noiva reformado? Nem sempre é simples – ou mais barato. Para te dar as dicas que precisa para decidir carregar esse pedaço da história da família com você para o altar, convidamos a estilista Marie Lafayette e uma de nossas noivas inesquecíveis que optaram por um vestido reformado, Nabia Assed.

Vestido de noiva reformado - Foto Paulo Frota

A escolha pelo vestido de noiva reformado, por Marie Lafayette

A tarefa não é simples: o modelo já está pronto, claro, mas adaptá-lo a estrutura de quem vai usá-lo requer muita experiência para identificar a estrutura da noiva anterior e o que é possível fazer de modificações para deixá-lo nas medidas da nova noiva. É importante lembrar também que pouco se pode fazer quando o vestido já está muito deteriorado (por isso a importância dos cuidados para usar e guardar o vestido de noiva).

Fora isso, não tem muito segredo – tentar manter o modelo original com pequenas alterações. Muitas vezes acontece também de as noivas quererem coisas impossíveis de se executar no mundo da costura, como transformar um princesa em um sereia. Então, se originalmente a estrutura não agrada, o melhor é considerar comprar um novo.

Vestido de noiva de família restaurado - Foto Pedro Waldrich

Dependendo dos ajustes a serem feitos e do tempo de reforma gasto, também pode sair mais em conta mandar fazer um modelo novo, ainda que seja inspirado no look de família – já que, segundo a estilista, normalmente se perde um tempo enorme restaurando uma peça.

♥ Dica de expert

Caso o modelo não seja aproveitável para você enquanto peça, o aconselhável é aproveitar um pedaço melhor da renda, os botões ou algumas pedras, caso o vestido tenha algum bordado.

Vestido de noiva restaurado - Foto Luiza Reis

A escolha pelo vestido de noiva reformado, pela noiva Nabia Assed

Mas não tem jeito: mesmo com toda dificuldade de repaginar um vestido, acontece de só aquele que está na família há gerações parecer ser perfeito para você. É o caso da noiva Nabia Assed, do casamento Nabia & Bruno, que escolheu permanecer com a tradição – que já envolve sete noivas no mesmo modelo, incluindo sua mãe, a avó paterna, a primeira dona do modelo – e restaurar o look para o seu grande dia.

Vestido de noiva de família - Foto Arquivo Pessoal

“O vestido é feito de duas partes – a debaixo, que tem a saia bordada e a de cima, que é todo rendada. A parte de cima estava perfeita e coube direitiho em mim, a parte debaixo eu tive que fazer outra, porque o tecido estava se desfazendo”, conta Nabia. Com um trabalho de restauração que o deixou idêntico ao original, mesmo com uma nova saia, o preço acabou ficando o mesmo de um vestido novo. “E ele ficou perfeito, exatamente como eu queria!”

Vestido de noiva reformado - Foto Paulo Frota

“A maior vantagem, para mim, foi levar uma história linda para o altar” Nabia

 Vestido de noiva de família - Nabia Assed

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?