Mães dos noivos: rápido dress code para o casamento

Por  |  1 Comentário


Longo, curto, liso, estampado? O que pode e o que não pode? Chamem elas aí porque vamos ajudar a escolher o modelo ideal para as mães dos noivos em um rápido guia de estilo. E é agora!

Elas são peças-chave. Afinal, sem elas, os protagonistas do casamento sequer existiriam! Nos preparativos, muitas são braço direito – ou esquerdo, já que não dá para esquecer do apoio fundamental dos cerimonialistas desse Brasil – e, depois da noiva, são o foco do altar.

Por essas e por outras que é indispensável que as mães dos noivos façam bonito. A gente ajuda, óbvio! A estilista Heloísa Albuquerque dividiu um pouquinho de seu know-how em um rápido guia de estilo para mães de noivos cheio de dicas imperdíveis. Anota aí!

TUDO PARTE DO BOM SENSO

Sempre! E a regra que vale para a noiva, também vale para as elas: o local e o horário da cerimônia ditam o tom do traje das mães. Não é obrigatório seguir nenhum padrão: o importante é que o modelo favoreça o biotipo.

“A dica é: use sempre o bom senso na roupa, na maquiagem e nos acessórios. Para isso, o mais indicado é um profissional para orientá-la, já que a data é especial e merece toda atenção e capricho” Heloísa Albuquerque

Mães dos noivos - Dress code para casamento - Fotos Everton Rosa

SOBRE CORES E COMPRIMENTOS

DIA x NOITE

No caso de casamentos matinais – independentemente do local – a estilista sugere sempre vestidos curtos, ainda que a noiva opte por um modelo até os pés. As mães podem abusar nas cores e estampas, misturas de texturas e sobreposições de tecidos, além de poder escolher entre um modelo sem bordados ou com bordado fosco.

“Vestidos curtos ou longos são igualmente elegantes quando bem trabalhados” Heloísa Albuquerque

Depois das 18h, é quase regra aqui no país que vestido para casamento à noite é longo. Mas quase regra não é regra, certo? Segundo Heloísa, para casamentos mais íntimos – por vezes home weddings – é possível apostar em um curto para a noite sem medo de errar.

Vestidos das mães dos noivos por Heloísa Albuquerque - Dress code mães dos noivos - Fotos Rodrigo Sack

VERÃO x INVERNO

Convenhamos, não muda muita coisa em terras nacionais. Mais do que os modelos, os tecidos é que podem mudar. O veludo, por exemplo, é uma ótima aposta para o inverno e fica superelegante.

 INSIDE x OUTSIDE

Casamentos na praia ou no campo seguem as mesmas normas. O que deve ser observado é se a cerimônia será interna ou externa. Daí, é hora de pensar no comprimento do vestido e, principalmente, nos sapatos.

DICA DE EXPERT: um salto grosso, em algumas situações, vai bem. É a certeza de segurança sem perder a elegância de um casamento!

ATENÇÃO:

  • Caso a noiva opte por um vestido curto, as mães devem seguir o mesmo padrão
  • É importante que a mães do noivo e da noiva estejam em contato para escolherem cores diferentes. Afinal, ninguém quer parecer par de jarros no altar, não é?
  • Ultimamente, tem se tornado comum que a noiva sugira o comprimento e até a cor do vestido, tanto para mães, como no traje para madrinhas. Nesse caso, esqueça tudo: é a palavra dela o que vale!

Vestido da mãe da noiva por Heloísa Albuquerque - Code dress mães dos noivos - Fotos Rodrigo Sack

UM UP NO LOOK

Se jogue nos acessórios: eles são muito bem vindos! Para Heloísa, joias sempre vão bem e nunca são demais. E, diferentemente do aconselhado para as protagonistas do dia, mães dos noivos estão liberadas para usar colar: o tamanho dele ou a permanência ou não no visual depende do tamanho do decote (e não do bordado do vestido, como muitas podem pensar).

BOLSAS x SAPATOS

Não, eles não devem seguir o mesmo padrão! Os sapatos devem ser forrados do tecido da saia do vestido – quando este for longo. Para os curtos, a escolha deve ser entre as sandálias ou os mesmos sapatos forrados. O importante é não deixar os dedos do pé muito à mostra!

As bolsas podem valorizar mais ainda o visual, mas caso o vestido tenha muita informação, o conselho da estilista é simples: o melhor mesmo é que ela “suma” na mão.

Vestido da mãe da noiva por Heloísa Albuquerque - Dress code mães dos noivos - Foto Aline Machado

DICAS FUNDAMENTAIS

  • Cuidado com fendas, transparências e decotes exagerados, principalmente em cerimônias com padre ou rabino. Não é nada elegante!
  • Calor ou frio, não importa. Não deixe os braços de fora caso não estejam em forma: existem várias maneiras de disfarçá-los. Aposte em uma delas!

Ajudamos? O site da Inesquecível Casamento está cheio de dicas e inspirações para cada detalhe do grande dia. Já navegou por aqui?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?