Flor de lapela para noivo

Por  |  1 Comentário


Noivo também tem espaço aqui! E a pauta de hoje é sobre aqueles detalhes quase imperceptíveis que fazem toda a diferença no look. Chama o noivo aí! Lê junto com ele para decidirem qual flor de lapela vão escolher e já risca logo esse item do checklist.

Para começo de conversa, é preciso definir o estilo do casamento e um traje condizente à proposta da cerimônia. Para quem não sabe, a lapela é o nome dado a dobradura do terno e existem vários modelos. A ideia da flor de lapela usada pelo noivo, padrinhos, pai da noiva e pai do noivo é uma forma de dizer aos convidados o quanto eles são importantes na história do casamento. Outro ponto é o fato da democratização de um bom terno no lugar fraque, o que pede ainda mais … Para diferenciar os “mais chegados” das outras pessoas.

Elas devem ser, de preferência, bem discretas. Afinal, são apenas um detalhe, certo? Caso os noivos e os padrinhos optem por usar roupas iguais, o ideal é que a flor do noivo seja diferente para fazer jus ao destaque merecido por ele. Mas se o noivo estiver com um fraque e os padrinhos com meio-fraque, por exemplo, nada impede usar uma lapela igual para todos – já que nesse caso, a própria roupa do noivo o diferencia.

lapela padrinhos-Foto-Daniela-Picoral-

TAMANHO DA LAPELA DO TERNO:

A orientação de Ricardo Almeida quanto ao tamanho da lapela tem tudo a ver com a padrão de seus ternos.

“Normalmente, a lapela só pode ser escolhida quando a roupa é feita sob medida. Nossas roupas prontas possuem lapela normal, fina, de 6 a 7 cm. Isso faz parte do padrão da marca e do que considero ideal para a roupa social hoje. Sob medida, podemos fazer lapela chale e também lapela com bico para cima. Estas duas são mais usadas em smokings e roupas mais diferenciadas. Por termos um corte slim, preferimos lapelas finas, achamos que este detalhe deixa o homem mais longilíneo. Mas alguns estilistas renomados apostam nas largas. O que acaba sendo uma questão de estilo”, explica Ricardo.

Quanto ao tamanho da flor de lapela, o alfaiate recomenda algo discreto, sendo o noivo alto ou baixo. Segundo Ricardo, a origem do acessório é uma tradição da alfaiataria clássica, usada por homens ligados à moda. Ele ainda lembrou que o cravo foi muito escolhido pelos noivos por várias décadas, devido ao seu simbolismo de amor leal. “Hoje usam-se mais arranjos pequenos, feitos normalmente com versões em miniatura de flores como orquídea, callas, rosas, jasmin e até mesmo suculentas”, explica.

PARA ACERTAR NA ESCOLHA!

Quando o noivo usa lenço no bolso ele não deve usar a flor de lapela?

Não. O mais correto é escolher entre um e outro.

E se o perfil do noivo for mais despojado, o que indica?

Gosto muito de folhagem e sementes.

Terno claros combinam com…

Flores com mais folhagens e verdes.

lapela-noivo-flor-ricardo-almeidaLAPELA PARA CASAMENTO NA PRAIA:

Flores brancas, coloridas ou folhagens precisam combinar com o contexto. As mais usadas são os cravos, astromélias, rosas, denphal, mirrosas e jasmin. Para as noivas quem A-MAM o tema praia, a cerimonialista Raquel Abdu indica uma estrelinha do mar ou conchinha, algo bem sutil sintonizado ao estilo do casamento.

Raquel sugere descartar flores muito grandes, rodas abertas demais e gérberas. “É importante cuidar para não ficar muita informação. Flores pesadas são logo descartadas, pois atrapalham o conforto do noivo e aumentam a sensação de que está “caindo”, completa.

Outra dica bacana da cerimonialista é combinar com os padrinhos deles entrarem de camisa social ao invés do terno – dependendo da proposta do casamento, claro! Só não esqueça de enfatizar que é preciso ter bolso para prender a flor, ok? Fica um charme!

Lapela-noivo-verde-foto-Emiliano-Feo

lapela-noivo-orquidea-Fabio-Ferreira-Fotografia

Lapela-noivo-orquidea-foto-Fabio-Ferreira-Fotografia lapela-noivo-suculenta-foto-Frederico-Santa-Rosa

ANOTA AÍ! ROBERTO COHEN DÁ DICAS PARA NÃO ERRAR NA FLOR DE LAPELA:

Escolha algo discreto. Ela deve apenas sinalizar quem é o noivo e seus companheiros

Usar uma flor do buquê da noiva como lapela pode ser uma boa alternativa

Opte por flores resistentes, pois elas vão ficar fora d’água e serão amassadas por muitos abraços!

Previna-se! Faça uma ou duas de reserva para sair bem na foto ou só a coloque na hora H – minutos antes de entrar

Tenha isso em mente: a flor não pode tirar nem seu conforto, nem sua auto-confiança

Quem deve aparecer é o noivo! Não a flor!

 Flores de lapelas com cores são mais indicadas para casamento durante dia e ao ar livre.

Ainda tá em dúvida? Tem flor de lapela de sobra no arquivo da Inesquecível Casamento para te inspirar a escolher a sua.

lapela-noivo-flor-branca-foto-Dueto Fotografia Lapela-noivo-flor-tropical-foto-Amanda Costa Lapela-noivo-flor-do-campo-foto-Fabio-Ferreira-Fotografia Lapela-noivo-flor-buquê

lapela-noivo-criativa-foto-Ellen-Staniartylapela-noivo-mini-rosa-foto-renata-xavierLapela-de-flor-para-pagem-Foto-Alexandre-Muradas

lapela-noivo-gypsophila-

lapela-noivo-folhas-foto-frederico-santa-rosa

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.