Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Fotografia de casamento: qual o seu estilo?

Por  |  0 Comentários



Estilo é importante, mas também  não se esqueça de pensar na fotografia de casamento como um todo. Veja as dicas!

Todo fotógrafo tem uma assinatura própria. Mas independentemente disso, o bom profissional faz um mix de diferentes estilos fotográficos para compor o álbum e deixar o registro completo. A verdade é que cada momento pede um perfil de foto e aqui a diversidade é tudo. Portanto, foque sim no estilo autoral do fotógrafo, mas pense no todo. Um álbum só com fotos espontâneas, por exemplo, deixa a desejar o registro protocolar do momento com família e padrinhos. Converse sobre essa combinação e deixe que o fotógrafo bole o fio condutor de todos as fotos, afinal mesmo com estilos diferentes elas precisam se comunicar.

anna quast ricky arruda lux producoes nossa senhora do brasil lucas anderi andre pedrotti -48_Easy-Resize.com

ESTILOS DE FOTOGRAFIAS DE CASAMENTO + EXPRESSIVOS

  • Tradicional
  • Fotojornalismo
  • Fine Art
  • Fotos divertidas, modernas ou criativas

 📷 Tradicional: fotos tradicionais não significam fotos caretas. São famosas fotos posadas, que embora alguns noivos tenham total aversão, elas se fazem totalmente necessárias. Normalmente são realizadas após a cerimônia e são organizadas pelo organizar do seu casamento (seu cerimonial, assessoria, produtor).

FOTO-de-casamento-noivos-bruno-stuckert

FOTOS PROTOCOLARES

Fazer um roteiro alinha entre fotógrafo e a assessoria é imprescindível! Para organizar essa etapa, normalmente demorada porque todos ficam ansiosos para ir logo curtir a festa, é preciso definir local e horário.

Além disso, fazer uma lista com quem vai sair em cada foto também é importante. Por exemplo, vai tirar uma foto com suas duas avós? E as avós do noivo, onde entram? Vão fazer fotos separadas com cada casal de padrinhos ou mais de um casal por foto? Pense tudo com antecedência para o assessor convocar as pessoas certas e não deixar ninguém querido de fora.

Esse roteiro evita saias justas com o profissional que está conduzindo as fotos. Afinal, existem casos de pais separados que não se falam, por exemplo, e portanto não gostariam de estar na mesma foto.

casamento-na-praia-madrinhas-juliana-felipe-foto-v-rebel

COMO FAZER UM ROTEIRO DE FOTOS PARA O CASAMENTO?

📚 Vale um arquivo de word, uma planilha ou o que for mais fácil para você. O mais importante é organizar e escrever de forma clara e detalhada. 

LOCAL DAS FOTOS (APÓS CERIMÔNIA) 💒

  1. Noivos + damas e Pajens
  2. Noivos + Pai da noiva+ Irmã da noiva
  3. Noivos + Pai da noiva + Irmã da noiva+ Irmãos do noivo
  4. Noivos + Pai da noiva+ Avós da noiva paternos
  5. Noivos + Pai da noiva+ Mãe da noiva + mãe noivo
  6. Noivos + Pai da noiva+ Irmã da noiva + Mãe da noiva + avós da noiva

***Pai da noiva liberado

  1. Noivos + Mãe da noiva + Michel
  2. Noivos + Mãe da noiva + Avó da noiva materna
  3. Noivos + Irmãos dos noivos
  4. Noivos + irmãos dos noivos + pai e mãe da noiva e do noivo

E assim por diante…

FOTO-DE-CASAMENTO-protocolar-BRUNO-STUCKERT

NA FESTA 💃

  1. Avó Maria – madrinha da noiva
  2. Avó Geralda – babá do noivo
  3. Avô Alfredo e Cléa
  4. Michele, Nathalie e Stephanie
  5. Tias da noiva fulana de tal, ciclana e beltrana
  6. Foto do noivo com primos X, Y e Z

E, segue o baile! 

📷Fotojornalismo: todo casal ama! Essas são aquelas fotos que registram as cenas sem a interferência do fotógrafo, ou seja, tudo é totalmente espontâneo. Têm uma pegada mais descontraída, emocionante, já que a ideia é tirar fotos sem que as pessoas fotografas percebam. Se esse estilo tivesse trilha sonora apostaríamos em “deixa acontecer naturalmente” para explicar como funciona na prática.

casamento-classico-noiva-joga-buque-priscilla-ricardo-foto-celso-junior

Casais descolados não se imaginam sem e, até os mais clássicos, se simpatizam com esse estilo. Afinal, são elas que deixam o álbum mais dinâmico e divertido com doses extras de emoção.

📷 Fineart: não é para qualquer fotógrafo e depende totalmente do feeling do profissional. Lente, olhar, luz, composição, criatividade, conceito se alinham em perfeito harmonia no momento exato do clique. São mais criteriosas, pensadas e têm resultados surpreendentes. Sabe aquelas fotos que ganham prêmios? Então, normalmente são fotos fineart, bem artísticas e contemporâneas. 

foto-de-casamento-ALEXANDER-MURADAS

📷 Fotos divertidas, modernas ou criativas: esse estilo é autoexplicativo, concorda? Fotos assim dão bossa ao álbum e podem ser “forjadamente espontâneas” ou realmente naturais. Durante o making of, por exemplo, são ótimas pedidas – principalmente quando ganham o up de madrinhas, padrinhos, avós, um pet da noiva… O que importa é eternizar a diversão do momento!

foto-de-casamento-criativa-thiago-machado

 📚 Alinhe tudo com o fotógrafo para não faltar nenhum registo! 

  1. Making of da noiva
  2. Making of do noivo
  3. Decoração da cerimônia
  4. Entradas da cerimônia (noivo + padrinhos + noiva)
  5. Cenas da cerimônia (daminhas, alianças, votos, bênção…)
  6. Saída dos noivos
  7. Fotos protocolares com família e padrinhos (organize junto ao cerimonial)
  8. Making of do casal
  9. Decoração da festa (fotos amplas dos ambientes… Sem convidados aparecendo, por favor!)
  10. Detalhes da festa (Pense no micro, arranjo de mesa, tags, mimos, lembranças, porta-guardanapos…)
  11. Bolo + mesa do bolo
  12. Noivos chegando à festa
  13. Noivos dançando
  14. Fotos com convidados na pista
  15. Espôntaneas
  16. Noiva jogando o buquê e noivo jogando whisky, caso programado…
  17. Daí deixa rolar!

CRÉDITOS

1- Franco Rossi  |  2 – Anna Quast & Ricky Arruda Fotografia  |  3 e 5- Bruno Stuckert  |  4- V Rebel Cinema One  | 6- Celso Jr  |  7- Alexander Muradas  |  8- Thiago Machado

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.