Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Contrato com o videomaker: 15 pontos que não podem ficar de fora

Por  |  0 Comentários


Se vocês procuram por um vídeo de casamento perfeito, precisam ler essa matéria – com a ajuda de quatro profissionais experts no ramo, abordamos desde a primeira reunião até a entrega do material. Confiram!

Está certo que todo contrato – seja com o videomaker ou não – tem suas peculiaridades e particularidades, essas que devem ser personalizadas justamente para atender ao desejo e às necessidades dos noivos. Normalmente com algumas reuniões tudo consegue ser definido e alinhado, mas caso ainda reste alguma dúvida – ou se estão inseguros quanto ao que foi combinado –, nós ajudamos: escalamos um cerimonialista (nosso querido e competente Claudio Tironi) + 3 empresas (de vários pontos desse Brasilzão) que logo nos vêm à mente quando falamos de “vídeo de casamento perfeito e bem feito” (são elas a , Fiobranco Filmes e Olhares Films), para eleger os 15 pontos que não podem ficar de fora antes de assinarem o contrato com os profissionais responsáveis pelo vídeo do casamento. O resultado foi redondinho, impecável e vocês conferem com exclusividade agora!

1. Firmem local, data e horário. É essencial que estejam contidas essas informações, pois assim não há o risco de uma ausência por engano ou confusão de locais/datas/horários. (Fiobranco Filmes)

2. Tempo total do serviço prestado. Algumas equipes não estipulam, mas é de extrema importância saber o tempo total do serviço, pois ele precisa contemplar não só a festa e a cerimônia, como também o making of da noiva. Ou seja: deixem isso claro, para que no dia o número de horas acordado seja o suficiente. Se o profissional não colocar limite de horas, faça-o incluir que cobrirá tanto o evento, quanto o making of. (Claudio Tironi)

3. Ainda sobre tempo… Se fecharem com empresas que não têm limite de tempo – como é o caso da –, incluam esse detalhe em uma cláusula do contrato. Isso dá segurança e liberdade para comemorarem o quanto quiserem – sabendo que tudo estará registrado até o fim da festa! ()

Contrato com o videomaker: o que não pode faltar - Foto

4. Número de integrantes na equipe. Sempre sugiro aos meus noivos fechar com no mínimo dois – enquanto um profissional pega a reação do noivo, o outro foca na noiva. E se houver a disponibilidade de ser mais do que isso, melhor ainda! Assim, há a possibilidade de deixar uma câmera parada, registrando momentos full time, tanto da cerimônia, como da festa. (Claudio Tironi)

5. Garantam as condições de trabalho do profissional e/ou de sua equipe. É importante que exista uma segurança mínima – na maioria dos casos, energia elétrica é necessária. Também vale acertar com outros profissionais sobre a alimentação deles, ou estarem cientes de uma possível ausência, durante um período, para que se alimentem. (Fiobranco Filmes)

6. Produtos contratados. O que será entregue aos noivos precisa estar descriminado de alguma forma dentro do contrato, seja esta entrega de forma física ou online. (Fiobranco Filmes)

7. Especifiquem quais materiais serão entregues. Deve entrar também quais tipos de edições serão entregues – versão longa editada, só a versão curta, etc. ()

8. Fiquem de olho nas ressalvas. Estejam cientes de que quando se contrata o Same day Edit, não é de responsabilidade do videomaker reproduzir o vídeo – apenas finalizar a edição. (Olhares Films)

9. Definam o formato. Alguns clientes ainda pensam que receberão um DVD com vídeos. Esse formato não suporta mais a qualidade das imagens que são produzidas, por isso indicamos a entrega em pendrive. ()

10. Tipo de equipamento que será utilizado. Às vezes as equipes acabam pegando mais de uma festa por dia e, como consequência, os equipamentos podem ser divididos entre elas. Por isso, garantam sempre que o casamento contará com câmeras modernas e de qualidade. (Claudio Tironi)

Contrato com o videomaker: o que não pode faltar - Foto Luiz Miranda

11. Possíveis exceções ou condicionamentos para o trabalho. Por exemplo, a utilização de drones está diretamente vinculada às condições climáticas, não sendo possível sua utilização em caso de chuva, mesmo tendo sido contratado. Então caso o trabalho do videomaker esteja condicionado, de alguma forma, a algo, precisa ser especificado e apresentada uma solução no caso da não realização. (Fiobranco Filmes)

12. Lidando com os imprevistos. Em caso de instabilidade climática para eventos externos, deixem claro no contrato que haverá um plano B para que a filmagem aconteça. (Olhares Films)

13. Criem uma cláusula de cancelamento se ela não existir. Imprevistos acontecem e sempre é bom garantir que, caso o casamento não aconteça, os noivos irão ter alguma restituição. Claro que será retido sempre um valor pela reserva da data, mas como o serviço é desenvolvido apenas no dia do casamento, acho interessante se resguardarem quanto a isso. (Claudio Tironi)

14. Estipulem um prazo de entrega com folga. Normalmente entregamos os vídeos antes da metade do prazo estipulado, porém não é bom gerar expectativas imediatas, porque uma edição bem pontuada e dirigida leva muito tempo para ser finalizada. Sabemos que detalhes também fazem a diferença. ()

15. Multas e penalidades. Pode parecer óbvio, mas é de extrema importância que estejam presentes no contrato as possíveis multas e penalidades caso haja o descumprimento de alguma das cláusulas do mesmo, para que ambas as partes estejam cientes. (Fiobranco Filmes)

Gostou? Acompanhe mais informações sobre o contrato com o videomaker aqui no site!


CRÉDITOS

1. Claudio Tironi (Foto Guilherme Rocha) | | 2 e 7. | 3 e 8. Fiobranco Filmes | 4 e 6. Olhares Films | 5. Claudio Tironi (Foto Luiz Miranda)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!