Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Produção e cerimonial do dia: dois serviços complementares

Por  |  0 Comentários


A organização de casamentos envolve muito mais do que você imagina. Para acabar de vez com as dúvidas que envolvem os termos “produção” e “cerimonial do dia”, batemos um papo com Luciana Krizanowski, uma das principais profissionais do setor no Paraná

Se você está a um passo do altar, com certeza já leu por aí que é essencial ser orientado por um profissional para chegar ao grande dia sem grandes dores de cabeça. Essa pessoa mágica responde por vários nomes: assessora, produtora de eventos e, em algumas regiões brasileiras, também é chamada de cerimonialista. Mas cuidado!

A confusão de nomenclaturas pode te levar a contratar um serviço, pensando se tratar de outro. Para solucionar de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o assunto, conversamos com a produtora paranaense Luciana Krizanowski  – cuja empresa também fornece serviços de cerimonial do dia – e agora te explicamos a diferença entre essas funções.


Leia mais

+ 17 perguntas que você deve fazer ao seu cerimonialista

bg-divisoria

+ Conheça mais sobre o trabalho de Luciana  Krizanowski

bg-divisoria

+ 7 motivos para não trocar a festa de casamento por uma viagem


O QUE É A PRODUÇÃO DE EVENTOS? 

Ao contratar um produtor ou produtora de eventos, o casal conta com a expertise desse profissional durante todo o planejamento da celebração – do início ao sim. “O contato começa com a criação do conceito da festa, de acordo com o estilo e perfil de cada cliente”, explica Luciana. Formada em design de interiores, ela defende que o ideal é encontrar uma equipe capaz de inovar e elaborar um projeto exclusivo para você.

Dentre outras tarefas, o trabalho de produção envolve organizar uma planilha de custos de acordo com o budget do evento, realizar uma consultoria para a lista de convidados, indicar fornecedores, fazer orçamentos e negociações, produzir um layout do evento em 3D, acompanhar os noivos em reuniões, elaborar um checklist completo e coordenar tanto a montagem quanto a finalização do casamento.

Organização de casamento: cerimonial e protocolo - Foto Adalberto Rodrigues

Dica de mestre: ainda que sua equipe consiga realizar todo o planejamento da festa em cerca de duas semanas, Luciana recomenda que os noivos contratem seus produtores com um ano e meio de antecedência.

“Trabalhamos com fornecedores comprometidos, que farão o serviço em curto prazo e com qualidade! Mas como o sonho de uma grande noite é tão especial, o ideal é vivenciar com calma todos os detalhes”, explica.

E se for um home wedding? Neste caso, Luciana afirma que há de se pensar em questões como o sistema de água para suprir o evento, a eventual necessidade de um gerador extra, a estrutura de cozinha e até um bom espaço de estacionamento. “Uma festa em casa exige cuidado redobrado, para que tudo ocorra perfeitamente e sem transtornos”, opina.

Organização de casamento: organização de eventos - Foto Braulio Delai Fotografia

O QUE É O CERIMONIAL DO DIA?

Depois de planejar os detalhes com o maior cuidado, é o cerimonialista de casamento o responsável por garantir que tudo saia conforme o esperado – além de resolver possíveis imprevistos, claro! “É imprescindível uma equipe com experiência, atenciosa e tranquila para gerenciar a noite (ou dia) do seu evento”, enfatiza Luciana.

Mas afinal, o que faz a equipe de cerimonial do dia? Muitas coisas, isso nós garantimos! Algumas delas são:

  • Reunião de roteiro do dia do evento
  • RSVP ativo e passivo
  • Setorização dos convidados
  • Ensaio com pais/ damas na semana do evento
  • Recepção dos convidados na igreja
  • Acomodação e atendimento do início ao final da festa
  • Coordenação e organização de todos os protocolos (assinaturas, cortejos, valsa, brinde etc.)
  • Controle do buffet e das bebidas
  • Auxílio nos itens de toalete, medicações e imprevistos com convidados
  • Coordenação dos demais profissionais contratados

Organização de casamento: cerimonialista de casamento Curitiba - Foto Braulio Delai Fotografia

UM POUCO SOBRE LUCIANA KRIZANOWSKI

Organização de casamento: como montar um cerimonial - Foto Studio One FotografiasMãe de dois filhos, virginiana e superdetalhista, Luciana Krizanowski tem a produção de eventos em seu DNA. Antes de se profissionalizar no setor, já era a decoradora oficial dos eventos de família. O gosto pelo ofício aumentou ainda mais durante os preparativos de seu casamento e, a partir daí, ela passou a dividir a rotina de psicóloga com a organização dos eventos de suas amigas.

A rotina corrida continuou até meados de 2008, quando, sem mais atendimentos no consultório, mergulhou de cabeça no que realmente faz seu coração vibrar: a decoração de eventos. E se no início a empresa organizava celebrações de pequeno porte, os clientes foram se fidelizando e hoje a demanda é quase sempre por festas maiores.

Um de seus maiores diferenciais diz respeito à personalização do casamento de acordo com as prioridades e desejos dos noivos. Com vasta experiência na união de pessoas com diferentes culturas, sua equipe possui domínio de inglês e espanhol e, se necessário, também realiza serviços de tradução simultânea durante a cerimônia. Vale a pena conhecer!

E aí, gostou de nossas dicas para organização de casamento? Conte para a gente nos comentários!


Créditos

1 e 2- Adalberto Rodrigues  |  3 e 4- Braulio Delai Fotografia  |  5- Studio One Fotografias

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.