Como não se enrolar com os preparativos do casamento

Por  |  0 Comentários


Reunimos dicas imperdíveis para os casais que acabaram de ficar noivos e estão perdidos com a quantidade de detalhes a serem resolvidos. Afinal, não queremos ninguém surtando a caminho do altar. Vem com a gente!

Todo pedido de casamento vem acompanhando de alguns dias de êxtase nos quais os noivos não costumam – e nem devem – se ater aos preparativos da comemoração. Quando os ânimos se acalmam e eles começam a pensar nos aspectos práticos do evento, porém, instaura-se um estágio de nervosismo extremo. Estão passando por isso? Fiquem calmos, vocês estão no caminho certo! Para ajudar, decidimos listar algumas dicas básicas de como não se enrolar com o planejamento do grande dia.

1. ORGANIZEM-SE DESDE O INÍCIO

Embora pareça óbvio, muita gente não percebe que, se você adota uma rotina de organização desde o começo dos preparativos, é muito mais fácil – e menos cansativo – acompanhar o andamento de tudo. Quanto mais organizado for o casal, menores as chances de alguma coisa dar errado.

Uma boa dica é criar uma pasta no computador com todas as informações relativas ao casamento: recibos, contratos com fornecedores, ideias inspiradoras que vocês viram por aí e opções de datas, horários e locais. Tudo mesmo. O conselho também funciona para quem é old school e se sente mais seguro tendo os dados impressos. Compre uma pasta e guarde lá tudo o que possa te ajudar ao longo dos preparativos.

Preparativos para o casamento - Foto: Everson Vilela

2. FAÇAM UM CHECKLIST  PERSONALIZADO

Se reunir todas as informações fosse suficiente, planejar um casamento seria muito fácil, não é mesmo? É muito importante que o casal mantenha um calendário atualizado de seus afazeres mensais. Dizemos mensais porque o planejamento envolve muitos detalhes que se redesenham a cada tarefa cumprida e estabelecer metas diárias pode ser um pouco fora da realidade.

A dica é tentar resolver a maior quantidade de pendências possíveis nos primeiros meses. Assim, vocês ficam com menos afazeres à medida que a celebração vai se aproximando – e os seus nervos, ficando à flor da pele. A ajuda de um wedding planner pode ser essencial na hora de hierarquizar que serviços devem ser escolhidos com maior antecedência.

Preparativos para o casamento - Wedding planner - Foto: Divulgação

3. DESTINEM UM MOMENTO SEMANAL PARA ANALISAR OS PROGRESSOS ALCANÇADOS

Escolha um ou dois dias na semana para se ater ao planejamento de seu casamento. Marque o que conseguiu fechar na semana anterior e o que acabou ficando para depois. Refaça a agenda, atualize o checklist. Organizar a cerimônia deve se tornar uma tarefa inadiável – e caso os noivos não tenham um momento pré-agendado para se atualizarem dos avanços, é bem provável que adiem os compromissos com frequência.

4. DIVIDIR PARA CONQUISTAR: ATUEM EM DIFERENTES FRENTES

Vocês serão mais produtivos se cada um tiver uma tarefa. Esta é a melhor forma de otimizar o tempo do casal, mas certamente não funciona sem uma comunicação aberta entre os dois. Ambos devem estar envolvidos em cada passo a caminho do altar, então dividam as responsabilidades: façam uma lista completa de tudo o que está pendente e, a partir daí, cada um escolhe o que mais lhe interessa.

Preparativos para o casamento - Diálogo entre os noivos  - Foto: Duo Borgatto

5. SEJAM FLEXÍVEIS 

Talvez você preferisse fazer a cerimônia no mesmo local da festa, mas a família do noivo tem uma tradição de celebrar todos os casamentos na mesma igreja. Por outro lado, ele aceitou as flores brancas que não o agradavam muito, mas das quais você fazia questão. Assim funcionam os preparativos do grande dia – e mais, assim funcionará toda a vida a dois: com base no diálogo.

A cada momento, um deverá ceder para atender às expectativas do outro. E isso não pode ser motivo de conflito entre vocês, afinal se trata de um momento de celebrar o amor, e não de discutir por detalhes. As discordâncias costumam vir na hora de colocar no papel a lista de convidados ou de fechar o orçamento disponível para a comemoração. Independentemente do assunto, lembrem-se: conversem muito, ouçam os argumentos um do outro e sejam flexíveis.

6. DEIXEM SUAS EXPECTATIVAS CLARAS PARA OS FORNECEDORES

Se antes de iniciar os preparativos nem vocês sabiam ao certo como queriam o casamento, não deixe qualquer informação de lado quando for conversar com os fornecedores, na esperança de que eles adivinhem quais são os seus sonhos. Quando forem se reunir com seu cerimonialista, decorador, DJ ou buffet, sejam os mais claros possível. Não poupem detalhes e, no que se refere a questões práticas, estejam ciente das políticas de cancelamento e taxas extras adotadas por cada empresa.

E aí, o que achou de nossas dicas para facilitar os preparativos do casamento? Conte para a gente nos comentários!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.