7 passos para escolher a banda de casamento

Por  |  0 Comentários


Quer escolher uma banda de casamento que seja a sua cara e não sabe por onde começar? Nós ajudamos!

O caminho até aqui foi longo. Vocês já decidiram a data, o local, a lista de convidados e até mesmo quem será o dj no comando da pick up. Ainda assim, querem uma atração para garantir (muita!) animação ao grande dia. Vamos direto ao ponto: escolher a banda de casamento é uma das etapas mais delicadas da maratona de preparativos. Afinal, assim como com qualquer serviço, o resultado só será visto no dia do evento – sem direito a provas ou degustações.

De forma unânime, a música costuma ser um dos pontos altos da festa e erros podem comprometer seu sucesso. Por isso, o primeiro passo para driblar a insegurança é ter calma na hora de decidir. E, claro, vocês sempre podem adotar alguns truques para saber se estão na direção certa. Confiram 7 regras certeiras e não deixem de cumpri-las antes de assinar o contrato!

Banda de casamento - Foto Produtora 7 Sony

1. ENTENDA O PERFIL DOS CONVIDADOS

Não há necessidade para discussão: cada detalhe do casamento deve ser perfeito para os noivos. Por isso, priorizar músicas que agradem a vocês é indispensável. Mas um pouco de ponderação é sempre bem-vindo! Imaginem a cena: o casal é viciado em sertanejo e resolve investir em um repertório 100% neste estilo, mas seus amigos e familiares detestam o ritmo. Com certeza eles se esforçarão para curtir o evento, mas será praticamente impossível segurar a animação por muito tempo.

Com isso em mente, o ideal é investir em um repertório abrangente e mesclar diferentes estilos musicais. “É importante ter a consciência do que vocês esperam de sua festa e contratar uma banda eclética, que tenha total conhecimento dos estilos musicais desejados”, afirma Léo Rodrigues – produtor da Banda Action. Se vocês conhecem a fundo as preferências dos seus convidados, ótimo. Caso estejam em dúvida, vale a pena perguntar.

Banda de casamento - Pista de dança - Foto Nattan Carvalho

2. APOSTE EM UMA BANDA ECLÉTICA

Aqui o ditado “menos é mais” cai por terra e versatilidade passa a ser a palavra de ordem. Não é para menos! Como provavelmente os convidados terão estilos diferentes, escolher artistas que saibam lidar com um público diverso e manter o astral lá em cima é essencial. “Existem bandas com repertório fechado e bandas com flexibilidade para deixar o evento customizado. Nesse formato o casal irá contar com a ajuda de um produtor para entender seu perfil e formatar a festa de forma exclusiva”, explica Léo Rodrigues.

Vocês também devem ter em mente que bandas que tocam sem intervalos geralmente sustentam uma pista de dança lotada por mais tempo. De acordo com o produtor, interrupções criam um “buraco” na programação – dando oportunidade para os convidados irem embora mais cedo. Se o seu objetivo é varar a madrugada comemorando o sim, aposte em uma programação fechada e supersincronizada! Caso banda e dj sejam de empresas diferentes, não custa passar o cronograma com ambas para garantir que todos estejam a par das suas expectativas.

Banda de casamento - Foto Gabriel Valim

3. CONHEÇA O SOM E CREDIBILIDADE DOS PROFISSIONAIS

Ergam as mãos aos céus e agradeçam pela internet! Com ela ficou mais fácil conferir se, além de um repertório interessante, o desempenho da banda corresponde às suas expectativas. Não tenham vergonha: pesquisem e conversem com pessoas que já contrataram seus serviços, tudo para garantir que o estilo dela corresponde ao que vocês estão esperando. Embora o talento seja um ponto de suma importância, a credibilidade da banda é ainda mais crucial.

“Evitem se aventurar com bandas que não são conhecidas e reconhecidas no mercado”, opina Léo Rodrigues. Com muitos anos de experiência na bagagem, ele aconselha que os noivos aceitem indicações de seus fornecedores e vejam referências em órgãos como a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). Vocês também podem visitar o escritório da empresa, seus site e redes sociais. E o mais importante: assegurem-se de que tudo esteja especificado no contrato. É uma segurança para as duas partes!

Banda de casamento - Foto Produtora 7 Sony

4. COMECE A PESQUISAR COM ANTECEDÊNCIA

Com tantos pormenores a serem considerados, o tempo será um grande aliado. Assim que o planejamento financeiro do evento estiver pronto, vale a pena começar a avaliar opções. Até porque bons profissionais costumam ter agenda cheia, sendo necessário fazer contato com alguma antecedência para garantir que a sua data esteja livre.

Banda de casamento - Foto Everson Vilela

5. CUIDADO COM VALORES BAIXOS DEMAIS!

Afinal, o barato pode sair caro! “Esse tipo de serviço requer a utilização de equipamentos de ultima geração e excelentes profissionais para executar o trabalho, portanto valores baixos demais podem – e devem – ser considerados um sinal em relação à entrega do serviço”, alerta Léo Rodrigues.

Banda de casamento - Foto Reprodução

6. PARTICIPE DA ESCOLHA DO REPERTÓRIO

Já escolheram a banda dos seus sonhos? Então é hora de conversar com os músicos – ou com o produtor responsável – para alinhar o que será tocado. Eles costumam ter um repertório padrão e muitos anos de experiência para te ajudar, mas o ideal é adaptá-lo ao perfil e temática do seu evento. Por isso, digam o que gostam de ouvir, expliquem o estilo dos seus convidados e avaliem as sugestões que forem surgindo. Um mês de antecedência é um bom tempo para a escolha do set list.

Banda de casamento - Foto Gabriel Valim

7. INVISTA EM UM SERVIÇO COMPLETO

Para evitar dores de cabeça, optem por bandas que oferecem toda a estrutura de som e iluminação – tanto do palco (se houver) como da pista de dança. Léo Rodrigues ainda aconselha que os noivos apostem em empresas que trabalhem com som mecânico. “Assim vocês não terão de se preocupar com nenhuma questão em relação à animação musical. Atualmente existem bandas que oferecem o som mecânico customizado para ficar 100% com a cara do casal”, explica.

Banda de casamento - Foto Produtora 7 Sony

Gostou das dicas para escolher a banda de casamento? Conta para a gente!


Créditos

1, 2 e 5- Produtora 7 Sony  |  3- Nattan Carvalho  |  4 e 8- Gabriel Valim  |  6- Everson Vilela  |  7- Reprodução

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.