Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

5 dicas para escolher a casa de festa

Por  |  0 Comentários



Ainda está com dúvidas para escolher a cada de festa para o seu casamento? Conversamos com a cerimonialista Manuella Gonçalez para te ajudar nessa etapa.

A cerimonialista Manuella Gonçalez defende que em todo casamento deve ser feita uma visita técnica, para que os pormenores da casa de festa sejam estudados. “Nesta visita já repassamos com os noivos plano A e B porque casamento ao ar livre, por mais que seja feito em mês de pouca chuva traz risco. Os planos A e B devem ser muito bem entendidos e aprovados pelo cliente, para que no dia D não haja frustração de expectativa. Obviamente a equipe fará de tudo para que o sonho da noiva seja atendido, e por isso temos os horários limites no dia para mudanças de planos”, afirma a cerimonialista.

Nem todo espaço ao ar livre possui plano B, ou seja, uma área coberta para que a decoração seja rapidamente remodelada no dia do casamento, e por isso são necessários toldos e tendas para que não se perca tanto em estética. Afinal, as laterais permanecem abertas com visão para o verde ou praia, e trazem a sensação de integração a natureza que as noivas que optam por este estilo de casamento tanto apreciam. 

CAPACIDADE DO ESPAÇO X LISTA DE CONVIDADOS

Para Manuella uma das coisas mais importantes no começo de uma assessoria é auxiliar o cliente na escolha do espaço ideal para o seu número de convidados. “Na maioria das vezes sugiro aos noivos que não contratem um local com capacidade máxima exata ao número de convidados pretendido, pois se este número aumentar, eles ficarão em situação complicada”, alerta.

Quando isto acontece temos duas soluções: mudar o local do casamento, que é a pior decisão visto o prejuízo financeiro ou penalizar a estética/decoração, que por vezes terá que reduzir lounges e/ou lugares sentados para melhorar a circulação dos convidados e do operacional do evento. Em ambos os caminhos a perda é enorme! – Por isso fique atento na hora da escolha! 

Casa de festa: lounge personalizado - Foto Studio Laura Campenella

CONFORTO E SEGURANÇA

  • Conforto é o mínimo que um convidado espera quando comparece a um evento, afinal, como a palavra já diz, ele é um convidado e merece ser tratado como tal”, explica Manu. O conforto está muito atrelado a um bom planejamento junto ao decorador, que com sua experiência irá indicar o melhor layout para o local escolhido x número de presentes. Esta decisão está ligada também ao perfil do casamento: se muita gente jovem, se muita gente mais velha e ao tipo de cardápio: se empratado ou volante, por exemplo. Um bom serviço está ligado a muitos fatores – quantidade correta de garçons, corredores de metragem suficiente entre as mesas, acesso rápido entre cozinha e salão, … e tudo isto deve ser avaliado com carinho para uma experiência satisfatória ao final.
  • Segurança é um dos primeiros itens que o cliente pensa ao escolher a Casa de Festas ou Igreja. “Muitas vezes as noivas não querem abrir mão de Igrejas que no Rio de Janeiro, por exemplo, ficam em locais mais ermos e por isso contratamos seguranças particulares para o decorrer da cerimônia. Todas as casas de festa também já possuem segurança própria, inclusa na maioria das vezes no valor de locação. Quando não previsto é contratado pelo cerimonial, em número de acordo com o tamanho e pormenores do local (acessos, vulnerabilidade, horário do evento, etc.)”, completa a cerimonialista.  



Leia mais

+ Casamento ao ar livre: Juliana & Leandro

bg-divisoria

+ Encontre os lugares + badalados para casar no Brasil 

bg-divisoria

+ 10 situações desconfortáveis que todos os noivos passam


TRANSPORTE E ESTACIONAMENTO

Muitos noivos quando optam por locais de grande exposição se utilizam também de valet – para que a entrada e saída do convidado do evento seja breve. Ou até, quando o acesso ao local é mais complicado, de vans e micro-ônibus que entram, deixam o convidado e retornam somente no horário de saída, não ficando assim muitos carros expostos na rua ou no estacionamento do espaço. 

ACESSO

“Costumo dizer que quando o espaço é de difícil acesso, o convidado deve ser alertado para que se prepare e utilize o transporte adequado”, adverte a cerimonialista. Este alerta é feito principalmente no site do casamento, através de reminders ou mapas.

Dependendo do caso, os próprios noivos providenciarão este transporte (como por ex. os carrinhos de golfe), para que o convidado não se sinta desconfortável logo na chegada, ou, em pior hipótese, se acidente. 

Casa de festa: conforto - Foto Studio Laura Campenella

LOCAL DA CERIMÔNIA X LOCAL DA FESTA

O local da cerimônia não precisa ser perto do local da festa, mas é o ideal, pois quando isto acontece, o início da recepção é otimizado. A maioria dos convidados chega no mesmo horário, o serviço de buffet funciona de forma mais harmônica e a festa engata mais rápido.

“Como os noivos não querem perder tempo de festa, visto que o contrato no Rio de Janeiro é de cinco horas, casas que possuem espaço para cerimônia e recepção no mesmo local têm sido mais procuradas”, revela Manu.

♥Uma alternativa quando o espaço é distante é oferecer aos convidados um shuttle indo e vindo entre os dois locais. 

DIFERENCIAL

A primeira coisa que o cerimonial avalia num espaço é a facilidade de logística e o estado de conservação do local, porque isto impacta diretamente no orçamento de decoração e consequentemente no budget final do evento. Todavia o cliente escolhe um local pelo binômio beleza x preço. O espaço ganha o cliente quando ele apresenta versatilidade: seja por ter uma base neutra que pode ser “pintada” a gosto do cliente, seja pelas possibilidades de planos para a cerimônia – como área descoberta e coberta com infra-estrutura como gerador e toldo já previstos na locação, mas principalmente, quando se disponibiliza a ouvir e atender o sonho de cada cliente de forma individual”. – Manuella Gonçalez, cerimonial

Casa de festa: versatilidade - Foto Marina Fava

Encontre no Guia de Fornecedores da Inesquecível Casamento salões para casamento, espaço para eventos, casas de festa para casamento e os endereços mais requintados e balados do Brasil para casar. É só filtrar o seu ESTADO.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.