Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Missal: o que é, como fazer e o que não pode faltar

Por  |  2 Comentários


Muita gente nunca ouviu, mas quando conhece se apaixona! O roteiro do casamento pode ter diversos estilos, linguagens, cores e conteúdos. Aprenda mais sobre o assunto para caprichar no seu!

Acompanhar uma cerimônia ao vivo e a cores não tem preço. A emoção de cada momento é captada, sentida e internalizada. Vale a pena vivenciar a celebração de corpo e alma, afinal, o grande dia é único – tanto para os convidados quanto para os noivos.

Para quem não conhece, hoje vamos apresentar o missal – um livrinho com o cronograma da cerimônia. Ele é mais comum em celebrações religiosas na igreja católica, por exemplo. O roteiro contém as informações básicas e, às vezes, secundárias do casamento. O objeto é muito útil para situar, acompanhar e compreender o desenrolar do momento.

MÃOS À OBRA!

Elaboramos 10 sugestões e esclarecimentos que não podem faltar na hora de elaborar o missal do seu casamento. Fique por dentro e use a criatividade para inovar e ir além!

1. JÁ OUVIU FALAR?

O termo missal vem de ‘missa”. Porém, a etimologia da palavra não limita o livreto a cerimônias apenas religiosas. Os noivos que optarem por uma celebração fora da igreja – católica, evangélica ou não – também podem montar um. Daí, chamamos de “programa do casamento”, que é bem parecido, mas com mais liberdade para inovar. Ambos são opcionais!

Missal: cronograma do casamento - Foto PK

2. INFORMAÇÕES PRIMORDIAIS

A capa é a folha de rosto do missal. O ideal é que tenha o nome dos noivos, o nome da igreja, por exemplo, e a data. Tem gente que gosta de colocar algum versículo da Bíblia ou repetir a mesma frase do convite do casamento. Também fica legal!

Missal: ilustração esverdeada - Foto Ribas

3. DE OLHO NA FORMATAÇÃO!

Segundo Patrícia Koeler Identidade Visual, o objeto segue a identidade visual do restante das peças do casamento. “O modelo tradicional vem com o texto que o padre fornece. Já os programas do casamento, que abrangem além da cerimônia católica, podem vir com todas as informações, além de algum texto dos noivos ou do próprio celebrante”, explica a design.

Missal: informações do roteiro da cerimônia - Foto PK

4. O QUE PODE TER?

Vejam nossas sugestões:

  • Texto e nome do celebrante (seja a base bíblica do sermão, algum ponto de partida do discurso ou – raramente – a fala na íntegra)
  • Músicas que serão cantadas (completas ou apenas os nomes)
  • Cronograma enumerado para guiar a cerimônia (ex: entrada das alianças, homenagem da família, hora dos votos…)
  • Ilustrações leves e simples
  • Marcação de páginas
  • Recadinho dos noivos de agradecimento
  • Foto do casal
  • Sintonia com a identidade visual do casamento

5. COLORAÇÃO LIVRE

A cor do missal pode seguir o tom da festa ou da decoração da cerimônia? Sim! Mas também pode ser aleatória, sem problemas, sem prejuízos para a identidade visual do resto do conjunto.

Missal: livreto rosa pink - Foto Itamar Jr.


Leia mais

+ Ideias de frases e mensagens para convite de casamento

bg-divisoria

+ Top convites ilustrados em aquarela

bg-divisoria

+ Convite com renda: 6 inspirações com toques de romantismo 


6. O MONOGRAMA

Ele é clássico! É comum destacá-lo no centro da capa do missal. Também vale localizá-lo em um dos cantos inferiores ou superiores das páginas. Fica lindo! Outras ilustrações de capa também são bem-vindas, se achar o monograma muito óbvio e clichê.

Missal: monograma no canto superior - Foto PK

7. ATENÇÃO AO TAMANHO!

Não é um testamento, okay? Tentem planejar uma diagramação entre 3 e 6 páginas. Mais do que isso fica muito grande! A não ser em casos de missais bilíngues. Veja o tópico abaixo!

Missal: identidade visual - Foto Divulgação

8. EM CASO DE DESTINATION WEDDINGS….

Se for em outro país, é ainda mais aconselhável fazer um missal com a tradução da cerimônia para ninguém ficar perdido. Pode dividir o design da página com as duas línguas ou fazer dois tipos. Você escolhe!

Missal: livreto bilíngue - Foto Itamar Jr.

9. COMO ENTREGAR?

Não existe um jeito certo para distribuir o livreto, mas vamos dar três sugestões práticas:

  • Destine a tarefa para o cerimonial – alguém pode ficar na entrada da igreja distribuindo ou ir até os convidados
  • Peça para a equipe de decoração distribuir nas cadeiras ou bancos junto com os lencinhos de lágrimas de alegria
  • Deixe na entrada em algum lugar visível da cerimônia – assim, quem quiser pega. Prático!

Missal: missal + lágrimas de alegria - Foto Franco Rossi

10. POR QUE FAZER?

Quem opta por confeccionar o missal ou o programa do casamento está fazendo “um mimo” para os convidados. É um sinal de que os noivos não querem que ninguém perca nenhum detalhe da celebração, ainda que se distraia em algum momento. A Papel a la Carte coloca até um terço de presente.  #ficaadica!

Missal: conjunto de papelaria - Foto Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.