10 conselhos para não se tornar uma ‘noivazilla’

Por  |  0 Comentários


Essa matéria é para noivas e todos os que estão envolvidos na maratona dos preparativos do casamento. Vamos combater o perigo da ‘noivazilla’! Divirta-se!

Noiva é estado de espírito! Do amanhecer ao último minuto do dia, os pensamentos se alternam entre os mil detalhes do casamento, pendências, sonhos, expectativas e um turbilhão de sentimentos que só as que estão com o pé no altar sabem bem. É ou não é?

Convenhamos. A fase de preparativos do casamento é “deliciosamente estressante”. Mas ATENÇÃO! Existem alguns cuidados que as noivas precisam acionar o estado de alerta. Com a ajuda de cerimonialistas experts e da nossa equipe de redação,  montamos uma lista de 10 conselhos para não se tornar uma ‘noivazilla’. Vem com a gente!

1. NÃO FALE SÓ DE CASAMENTO

Todos já sabem que é o ano do seu casamento, que faltam x dias, minutos segundos… A noiva está cercada de amigos e parentes que estão tão ansiosos quanto ela. Mas como tudo tem limite, não é muito legal quando só se fala disso. Fica repetitivo e cansativo! Então, controle-se e diversifique seus assuntos quando estiver em grupo – e com o seu noivo! Cuidado para não ficar com fama ‘noivazilla’ ambulante.

Preparativos do casamento: alegria dos noivos - Foto Alexander Muradas

2. SEJA REALISTA DE ACORDO COM SEU ORÇAMENTO

Sonho versus realidade. Mais uma vez, equilíbrio é a palavra chave! A cerimonialista alerta que o estilo do casamento e a realidade financeira da noiva precisam estar sempre de mãos dadas. “É muito complicado quando uma noiva quer uma coisa muito grandiosa, mas não tem condições de arcar nem com a metade”, aconselha.

Preparativos do casamento: gastos do casamento - Foto Divulgação

3. CONFIE (DE VERDADE!) NOS SEUS FORNECEDORES

Confie no tempo de planejamento dos profissionais que contratou para o seu grande dia. Eles estão acostumados a realizar as etapas do cronograma no tempo ideal. E, na verdade, alguns detalhes só podem ser resolvidos com proximidade da data do casamento. É claro que, se desconfiar da proatividade de algum serviço, você tem todo direito de intervir e mudar os planos. Porém, investigue de onde vem sua insegurança. Se for pura ansiedade, cuidado. Mas se for intuição, corra enquanto há tempo!

Preparativos do casamento: noivos com Raquel Abdu - Foto Juliana Pessoa

4. CUIDADO COM AS EXIGÊNCIAS

Sabe aquela noiva que quer  madrinhas com vestido verde bem clarinho. Não do tipo verde água, mas do verde como uma folha de árvore, sabe? Ah, e os padrinhos precisam usar o suspensório daquela loja no centro da cidade. Só serve aquele, pois ele tem um pingente dourado que eu amo!  Isso ilustra ilustra alguns desejos que dominam as noivas durante a fase de preparativos do casamento. Todo mundo tem seus sonhos e vontades, certo?! Mas o estado de alerta começa a piscar a luz quando os padrinhos, por exemplo, se sentem num verdadeiro quartel. “Quando a noiva fica exigindo muito e não deixa os convidados respirarem, acaba criando uma situação constrangedora”, afirma .

Preparativos para o casamento: padrinhos com roupas iguais - Foto Thiago Macedo

5. NÃO IMPLORE POR DESCONTOS

Todo mundo vibra quando consegue negociar o vestido dos sonhos. É realmente um presente divino! Só tome cuidado para não chorar descontos em todos os lugares e acabar se tornando insistente sem perceber. Tente uma, duas vezes. Três no máximo, talvez. Mas fique ligada e observe a disposição dos fornecedores de negociar ou não. Já pensou ficar com fama de ‘noivazilla’ no mercado de casamentos?! Fuja disso!

Preparativos do casamento: noiva engraçada - Foto Braulio Delai Fotografia


Leia mais

+ Como evitar desastres inesperados no dia do casamento

bg-divisoria

+ 11 coisas que ninguém te conta sobre os preparativos do casamento

bg-divisoria

+ 10 situações desconfortáveis que todos os noivos passam


6. MANTENHA O FOCO

Sabe quando uma noiva tem – literalmente! – mil referências de projetos de decoração, vestidos, arranjos, sapatos, maquiagens, penteados…?! Okay, isso é normal. O problema é quando a noiva perde o foco e muda toda hora de opinião, a cada acesso à internet. Segundo a cerimonialista Lela, da Lela Eventos, a indecisão é algo perigoso. “Tem noiva que não tem foco sobre o que quer e faz todo mundo mover mundos para conseguir tomar uma decisão. Tive uma noiva com um orçamento superapertado que não parava de inventar brindes. Pedimos orçamento para mais de 30 opções e, no final, ela não fechou nada porque não tinha verba”, desabafa. Complicado, né!?

Preparativos do casamento: noiva ansiosa - Foto Photo Duo

7. PENSE COM CARINHO NOS SEUS CONVIDADOS

A gente sempre levanta a bandeira que o casamento deve ter a personalidade dos noivos sempre. E é verdade. Mas não se pode esquecer nunca do conforto e do perfil dos seus convidados. Se você e o seu futuro marido não bebem, por exemplo. Pensem no público do casamento e pensem se é possível criar alternativas para que o cardápio se adapte a todos. Isso serve para outros detalhes como a seleção de hits da pista de dança, os lugares confortáveis da festa… Tente equalizar os ambientes e criar meios para que todos se sintam amados e especiais.

Preparativos do casamento: noivos e convidados - Fabio Rosa Fotografia

8. BE ORGANIZED!

Alinhe os compromissos e pendências. Lela Eventos cita como exemplo as noivas que fazem pagamento ou contratam novos fornecedores e não avisam. A cerimonialista está a sua disposição para te ajudar. Que tal colaborar com o trabalho dela? Anote mudanças, imprevistos, problemas e compartilhe sempre!

Preparativos do casamento: checklist - Foto Reprodução

9. NÃO OBRIGUE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS EM TUDO

Muitos querem ajudar, opinar, sugerir e isso é ótimo! Chega uma hora, porém, que você vai querer opiniões decisivas e nem sempre vai ter retorno. Não se irrite nem fique indignada. Isso é normal e você tem autonomia para decidir – junto com seu noivo (ou não!) – para dar a palavra final. Decida sem medo e confie nas suas escolhas.

Preparativos do casamento: noivos e convidados - Foto Iko Eventos

10. NÃO SEJA INFLEXÍVEL COM O QUE NÃO SAIR COMO O PLANEJADO

Já estamos craques em “receitas” contra imprevistos no dia casamento, mas cá entre nós, sempre queremos fugir deles. Sim! Já aprendemos que alguns eventos fogem do nosso controle e que sempre é preciso pensar em alternativas eficazes e imediatas para contorná-los. Não importa quantos itens você riscou na sua checklist. Imprevisibilidades fazem parte da vida! A gente luta para “amenizar” as margens de erro e driblar qualquer detalhe que saia do script do grande dia, mas – infelizmente! – não temos o controle de tudo. Então, não se entregue a angústias e noites em claro, por favor. Não permita que nada roube a beleza desse momento. Seja uma noite zen, tranquila e leve!

Preparativos do casamento: noivos alegres - Foto Alexander Muradas

Gostou? Leia também outras matérias sobre comportamento na fase de preparativos do casamento!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.