Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Casamento no inverno: montando o menu

Por  |  0 Comentários



Montando o menu para o seu casamento no inverno e vai entrar na onda dos caldinhos, cremes e sopas? A gente dá sugestões!

E é inverno no Brasil! A gente sabe: oficialmente ainda não, mas… Falem a verdade! É só a temperatura cair um pouquinho e já vem aquela vontade de fondue, chocolate, vinho e tudo o mais que aquece o corpo e a alma. Casamento não foge à regra e, como boa anfitriã de um casamento no inverno, é claro que você está procurando maneira de evitar que o frio acabe com a festa. Achou! Que tal uma estação de caldos, cremes e sopas?

Essa ideia específica vem da gringa, mas quem está na missão #preparativosdocasamento já deve ter percebido que o esquema de estações ou ilhas gastronômicas faz sucesso por aqui há um tempo, principalmente em festas mais longas. “É bem simpático oferecer aos convidados opções para beliscar a noite inteira. Além disso, ajuda a manter todo mundo com energia para a pista de dança! É claro que o jantar nunca pode ficar de lado, mas as ilhas complementam de forma bacana o serviço”, diz o chef .

Cardápio para casamento no inverno - Sopas - Foto reprodução

ILHA GASTRONÔMICA OU SERVIÇO VOLANTE?

Não tem reposta certa: depende da dinâmica da festa, diz Ecila Antunes. A vantagem da ilha gastronômica é estar à disposição dos convidados, além de manter a sopa (mais cremosa) ou o caldo (mais ralinho) aquecidos em rechauds. É um espaço bacana também para deixar disponibilizar alguns complementos como croutons e pães de diversos formatos e variedades, que compõem a estação, assim como um moedor de pimenta preta (dica de Rafael Jacobi Gastronomia para dar um perfume especial, além de um pouquinho de picância).

♥ DICA DE EXPERT DE ECILA ANTUNES: “independente da forma de servir, os caldos e sopas estão em sintonia perfeita com as estações mais frias – e podem ser servidos como entrada ou mais para o final da festa. Isso é uma decisão pessoal que deve ser tomada de acordo com cada casamento e que influencia na montagem do resto do menu”.

Menu para casamento no inverno - Sopas - Foto reprodução

UM É POUCO, DOIS OU MAIS É BOM

Seja em estações fixas ou oferecidas em um serviço volante, contar com mais de uma opção é importante – até como forma de garantia de agradar os convidados. E nada de sopa sem graça! As opções são muitas e podem ser muito gostosas, passando longe daquela ideia que as pessoas normalmente têm quando falamos em sopa. Quer ver?

♥ ANOTA AÍ! Sopas de mandioquinha, mix de cogumelos e de abóbora com gorgonzola são as sugestões do buffet Ecila Antunes Gastronomia; enquanto isso, Rafael Jacobi Gastronomia sugere consomée de alho poró, caldinho de moranga cabotiá com gengibre e crisp de bacon ou até uma opção tailandesa a base de leite de coco, camarões e aspargos (aquela da direita lá na foto da capa).

IT’S ALL ABOUT PRESENTATION?

Tem que ser gostoso e charmoso. Mas, nesse caso, também tem que se preocupar em não deixar perder muito calor, já que ninguém merece sopa gelada. Para isso, a aposta do chef Rafael Jacobi é sempre em recipientes de cerâmica, como uma tigela para consomée ou até mesmo xícaras de café.

Quem quer algo mais especial pode apostar em potes como o que é usado para servir sopas e caldos pelo buffet Ecila Antunes Gastronomia, os “potes de leão” (chiquérrimos!). Salva a foto como sua favorita para não perder a referência!

Casamento no inverno - O que servir? - Sopas em potes de cerâmica - Foto Sérgio Huoliver

SOPA VAI BEM COM…

Vinhos tintos leves e espumantes para beber, sem nunca esquecer o pão e as torradas para complementar, que deixam o prato mais crocante. Em termos de cardápio, a dica dos chefs é ter cuidado na montagem do menu como um todo, principalmente para não repetir ingredientes das sopas ou caldos nas opções de pratos oferecidos no jantar.

Erramos a estação e seu casamento vai rolar na praia, ao ar livre e sob o sol? Vem com a gente porque tem dica de menu para casamento no verão também!


CRÉDITOS

1 e 2 – Reprodução  |  3 – Sérgio Huoliver

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>