Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Obras de arte em açúcar de confeiteiro

Por  |  0 Comentários



texto Alexandra dos Anjos

Criativa e descolada, a decoradora de bolos Ana Elisa Salinas é expert em transformar açúcar e outros ingredientes em verdadeiras obras de arte. Membro de uma família repleta de doceiras, ela deixou o desenho industrial para seguir a profissão que já vem no DNA. Hoje, ocupa lugar de destaque no mercado, com direito a participação em programas de TV, títulos internacionais, muitos clientes famosos e até cursos ministrados no exterior. Este ano, realiza outro feito: o lançamento do primeiro livro, onde ela e sua mãe ensinam desde segredos da gestão desse tipo de negócio, até o passo a passo da arte em si.

O que motivou você a trocar o desenho industrial pela decoração de bolos?

Ana Elisa Salinas – A motivação foi acontecendo naturalmente, ou seja, não teve um momento específico. Vendo minha mãe, que já trabalhava com alimentos, se aventurar como todos do mercado nacional à época, percebi que seria algo que poderia fazer e, mais do que isso, seria bastante divertido. Então, fui aos poucos me arriscando no ofício de confeitar. Mas comecei sem nenhuma pretensão profissional, apenas pelo prazer de colocar minha arte em algo diferente.

Você se destaca no mercado pela criatividade e inovação, que tornam o seu trabalho único. Como você faz para ter tantas ideias? No que se inspira?

Em tudo! O mundo é inspirador, mas quase ninguém percebe! Passei uma temporada de um mês dando aulas na Europa e o que mais vi foram pequenos detalhes como tetos de trens, corrimão de escadas de metrô etc. Fotografo tudo no celular mesmo, e o que pode virar bolo eu guardo. Um dia sempre acabo utilizando.

Qual foi o pedido mais inusitado que você já recebeu e como fez para atendê-lo?

O campeão até hoje foi, sem dúvida, o bolo invertido (“de cabeça para baixo”), solicitado pelo querido e supercriativo Roberto Cohen. Ele nos desafiou, e para atendê-lo, tive que usar de minha formação em projeto de produtos, do desenho industrial, e descobrir uma maneira que enganasse a tal da gravidade e sustentasse a forma! Deu tão certo que, não apenas fazemos este modelo até hoje, como acabo de levar esta técnica para a Europa.

Qual a tendência que tem feito sucesso nas festas de casamento?

A nova onda é o naked cake, ou seja, pela livre tradução, o bolo nu, sem a tradicional cobertura branquinha dos bolos de noiva. Nesse tipo de bolo, a massa e as camadas de recheio ficam expostas e são decoradas apenas com frutas vermelhas. Um verdadeiro charme. Devo lembrar que um bolo como este pode ser associado a um nu artístico: se o corpo não estiver perfeito, é melhor não expor. E, ao contrário do que a maioria pensa, não é um bolo fácil de ser feito. Exige muita técnica e cuidado!

Seu livro está prestes a ser lançado. O que te motivou a escrevê-lo e o que os leitores vão poder encontrar nele?

O livro nasceu de pequenas postagens despretensiosas em redes sociais, onde eu expunha meus problemas e soluções do dia a dia no trabalho. Aos poucos, os seguidores foram aumentando e os textos ganhando cada vez mais força, já que as pessoas sentiam falta de um direcionamento em técnica e gestão, e não desejavam apenas “ver figurinhas”. Por isso, decidi fazer algo bem diferente do que o mercado nacional apresenta. Um livro para ser lido e ficar na bancada da cozinha! Ele associa gestão, desde o início, para quem pensa em abrir seu próprio negócio, até o transporte do bolo, com técnicas de decoração através de passo a passo de bolos bem didáticos e muito democráticos.

Bolo Brush Embroidery Ana Salinas - Foto GreifFotografia.comBolo Quiling Ana Salinas - Foto GreifFotografia.comBolo bordado com glacê real - Ana Salinas - Foto GreifFotografia.com

Bolo onça - Ana Salinas - Foto GreifFotografia.comBolo Chevron - Ana Salinas - Foto GreifFotografia.comBolo provençal - Ana Salinas - Foto GreifFotografia.com Bolo ponto de cruz com bordado inglês - Ana Salinas - Foto GreifFotografia.comAna Salinas - Crédito Guga Ribeiro

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar