Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Cake art: bolo de casamento pintado à mão

Por  |  0 Comentários


Ele vai bem da festa mais clássica até a mais rústica e o segredo está na técnica de pintura, que pode se adaptar a qualquer estilo. Descubra qual combina com você!

Nem parece, mas eles são de verdade e melhor: totalmente comestíveis. O bolo pintado á mão ou hand painted cakes – como é conhecido no exterior –alia técnicas de artes plásticas e confeitaria. Tendência nos Estados Unidos e que cada vez mais vem ganhando espaço no Brasil. Para ajudar a desbravar esse universo de cores, pincéis e sabores convidamos a cake designer Luciana Wellisch, da marca carioca Confiserie de Lu.

Com formação em design e artes plásticas, Luciana sempre foi apaixonada por confeitaria e já teve até sua própria marca de joias. Foi justamente daí que ela herdou o traço preciso e uma pitada de perfeccionismo. “Na joalheria um milímetro errado pode danificar a peça da mesma forma na confeitaria, uma linha mal posicionada ou traço mal feito pode transformar um sonho em pesadelo” conta.

Luciana Wellisch cake designer fundadora da Confiserie de Lu - Foto Fabio Wellisch

No ateliê a aquarela é a mais pedida (ela também tem feito sucesso nos convites – já mostramos aqui no site). Delicada, fluida e leve ela tem tudo a ver com casamentos. Mas não para por aí, Lu – que começou a pintar com apenas 9 anos de idade – ainda trabalha com outras técnicas como as pinturas realistas e suas famosas flores de açúcar.


“Mesclar a pintura realista com a aquarela torna a arte única e especial.” Luciana Wellisch


PREPARANDO A TELA: QUALQUER BOLO PODE SER PINTADO À MÃO?

Não! Os naked cakes e bolos com cobertura de glacê não podem receber a pintura, por uma questão óbvia, não possuem uma superfície plana. Como brinca Luciana, ela precisa de uma “tela” (leia-se cobertura de foudant) para trabalhar.

E não pense que essa preparação é um detalhe, muito pelo contrário, influencia totalmente o resultado. “A pintura não esconde os defeitos do bolo, na verdade ela pode até evidenciar”, revelou a artista. Por isso, quanto mais lisinha a cobertura de pasta americana melhor.

bolo-de-casamento-pintado-a-mao-confiserie-de-lu-foto-tathi-carvalho-fotografia

HORA DE ESCOLHER A IMAGEM OU ESTAMPA

Nesse quesito o céu é o limite, então pode colocar a imaginação para trabalhar. Flores, identidade visual da festa e até mesmo a paisagem do local da cerimônia ou de onde foi o pedido de casamento podem ser o tema do bolo. O mais importante, segundo a designer, é que a gravura escolhida tenha um significado para o casal e esteja de acordo com o estilo do casamento. Entre os mais pedidos estão os pássaros, estampas florais, laços e arabescos.

bolo-de-casamento-pintado-a-mao-passaros-flores-arabescos-Confiserie-de-Lu

Na Confiserie de Lu o processo de escolha da arte junto com os noivos acontece ao mesmo tempo em que a degustação. Entre uma fatia e outra de bolo e um bate papo descontraído, Luciana estuda o estilo do casal e já desenha alguns esboços. “Algumas vezes os noivos me passam apenas a paleta de cores e tema da festa e eu fico livre para criar. Outros já têm uma ideia pronta. Em ambos os casos trabalho para alcançar um desenho único, afinal é uma data especial e cada bolo tem sua história” conta.

bolo-de-casamento-branco-rosa-laço-pintado-a-mao-confiserie-de-Lu


Leia mais

+ Raio X do bolo de casamento 

bg-divisoria

+ 6 dicas para escolher o bolo perfeito

bg-divisoria

+ Fora da caixa: + de 15 ideias de topo de bolo criativos 


TIPO DE GRAVURA X ESTILO DO CASAMENTO

Não há restrições, o bolo pintado á mão pode ir do casamento clássico ao rústico passando pelos mais diversos estilos de festa. O segredo é simples e nenhum mistério: adequação. Como acontece na moda ou na joalheria – área que a Lu domina – o pulo do gato é estar de acordo com o contexto.

 Casamento clássico: arabescos, monograma dos noivos, tons neutros, detalhes metálicos

Casamento moderno: identidade visual do convite, formas modernas, pintura abstrata, chalkboard

 Casamento no campo: florais, pássaros, paisagens campestres

 Casamento na praia: aquarela, paisagens, estampas com temática marinha ou náutica

 Casamento rústico – chique: florais, aquarelas, chalkboard

Casamento vintage:  florais, tons envelhecidos, metalizados, plumas

WHAT?! Chalkboard é aquele tipo de decoração que imita um quadro negro, também conhecido como bolo lousa.

UPGRADE: MINI É MAIS

O trocadilho é válido, afinal os minibolos conquistado as noivas mais antenadas. Para a cake designer essa é uma tendência muito forte e o melhor, tem dupla função: “além de compor a mesa de doces são um ótimo recurso de decoração” conta. (Cá entre nós, quanto mais bolo melhor, né?)

E se você é daquelas resistentes a novas ideias e acha que pode ficar estranho ter vários bolos de casamento sobre a mesa saiba que existem diversas dicas para manter a unidade visual. A principal delas revela Luciana, é seguir o mesmo estilo de decoração seja usando a mesma paleta de cores, detalhes das pinturas ou as mesmas flores. Não pesar na mão também é importante, como são menores muita informação na confeitaria pode deixar o visual sobrecarregado.

PODE USAR SÓ MINIBOLOS? Sim! O importante é estar atenta a quantia de fatias que, juntando todos os minibolos, deve ser igual ao número de convidados;

minibolo-casamento-pintado-a-mao-confiserie-de-lu-Foto-Sabrina-Vasconcelos-Fotografia

E MINIBOLO + BOLO TRADICIONAL, PODE? Yes. Só que as miniaturas devem estar integradas a decoração do maior. E cuidado com o desperdício, é importante fazer o cálculo – junto com o profissional – considerando as miniaturas como um complemento do principal e não excedente;

bolo-de-casamento-branco-e-rosa-pintado-a-mao-confiserie-de-lu-foto-Sabrina-Vasconcelos-Fotografia

MINIBOLO DE LEMBRANCINHA, TÁ LIBERADO? Of course, my dear! Essa não precisa nem perguntar. Quem não vai amar comer um bolinho no dia seguinte?! É uma ideia de presente muito especial para as pessoas mais queridas do casal como pais, avós e padrinhos;

minibolo-de-casamento-lembrancinha-Confiserie-de-Lu-Foto-Sabrina-Vasconcelos-Fotografia

Quer continuar se inspirando? Na nossa galeria de imagens tem diversas opções de bolo de casamento.

Ainda ficou alguma dúvida, conta para a gente aqui nos cometários!


CRÉDITOS

1 e 4. Marcelo Vallin Fotografia | 2. Fabio Wellisch | 3, 5, 13,14 e 15. | 6. Tathi Carvalho Fotografia | 7, 9, 10, 11 e 12. Divulgação Confiserie de Lu | 8. Thrall Photography

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma paulistana que quer conhecer o mundo e encontrou no jornalismo sua forma de transformar paixão em profissão. Adora histórias e não resiste a uma boa conversa. Prefere miniweddings mais descontraídos, mas promete ajudá-la a deixar seu casamento exatamente como sonhou.