Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

A tradição de congelar o bolo de casamento para comer nas bodas

Por  |  0 Comentários


Pode ser que você ame o bolo que encomendou para o seu casamento e tenha vontade de come-lo tempo depois. Não há nada de errado nisso! Você já ouviu falar da tradição de congelar o bolo de casamento e comer um ano depois? Ela existe e ainda é colocada em prática por algumas noivas.

A ideia de congelar e guardar uma fatia ou o primeiro andar do bolo de casamento surgiu no século XIX e estava ligada com o propósito da época de ter o primeiro filho logo depois do matrimonio. Os noivos comiam a parte superior do bolo um ano depois do grande dia e aliavam essa prática a comemoração do batizado do bebe. Apesar de hoje em dia muitos casais esperarem anos para a chegada do primogênito, alguns ainda gostam de manter a tradição e comemorar a primeira boda com gostinho de nostalgia, trazendo mais sorte para a vida a dois.

Noiva da Inesquecível Casamento, Priscila Aguiar conheceu a prática um pouco diferente, através de uma amiga de Pernambuco.

“Uma das minhas madrinhas de casamento é de Recife e lá existe a tradição de se fazer um bolo de noiva e presentear a noiva para que esta congele o bolo e coma a cada aniversário de casamento. Seguindo a tradição, a noiva que recebe este bolo deve congelá-lo e comer uma fatia do bolo (após descongelar) a cada ano de casamento. No meu caso, minha madrinha de casamento chegou em Curitiba vindo de Recife um dia antes do meu casamento. Logo experimentei o bolo e adorei. Ele era de tamanho médio, pois é um pouco complicado trazer de Recife. Acabei servindo o bolo no café da tarde para minhas convidadas que estavam me fazendo uma visita um dia antes do casamento e um dia depois, resultado, só consegui separar um pedaço para congelar. Congelei e este ano na semana em que fazíamos um ano de casados descongelei este pedaço e comi”


Leia mais

+ Bolo de casamento com flores: qual é o seu?

bg-divisoria

+ Bolo de casamento: 7 queridinhos para chamar de seu

bg-divisoria

+ Entre texturas e sabores: bolos que vão roubar seu coração


A receita deste bolo que Priscila menciona na entrevista é especial, vão vários ingredientes diferentes e é coberto de pasta americana. É uma releitura da receita trazida para o estado pelos colonizadores ingleses, a qual frutas britânicas foram substituídas pelas frutas locais e leva vinho moscatel, açúcar mascavo e noz moscada.

COMO CONGELAR O BOLO DE CASAMENTO?

Fomos perguntar para quem entende de bolo e o Casal Garcia nos explicou direitinho o que fazer. Olha só:

  1. O truque é simples: assim que chegar da festa coloque a parte que quer congelar no freezer, sem embrulho, sem nada.
  2. No dia seguinte, retire do congelador e embrulhe-o todo em plástico filme.
  3. O pulo do gato está em embrulhá-lo também em papel laminado, só para que o bolo não fique tão exposto a possíveis tentações

E DESCONGELAR?

  1. Dois dias antes de completar um ano de casada, coloque o bolo no na geladeira ainda embrulhado para ir descongelando aos poucos.
  2. Depois deixe-o na temperatura ambiente (ainda embrulhado) até descongelar totalmente
  3. Assim que descongelar o bolo, não volte com ele para dentro do congelador, ok? Só pode congelar uma única vez!

DICA DE MESTRE BY ANTÔNIO MACIEL CAKES

Nunca embrulhar o bolo diretamente sobre o papel alumínio, pois o alumínio não veda hermeticamente, permitindo o contato do doce com o ar. Isso provoca o ressecamento do bolo e, além disso, partes do alumínio podem ser aderidas.

Quer saber mais sobre bolos de casamento? Temos uma área no nosso site reservada para eles.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Ela é pequena, mas tem o coração enorme. Já tem dono! É apaixonada por contar histórias. Não se imagina fazendo outra coisa, escolheu ser jornalista desde que veio ao mundo.