Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

5 coisas que você nem imagina sobre as bebidas do casamento

Por  |  0 Comentários



Chegar à quantidade de bebidas para casamento ideal é uma verdadeira saga e apenas um dos pontos que você nem imagina sobre o openbar perfeito. Veja outras curiosidades!

Certos serviços são fundamentais para o sucesso de uma festa e que o openbar está entre eles, todo mundo sabe! A pauta de hoje vai para os interessados em ir ainda mais a fundo no assunto e ficar por dentro de pontos desconhecidos pela maioria dos casais a um passo altar. Para isso, conversamos com Sylvia Sitnoveter – diretora da , uma das fornecedoras de bebidas finas mais respeitadas de todo o Brasil – e listamos 5 coisas que você nem imagina sobre o assunto.

1. CONSIGNAÇÃO É A MELHOR FORMA DE ACERTAR NO CÁLCULO DAS BEBIDAS

Fundada há 16 anos, a foi a grande responsável por trazer ao Rio de Janeiro a consignação de bebidas para eventos sociais e corporativos. A ideia veio da própria experiência de Sylvia. Ao participar ativamente dos casamentos de suas filhas, ela sentiu no bolso a dificuldade de precisar o número de garrafas que seria consumido.

“Sobrou muita coisa, um custo desnecessário em um momento de grandes despesas. Por isso resolvi oferecer a consignação. Cliente satisfeito não só volta, como recomenda outros”, explica a profissional.

Basicamente, comprar por consignação significa estipular uma margem extra de bebidas (além daquelas que, na sua conta, com certeza serão consumidas) e pagar por elas com cheque caução. Ou seja: o valor correspondente àquilo que não for efetivamente usado volta para os noivos.

Mas cuidado! Além de entender o número e perfil dos convidados para fazer o cálculo em parceria com a equipe de cerimonial, os noivos precisam respeitar algumas regrinhas. As principais delas são conservar os rótulos das garrafas a serem devolvidas e só colocar no gelo o que realmente será consumido.

Para facilitar esse controle no momento da festa e deixar os noivos curtindo à vontade, a envia um funcionário responsável pela reposição e retirada da mercadoria, caso o serviço seja contratado à parte pelos clientes.

Quantidade de bebidas para casamento: vinhos - Foto Divulgação

2. RÓTULOS NACIONAIS (OU DE PAÍSES DO MERCOSUL) SÃO MAIS BARATOS

Não dá para fugir, bater o martelo no orçamento é uma das tarefas mais árduas de toda a celebração. E como as bebidas respondem por uma parte considerável desses números, a dá uma dica de ouro: os espumantes nacionais têm uma ótima relação “gosto-benefício”.

“Nosso solo é comprovadamente bom para espumantes e nós trabalhamos com as melhores marcas do mercado, como Chandon, Casa Valduga, Cave Geisse e Salton. Hoje o Brasil também produz bons vinhos, sempre no Sul, mas o convênio com o Mercosul dá um incentivo fiscal para marcas que vêm da Argentina e do Chile, fazendo com que elas fiquem mais acessíveis do que os nacionais do mesmo padrão”, completa Sylvia.


Leia mais

+ Conheça mais sobre o trabalho da Wines and  Roses

bg-divisoria

+ Openbar do casamento: que tal caipirinhas?

bg-divisoria

+ Tudo sobre whisky no casamento


3. A MAIORIA DAS CASAS DE FESTAS COBRA TAXA DE ROLHA

Muito comum em restaurantes, a taxa de rolha também é uma realidade em grande parte dos locais para eventos. Isso significa que, ao levar bebidas compradas em outras empresas para servir durante o casamento, os noivos provavelmente terão que arcar com custos extras.

De acordo com Sylvia, esse valor varia bastante: pode ir de R$ 10 a R$ 50, por exemplo. Por isso, a dica para não ser pego de surpresa é perguntar com antecedência sobre a taxa de rolha e garantir que tudo esteja formalizado por contrato.

Vale nota: outros gastos extras – em função da quebra de copos e taças, por exemplo – também fazem parte da organização de um evento. Na visão de Sylvia, é papel do cerimonialista explicar tim-tim por tim-tim para o casal com bastante antecedência.

Quantidade de bebidas para casamento: Freixenet - Foto Divulgação

4. A ESCOLHA DAS BEBIDAS VARIA DE ACORDO COM A DATA DO EVENTO

Ainda que no Brasil as estações do ano não sejam tão demarcadas como em outros países, o clima influencia – e muito! – a escolha das bebidas. “No verão só se toma gelado e, no inverno, os convidados precisam se esquentar com whisky, vinho e também drinks da moda, como vodka e gin”, afirma Sylvia.

Além disso, também há de se pensar no timing do serviço. Segundo a diretora da , tudo depende do gosto dos noivos, das comidas do menu e da orientação do cerimonialista. Ainda assim, ela sugere um cronograma infalível:

  • Welcome drinks com espumante/ champagne no início da festa
  • Vinho tinto e branco durante o jantar
  • Espumante e drinks durante todo o evento
  • Espumante rosé ou demi sec com as sobremesas

Quantidade de bebidas para casamento: vodkas - Foto Divulgação

5. O CASAL PODE (E ATÉ DEVE!) APOSTAR NO SERVIÇO DE “BABÁ DOS NOIVOS”

Experiência é algo que não falta para a equipe da . E de acordo com eles, nada mais comum do que os noivos se esquecerem de comer ou beber durante a festa – em função, principalmente, do nervosismo tão característico do grande dia.

Pensando nisso, a função de “babá dos noivos” vem se tornando muito comum no mercado. Trata-se de um funcionário da equipe de cerimonial cujo papel é exatamente garantir que o casal aproveite tudo de bom que contrataram para a festa.

Quantidade de bebidas para casamento: drinks - Foto Divulgação

A WINES AND ROSES, NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS

“Gosto de trabalhar com a Wines pela tranquilidade que tenho com eles. Os noivos são super bem atendidos, a variedade de rótulos é grande e o preço é justo. É uma empresa com muito comprometimento e cumpre prazos de entrega/ recolhimento das bebidas. Indico de olhos fechados!” – Beatriz Dias, cerimonialista

“A procedência da bebida é muito importante e a gente sabe da idoneidade da . Para mim, o diferencial é a paixão que eles colocam no trabalho e o carinho que têm pelas noivas e pelos parceiros – além da disponibilidade para degustações ou qualquer emergência – Daniela Siani, cerimonialista e decoradora

PODE CONFIAR! TOP BEBIDAS FINAS POR WINES AND ROSES

Quantidade de bebidas para casamento: melhores espumantes - Foto Divulgação

Gostou das dicas da Wines and Roses para as bebidas do seu casamento? Conte para a gente nos comentários!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.