Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Bebidas para casamento: a melhor escolha para o seu estilo

Por  |  0 Comentários


De dia, à noite, na praia, no campo. Não importa! A gente te mostra qual são as melhores apostas em bebidas para casamento de acordo com o que escolher para o grande dia. Fica aqui pra ver!

2015. Passamos – há muito tempo – da época em que casamento tinha um modelo pronto e, de um para o outro, a única diferença eram os noivos. Nada de cópias! A gente não cansa, inclusive, de mostrar por aqui que cada ocasião é única e que você pode e deve, sim, pensar em cada detalhe para que o dia do enlace seja a materialização da personalidade do casal.

Sendo assim, você sabe: escolher um estilo de casamento para chamar de seu vai muito além de pensar em uma decoração clássica, moderna ou vintage. O perfil da festa deve estar presente no tom da cerimônia, no vestido de noiva, na identidade visual… E nas bebidas também! Por que não?

Bebidas para casamento - Foto Daniela Justus

O horário, o cenário e a estação em que escolher casar, para além do cardápio, influenciam e devem pautar o tipo de bebida que os noivos vão oferecer para os convidados. Guilherme Quelotti, da Livimport, nos ajudou com dicas rápidas do que é aposta certa quando falamos de bebidas para casamento. Quer ver?

♥ Casamento de dia, campo ou praia

Espumante branco brut e espumante rosé brut (70% / 30%)

♥ Para casamento à noite

Vinho mais encorpado (quando os convidados estão sentados)

♥ Para casamento no inverno

Vinho tinto harmonizado com o menu do bufê, se for à noite

♥ Para casamento no verão

Bebidas mais leves, como o ABrigitte (vinho rosé de Provence com lichia e frutas cítricas)

Você já deve ter percebido que é comum, hoje em dia, oferecer uma variedade grande de bebidas no casamento: drinks, caipirinhas, uísque, vinhos, espumantes e até cerveja! E então já ficou claro, mas não custa reforçar: um tipo de bebida não elimina o outro, e optar pela diversidade é uma garantia de agradar a todos.

Bebidas para casamento - Destination wedding - Foto Bruno Stuckert

ESQUEÇA OS VINHOS TINTOS EM… casamentos de dia, na praia ou no campo, e em serviços de finger food. Eles não recebem bem este tipo de bebida!

Para não errar, a dica é clara: experimentem! “Eu acho que os noivos devem degustar antes e fazer disso uma curtição. Aqui na Livimport, as degustações são, na grande maioria, às cegas: marcamos a base da taça com um número e passamos alguns conhecimentos para que o casal comece a observar a escolha as bebidas que mais agradam”, conta Guilherme.

“Para um destination wedding, o que muda são as quantidades: como todos estão em uma espécie de “mini férias”, o consumo é bem maior do que o normal. Leve uma quantidade bem exagerada neste caso específico!” Guilherme Quelotti

DICA DE EXPERT: Não, não pode faltar o espumante! Seja ele um prosecco, cava ou champagne, é indispensável na ocasião. Afinal, há centenas de anos é com ele que se comemoram conquistas e realizações pessoais. Não dá para ficar de fora do casamento, certo?

BEBIDAS PARA CASAMENTO: COMO SERVIR?

A forma e o momento em que são oferecidas as bebidas é um ponto muito importante também. Regras básicas: vinhos tintos, servidos em garrafas, apenas no jantar; espumantes também servidos em garrafas, durante todo o evento; destilados, apenas no bar junto à bartenders para servir doses ou produzir drinks.

No casamento de dia, 70% de espumante branco brut circula com os garçons a festa toda; os 30% de rosé brut ficam em um bar perto da pista de dança. No verão, as festas começam mais cedo e bem no início, para amenizar o calor, é que devem ser servidos os “drinks” ABrigitte, feitos para beber com gelo.

Taças para casamento - Foto Pedro Arcene e Silvana Garzaro

As taças, por sua vez, são importantíssimas para valorizar ainda mais o tipo de bebida degustado. No caso dos vinhos, por exemplo, para cada tipo, há uma taça. E acreditem! Eles valorizam e auxiliam na apreciação da bebida. Para os vinhos tintos, taça com bojo; para os espumantes, taça flute; para vinhos branco ou rosé, tulipa de Bordeaux.

“Nas festas, eu acho que não se deve fugir muito do padrão. Uma dica para melhorar a experiência é sempre encher um terço da taça, deixando espaço para o vinho liberar seus aromas e ser agitado ser fazer bagunça.” Guilherme Quelotti

As cervejas são um caso especial. Se o casamento é mais descontraído, está em alta servir garrafas long neck direto no bar. Os noivos também podem optar por surpreender e apostar no bar de cerveja, novidade que traz em seu acervo garrafas importadas, nacionais e artesanais – ou seja, adaptável a praticamente qualquer estilo de casamento.

PONTO-CHAVE: HARMONIZAÇÃO

Não precisa ser nenhum especialista para saber que o principal ponto com relação a bebidas de casamento é harmonizá-las de acordo com o cardápio da festa, certo? Antes disso, é preciso pensar no estilo do serviço, que também vai determinar o que será servido.

  • Um bufê empratado é a grande chance de servir um vinho tinto mais estruturado, já que as pessoas podem degusta-lo da maneira correta e, leigos ou entendedores de vinhos, os convidados certamente terão um momento especial durante a festa
  • No caso de bufê em ilhas ou finger foods, o espumante é sempre a melhor opção, já que tem grande leque de harmonização e acompanha melhor as “comidinhas” do bufê

Perrier Jouet - Bebidas para casamento - Foto divulgação Livimport

Quanto ao timing do menu…

  • Os espumantes geralmente combinam melhor com as entradas servidas na festa
  • Junto aos pratos quentes, é certamente hora de um vinho tinto, bebida ideal para a hora do jantar
  • Pratos frios podem ser harmonizados com espumantes branco brut ou rosé brut
  • No momento de servir as sobremesas, o ideal é que sejam acompanhadas por um vinho com açúcar residual maior (como Sauternes ou Moscato Giallo) ou um espumante doce (demi-sec ou moscatel)

Bebidas para casamento - Foto Alexandre Retchman

E ao cardápio:

  • Com as carnes ou massas, tudo vai depender do molho, mas na maioria das vezes um tinto vai bem. Malbec argentino, Merlo brasileiro ou um Carmenere chileno estão entre as principais indicações da Livimport
  • Se o prato principal serve peixe, aposte em vinho branco ou espumante
  • Se a escolha do bufê foi por comidas aromáticas, como a asiática, um vinho branco também aromático funciona muito bem! Investir em um Luiz Argenta das uvas Gewurztraminer e Sauvignon Blanc é boa pedida

ANOTA AÍ: UM DRINK PARA CADA ESTILO

Lá perto da pista de dança, o openbar não pode (de jeito nenhum!) ficar esquecido. Preferidas de muitos convidados – principalmente na hora que a pista começar a bombar –, as bebidas do bar não influenciam no tipo e nem na quantidade de espumantes, vinhos ou uísque que vocês resolvam servir.

Mas, sempre charmosos, os drinks também têm, cada um, seu lugar ideal para serem servidos. O pessoal da Brother’s Bar elegeu os preferidos para cada ocasião e, adivinhem só? A gente divide com vocês!

Openbar Brother's Bar - Bebidas para casamento - Foto Pedro Arcene e Silvana Garzaro

Para casamento no campo… martinis frutados

Martinis frutados (fresh fruit martinis) carregam o glamour da taça e do nome martini, mas são bem leves e naturais. Cubos de frutas, vermute dry, xarope de açúcar, vodka e gelo servidos uma taça Martini sem qualquer resíduo: eis aí a fórmula secreta.

Como referência ainda maior ao mítico martini, despejamos no fundo da taça gotas de xarope francês no mesmo sabor e um pedaço da frutas escolhida. O coquetel oferece uma sensação viva, natural, única. Os mais famosos são o Apple Martini e o Lychee Martini.

Para casamento na praia… caipifrutas condimentadas

Capirinha tem tudo a ver com praia, ainda mais se preparada em combinações especiais de frutas e condimentos. Naturais, leves e refrescantes, são as opções ideais para celebrações em dias e noites quentes no litoral. Para as mulheres, fica a sugestão de saquê (mais leve) e normalmente os homens se dividem entre vodka e a tradicional cachaça.

Para casamento de dia… sangrias e clericot

Originárias da Espanha, as sangrias têm como base vinho tinto, frutas sucos e licores e soda. São muito leves e podem levar outras bebidas mais espirituosas, como cachaça ou conhaque. Quando o vinho tinto é substituído por vinho branco ou espumante, o drink fica ainda mais refrescante e ganha o nome de clericot.

Para um casamento de dia, os noivos podem apostar em diversas variedades de sangrias por combinações de frutas. Por exemplo, o clericot de frutas vermelhas (groselha, morangos, blueberry, amoras e framboesas) e o clericot de frutas amarelas (pêssego, laranja, limão siciliano, maracujá e manga) são sucesso certo no openbar.

Para casamento à noite… drinks clássicos

Os drinks clássicos e suas releituras viraram sensação entre os casais moderninhos que transformam suas festas em verdadeiras baladas. Para casamentos à noite, as sugestões são de opções refrescantes e de pista, tais como o Mojito, Spritz Veneziano e o Gin Tônica, acompanhados de drinks para lounge ou mesa, como o famoso Cosmopolitan e o tradicional Negroni.

Drinks clássicos para casamento - Casamento à noite - Bebidas para casamento - Foto Divulgação Brother's Bar

Ufa! Muita coisa bacana, né? É lógico que vale salvar nos favoritos para não perder nunca!

No site da Inesquecível Casamento tem várias outras dicas e inspirações sobre tudo o que o mágico universo dos casamentos envolve, enquanto o nosso Guia de Fornecedores te dá o caminho das pedras até os melhores nomes do mercado. Já viu?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?