1. Home
  2. /
  3. Colunas
  4. /
  5. Viagem Inesquecível
  6. /
  7. Um passeio por pequenas...

Um passeio por pequenas cidades e vilas da França

por Redação IC
18 mar, 2016

França tem inúmeras cidades conhecidas por sua história e cultura, assim como pequenas vilas encantadoras, nessa matéria resolvi fazer um tour por esse belo país, escolhendo aleatoriamente alguns lugares que me trazem ótimas lembranças.

Começo por uma cidadezinha que fica a 120 km ao norte de Paris, Amiens, que pertence a França desde 1113. Foi muito bombardeada na Segunda Guerra, recuperou-se e  hoje é uma encantadora cidade da região de Picardia. Um passeio agradável é caminhar pelo bairro de Saint-Leu, à beira do rio Somme, também não deixe de conhecer a imponente e bela Catedral de Notre-Dame d’Amiens, Patrimônio Mundial pela Unesco, e uma das maiores igrejas góticas do século XIII, considero imperdível essa visita. Uma curiosidade, Júlio Verne, autor de Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, escolheu Amiens para viver e lá ficou até sua morte.

Bairro de Saint-Leu em Amiens Foto Roberto Pereira

Na região da Normandia um antigo porto do século XVII, Honfleur, recebe, atualmente, muitos turistas atraídos pelo charme do lugar que já encantou pintores como Renoir, Cézanne e outros famosos artistas do século XIX. Passar uns dias nesse romântico lugar em boa companhia foi muito bom.

Vieux Bassin Honfleur Foto de Roberto Pereira

Brântome, na região de Périgord, faz parte da lista das mais belas pequenas cidades francesas. Tem uma abadia construída por Carlos Magno em 769, um campanário do século XI, uma torre renascentista, Tour de St Roch, e, para completar, o charmoso Relais & Châteaux Moulin de l’Abbaye que recebe os turistas com a maior classe e conforto, sua localização privilegiada, junto à ponte do século XVI, ao jardim do mosteiro, à torre medieval,  e ao pavilhão da abadia, torna esse Relais muito especial. Vale a pena conhecer Brântome e, se puder, hospedar-se no hotel Moulin de l’Abbaye.

Ponte em Brantome Foto Roberto PereiraRelais Châteaux Moulin de l Abbaye Brantome Foto Roberto Pereira

Para quem está na região da Borgonha, recomendo ir até Vézelay, uma vila medieval, Patrimônio Mundial da Unesco, que atrai muitos turistas que vão conhecer esta cidade murada onde moraram reis e artistas. Restaurantes, cafés, lojinhas e galerias de arte se espalham neste pequeno vilarejo animado.

Vezelay Foto Roberto PereiraVezelay vista da estrada Foto Roberto Pereira

Perto de Lyon fica a vila de Pérouges, uma das mais belas pequenas vilas francesas. No topo de uma colina,  com ruas tortuosas e construções de pedra dos séculos XV e XVI, impressiona pelo cenário medieval que permanece inalterado até os dias de hoje. Ficamos no insólito hotel Ostellerie du Vieux Pérouges, uma construção do século XIII, que mantém até hoje móveis medievais. Durante o dia a multidão de turistas toma conta do lugar, à noite o silêncio domina a vila, então, realmente, você se sentirá na Idade Média! Incrível lugar!

Perouges Foto Roberto PereiraOstellerie du Vieux Perouges Foto Roberto Pereira

Para terminar, apresento uma das maravilhas do mundo ocidental, o Monte Saint-Michel, a mais visitada atração turística da França. Situado numa ilha, sobre uma imensa rocha de granito, há um vilarejo medieval. Para chegar ao topo da rocha, onde está a abadia beneditina, obra prima da arquitetura gótica, chamada de La Merveille (A Maravilha), passa-se por ruelas cheias de lojas, restaurantes, hospedarias e pequenos hotéis. Como a maré pode variar até 15 m, deve-se ter cuidado ao visitá-la para não ficar literalmente ilhado, pois o lugar fica completamente isolado. Posso afirmar que o monte Saint-Michel foi um dos mágicos lugares que conheci.

Mont Saint Michel Foto Roberto Pereira

Se você quiser conhecer esses e outros inesquecíveis lugares pelo mundo e precisar de mais dicas pode contar com as agências de viagem que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e terá uma lista de boas opções para fazer um belo tour.

Publicidade
Publicidade
Redação IC

Redação IC