Porec, a bela e histórica Riviera da Croácia

Por  |  0 Comentários



Fotos Roberto Pereira

Porec, linda cidade no litoral da Ístria, na Croácia, foi conquistada pelos romanos no século II. Quando houve a queda do Império Romano, passou ao domínio bizantino, até que em 1267 tornou-se parte de Veneza e assim continuou até o século XIX. Imaginem a influência que esses domínios tiveram na formação dessa cidade!!!

Porec-vista-do-alto-iPad_20140530_0181

Encontram-se muitas ruínas espalhadas pela cidade: do Forum Romano, do Templo de Netuno, da Biblioteca, cujo piso é original do século II, entre outras.

Porec-ruinas-romanas-iPad_20140530_0169

Nas torres venezianas do século XV, que formavam  a muralha da cidade, a Pentagonal, a Redonda e a Norte, há hoje restaurantes e bares, onde o pessoal se reúne para beber e bater papo.

A parte antiga da cidade, Stari Grad ou Old Town, foi traçada pelos romanos,  a rua principal é a Decumanus Romana, cujo calçamento me encantou com suas pedras reluzentes, polidas pelos séculos… é da época da ocupação veneziana, mas cuidado, são um pouco escorregadias quando molhadas.

Muitas vezes tínhamos a sensação de estar em Veneza, não só pelas ruelas labirínticas, mas também pela arquitetura dos prédios, tipicamente veneziana, sem falar nas lojas de máscaras,  como as de Veneza, mas feitas por artesãos de Porec, como a gentil Diana que nos mostrou seu trabalho.

Porec-fachada-veneziana-iPad_20140530_01742

Galerias de arte, lojas e restaurantes ocupam casas antigas, muitas ainda do século XIII, e disputam os turistas de toda parte do mundo que invadem Porec, principalmente no verão.

Porec-rua-iPad_20140529_0238

Mas a grande atração histórica dessa cidade é a Basílica Eufrasiana, do século VI, chamada de Basílica Maior e construída em cima da Menor. Foi tornada Patrimônio da Humanidade em 1997. Considerada o mais importante exemplo intacto da arte bizantina, deixou-nos extasiados com sua beleza. O Arcanjo Gabriel, falando a Maria, é tido como o mais lindo e perfeito anjo em mosaico do mundo.

Porec-anjo-iPad_20140530_0199

Na verdade a Basílica faz parte de um complexo que inclui o Batistério, o Átrio, o Palácio do Bispo e a Igreja. Tudo grandioso e belo que, graças a doação do Imperador da Áustria Francisco José, foi recuperado em 1817… Acreditem, Porec também passou pelo domínio austríaco!

Não resistimos a curiosidade de ver Porec de cima  e subimos  os 120 degraus, mais ou menos 8 andares,  da Torre dos Sinos, no Complexo. Valeu o cansaço, pois nos deparamos com a mais linda vista da cidade.

Rica em História, Porec também é rica em beleza natural, com bons hotéis, resorts e restaurantes gastronômicos. Banhada pelo mar Adriático é porto para muitos iates, lanchas e barcos.

Porec-marina-iPad_20140531_0523-copy

Os frutos do mar são o melhor prato da culinária croata, aliás dizem que é na Croácia que tem o mais afrodisíaco dos pratos quando reúnem ostras, aspargos e trufas… foi assim que nos serviram uma deliciosa entrada de carpaccio de frutos do mar no excelente restaurante Sv. Nikola, seguida de um filé de peixe com aspargos, ostras e trufas no molho de espumante. Imaginem degustar essa maravilha bebendo um vinho branco da Ístria e olhando o mar.

Porec-restaurante-Sv-Nikola-iPad_20140529_0244-copyPorec-prato-entrada-iPad_20140530_0205

Ficamos no Grand Palazzo Hotel Porec, um prédio do início do século passado, mas que foi totalmente remodelado para oferecer o máximo conforto aos hóspedes. É super bem localizado, de um lado os monumentos do centro histórico, do outro, o mar. O restaurante é muito bom, a piscina tem magnifica vista e o spa tem ótimos tratamentos.  Achamos perfeita nossa escolha e aproveitamos bastante nossa estadia.

Porec-hotel-entrada-iPad_20140531_0532

Porec-vista-hotel-iPad_20140529_0248

Não posso deixar de agradecer às Sras Sania Jelic e Ferida Brzovic, do Departamento de Turismo da Croácia, que colocaram a nossa disposição o incrível guia poliglota Adriano Mates que nos deu uma aula magnífica de História de maneira simpática e divertida.

Porec-guia-Adriano-artista-Diana-iPad_20140530_0177

Porec, uma linda cidade da Croácia, na região de Ístria, deixou-nos encantados pela sua beleza, sua História, sua gastronomia, seus vinhos e sua gente alegre e amável… mais uma cidade inesquecível em nosso roteiro!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.