Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Parque Vigeland, a maior atração de Oslo

Por  |  0 Comentários


Saiba mais sobre o Parque Vigeland, a maior atração de Oslo, capital da Noruega. O destino é perfeito para quem deseja uma lua de mel a dois! 

Conhecemos Oslo quando fizemos um cruzeiro pelos fiordes e uma das paradas do navio foi justamente na  capital da Noruega. É uma cidade repleta de parques imensos e muito bonitos, num deles, no Frognerparken, fica o Vigelandsparken, a grande atração da cidade, cujo nome é uma homenagem ao escultor Gustav Vigeland que além das esculturas também fez o projeto arquitetônico deste sensacional parque e nele trabalhou durante quarenta anos!

Oslo: Vigelandsparken a maior atração de Oslo - Foto Roberto Pereira

É o maior parque de esculturas no mundo feito por um único artista, são mais de 200 obras em bronze, granito e ferro forjado. As esculturas espalhadas em quase 324 mil metros quadrados são impressionantes, não só pelo tamanho real, mas também pela história que cada uma delas nos conta: a maternidade, o sexo, a amizade, a raiva…  interessante que Gustav não deu nome a nenhuma das suas esculturas, mais só de olharmos sabemos exatamente o que cada uma representa.

Uma das mais impactantes é um obelisco de 17 metros de altura todo em granito  que representa o Ciclo da Vida, são 121 figuras interligadas tentando para chegar ao topo, visão perfeita da luta da humanidade.

Vigelandsparken, Oslo, obelisco representando o ciclo da vida Foto Roberto Pereira

A fonte é uma das histórias mais interessantes do parque, Gustav Vigeland queria fazer uma fonte monumental que fosse a representação da vida do homem, do berço ao túmulo. Levou anos até que conseguiu terminar o projeto, reparem que em volta do lago estão medalhões em bronze que representam o ciclo de vida da humanidade.

Oslo: a fonte de Vigeland - Foto Roberto Pereira

Há uma escultura que seria o resumo do tema de todo o parque do nascimento à morte: Roda da Vida, a roda como símbolo da eternidade está em formato de guirlanda com mulheres, homens e crianças que se agarram uns aos outros.

Oslo: escultura Roda da Vida no Vigelandpark - Foto Roberto Pereira

A escultura da mãe com a criança não poderia faltar num conjunto em que o tema é a jornada do ser humano neste mundo, na foto abaixo a representação da mulher brincando alegremente com seu filho.

Oslo: escultura de mãe e filho no Vigelandpark - Foto Roberto Pereira

Crianças correndo…

Oslo: meninos correndo escultura no Vgelandpark - Foto Roberto Pereira

O velho e o menino…

Oslo: o velho e o menino escultura no Vgelandpark - Foto Roberto Pereira

O homem e a mulher…

Oslo: o homem e a mulher escultura em Vigeland - Foto Roberto Pereira

A dança…

Oslo: mulher dançando, escultura em Vigeland - Foto Roberto Pereira

O peso da vida…

Oslo: escultura em Vigeland - Foto Roberto Pereira

Gustav Vigeland não viu sua obra terminada, pois morreu sete anos antes da inauguração do Vigelandpark, mas  deixou este magnífico parque para a humanidade, no qual vemos em todas as esculturas um significado da complexidade da vida, nelas são retratados o homem e a mulher, a grávida, o velho e o menino, crianças correndo, assim como expressões de amor, raiva, carinho, medo, enfim sentimentos e ações do ser humano.

Oslo: esculturas de jovens no Parque Vigeland - Foto Roberto Pereira

Este parque é diferente de tudo que já vi, achei incrível e penso ser imperdível conhecê-lo, caso você vá à cidade de Oslo. Alguns acham surreal e outros bizarro, mas ninguém fica indiferente à beleza do lugar e à perfeição das esculturas. Amei visitar Vigeland e se um dia voltarmos à Noruega, com certeza, irei novamente admirar a obra de Gustav Vigeland!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.