Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Os contrastes de Bilbao

Por  |  0 Comentários


Descubra a beleza de Bilbao, com museus e várias exposições ao ar livre. Você vai se surpreender!

Bilbao é uma cidade do País Basco, Espanha, fundada no  início do século XIV, conhecida até pouco tempo como importante  centro comercial e industrial na região costeira cantábrica, devido à sua grande atividade portuária, até que, em 1997, foi erguido o Museu Guggenheim, projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry. Este prédio vanguardista mudou o perfil da cidade fazendo com que passasse a receber muitos turistas, tornando-se hoje um dos lugares mais visitados da Espanha.

É realmente impactante a visão que se tem do prédio com sua superfície coberta de placas de titânio, lembrando escamas de peixe. Visto do rio, o museu assemelha-se a um barco, propositadamente, para homenagear a cidade portuária de Bilbao.

 Museu Guggenheim e a escultura Puppi de Jeff Koons Foto Roberto PereiraMuseu Guggenheim Bilbao Foto Roberto Pereira

A coleção do museu é composta de obras contemporâneas,  as que mais me encantaram foram: Puppi, o enorme cachorrinho de flores, de Jeff Koons, que fica na frente da entrada do museu; as Tulipanes, também de Jeff Koons, um buquê de tulipas gigantes em forma de balões coloridos, feito em aço inoxidável com laca colorida translúcida; Mamá, de Louise Bourgeois, uma enorme aranha de bronze, mármore e aço inoxidável, com 9 m de altura, que tem um saco cheio de ovos  ligados a seu abdômen.

Puppi  de Jeff Koons no Museu Guggenheim Foto Hilma PereiraMamá escultura de Louise Bourgeois Museu Guggenheim Foto Roberto PereiraEscultura Tulipanes de Jeff Koons Museu Guggenheim Foto Roberto Pereira

As exposições temporárias são principalmente de obras do século XX, a única permanente é La Materia del Tiempo, uma série de esculturas em aço desenhadas por Richard Serra, o interessante é que se anda por dentro dela.

Museu Guggenheim La Materia del Tiempo de Richard Serra Foto Roberto Pereira

Há quem diga que o edifício em si é mais importante do que as obras expostas, eu não diria desta maneira, mas sim que é tão importante quanto!…

Interior do Museu Guggenheim Foto Roberto PereiraO rio Nervión visto do interior do Museu Guggenheim Foto Roberto Pereira

Ficamos no excelente e moderno Gran Hotel Domine Bilbao, bem em frente ao museu, para poder admirar esta obra de arte arquitetônica o máximo de tempo possível e acabei sendo premiada com um belo pôr do sol, que pude apreciar do terraço do hotel, tendo ao fundo a vista do Guggenheim.

Vista do restaurante do Gran Hotel Domine Bilbao Foto Roberto PereiraPôr do sol visto do terraço do Gran Hotel Domine Bilbao Foto Roberto Pereira

Na parte nova da cidade, perto do Museu Guggenheim, em frente ao belo Parque de Doña Casilda Iturrizar, fica o Museo de Bellas Artes de Bilbao considerado um dos melhores da Espanha com um rico acervo de obras que vão de esculturas góticas até pinturas de El Greco, Goya e Gauguin,  arte pop do século 20, além de pinturas de artistas bascos. Apreciamos muito a visita, para quem gosta de arte vale a pena conhecê-lo.

Museo de Bellas Artes de Bilbao Foto Roberto PereiraBilbao Foto Roberto PereiraEscultura no Parque de Dona Casilda Iturrizar Foto Roberto Pereira

O centro histórico de Bilbao, século XIV,  fica no chamado Casco Viejo, ao lado do rio, é a parte mais bonita e animada da cidade com ruazinhas onde encontramos  belos prédios medievais, que fazem parte do patrimônio histórico,  ao lado de lojas, cafés, bares e restaurantes. Neste bairro fica a conhecida Plaza Nueva, a Catedral de Santiago e também a prefeitura da cidade, que ocupa o lugar onde outrora ficava o Convento de San Agustin, destruído durante a Primeira Guerra Carlista. O novo edifício foi concluído em 1900, projeto de Luis Aladren.

 Edificios no Casco Viejo Bilbao Foto Roberto PereiraPrefeitura de Bilbao Foto Roberto Pereira

Muito nos encantamos em Bilbao com a fusão dos estilos moderno e antigo, fazendo uma composição perfeita, Roberto ficou fascinado com as fotos que fez, por isso dizem que esta cidade é feita para fotógrafos que encontram sempre ângulos fantásticos para clicarem.

Bilbao moderna indo ao encontro de Bilbao antiga Foto Roberto PereiraO antigo e o moderno se contrapondo em Bilbao Foto Roberto Pereira

A estação de trem de Bilbao, Estação Santander, tem uma fachada surpreendentemente bela e no seu interior um maravilhoso vitral, vale a pena ir até lá para admirar este prédio Art Nouveau.

Estação Santander Bilbao  Foto Roberto Pereira

O espanhol é um povo predominantemente católico, portanto há bonitas igrejas espalhadas pelo país. Em Bilbao, no bairro de Abando, entramos na Igreja de San Vicente, do século XVI, um exemplo de arquitetura gótica Basco ou “segunda Gothic”, consta que ela foi construída sobre uma ermida do século IX.

Igreja de San Vicente Mártir de Abando Bilbao Foto Roberto PereiraInterior da Igreja de San Vicente Mártir de Abando Bilbao Foto Roberto Pereira

Os bascos, povo do norte da Espanha, são famosos no meio gastronômico por terem a cozinha mais sofisticada da Espanha, eu completaria dizendo: e também a mais saborosa com abundância de peixes e frutos do mar. Bilbao tem excelentes restaurantes, vários deles recomendados pelo guia Michelin.

Sabores bascos a mariscada Foto Roberto Pereira

Colocamos Bilbao no nosso roteiro especialmente para conhecer o Museu Guggenheim, mas nos surpreendemos com esta cidade de fortes contrastes, que agrada jovens e não tão jovens e que renasceu depois da construção do museu, recebendo milhões de turistas anualmente. Vá até lá, você vai gostar!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.