Cairo e sua fascinante história

Por  |  0 Comentários


Cairo, capital do Egito, e Gizé, cidade ao lado, que formam a “grande Cairo”, ambas às margens do rio Nilo, têm uma história fascinante que se remonta há séculos, lembrando que a civilização egípcia começou a se aglutinar por volta de 3 100 a.C.

Pirâmides Keops, Kefren, Micerinos em Gizé com a cidade do Cairo ao fundo Foto Roberto Pereira

Saindo do aeroporto em direção ao hotel, enquanto o carro passava pelas ruas poeirentas e engarrafadas com buzinas barulhentas soando de todos os lados, povo atravessando no meio dos carros, achei que não gostaria deste lugar, mas ao chegar no hotel e avistar as pirâmides tão perto eu comecei a me apaixonar pelo Cairo e a me lembrar das aulas de História, do livro de Agatha Christie “Morte no Nilo”… então eu tive a certeza de que seria uma fantástica e inesquecível viagem!

As pirâmides vista do Hotel Meridien Cairo/ Gize Egito Foto Roberto Pereira

Nosso primeiro passeio foi em Gizé para conhecer as Pirâmides de Keops, Kefren, Micerinos (as tumbas do pai, filho e neto) e à misteriosa Grande Esfinge que tem corpo de leão e cabeça de homem, diz a mitologia que quem não decifrasse a charada seria devorada por ela. São monumentos tão impressionantemente grandiosos que não há suficientes adjetivos para descrevê-los, a Grande Esfinge é a maior estátua feita de monólito no mundo!

A Grande Esfinge, as Pirâmides e a estrada que leva até elas Foto Roberto Pereira

Nós subimos na parte externa de uma delas até onde era permitido e tocamos em muitas pedras de granito, que segundo diz a lenda, energiza a quem tocá-las. Não conhecemos a parte interna, pois é de difícil acesso por ser estreito o caminho e muito claustrofóbico, já que não existe entrada de ar.

Detalhe de uma das pirâmides Foto Roberto Pereira

Muçulmanas descansando ao pé das pirâmides Foto Roberto Pereira

Passamos pelo Templo do Vale e fomos ao Panorama Point de onde se vê o Cairo e as pirâmides, lá também ficam os camelos para quem quiser dar uma volta, eu dispensei, pois quando fui ao deserto de Marrocos passei uma hora e meia montada num deles até chegar às nossas tendas… foi bastante para o resto da vida!

Nós, as três pirâmides e Cairo lá ao fundo. Camelos descansando em Panorama Point Foto Roberto Pereira

Passamos cinco dias nesta caótica e fascinante cidade, cada dia era um passeio maravilhoso, na volta aproveitávamos tudo o que o hotel tinha a oferecer, começando pela piscina com vista para as pirâmides.

O entardecer no Cairo Foto Roberto Pereira

Conhecer o Museu do Cairo é imperioso, nele está a maior coleção do Império Faraônico, monumentos do antigo Egito, muitas múmias e os tesouros encontrados na tumba do Tutankhamon, expostos numa sala especial na qual é proibido fotografar. Foi o primeiro prédio no mundo construído especificamente para ser um museu, isto em 1902.

Museu do Cairo Foto Roberto Pereira

Hall de exposição no museu do Cairo Foto Roberto Pereira

Múmias e sarcófagos em exposição no Museu do Cairo Foto Roberto Pereira

Cadeira de Tutankhamon no museu do Cairo Foto Roberto Pereira

Atualmente estão construindo em Gizé, já em fase final, deve ser inaugurado em 2021, um novo museu para abrigar as obras mais importantes do atual, acredito que vai ser muito melhor, pois hoje em dia o museu está pequeno para expor a fantástica coleção dos tesouros egípcios.

Novo museu em construção em Gizé Foto Roberto Pereira

O Abdeen Palace Museum é muito bonito e interessante para quem aprecia visitar museus, tem belos jardins e a entrada é grátis. Foi o antigo palácio do último rei do Egito, o rei Farouk.  Na verdade são cinco museus num mesmo complexo, sendo o Museu de Armas o mais visitado.

Abdeen Palace Museum Foto Roberto Pereira

Sala de Armas no Abdeen Palace Museum Foto Roberto Pereira

Conhecer o Cairo antigo foi uma incrível experiência, é como se tivéssemos entrado no “túnel do tempo”, caótico sim, porém maravilhoso, aí fica o milenar e medieval Bazar de Khan Al-Khalili de aparente desorganização tem de tudo, roupa, comida, lembrancinhas, objetos típicos, enfim um mundo de coisa, mas é preciso saber negociar, pois não há preço fixo.

Bazar de Khan Al-Khalili Foto Roberto Pereira

Uma rua no Cairo antigo Foto Roberto Pereira

Um prédio no Cairo antigo Foto Roberto Pereira

Rua El Moez Cairo antigo Foto Roberto Pereira

Num local estratégico e privilegiado foi erguida a Cidadela de Saladino pelo primeiro sultão do Egito, Saladino, figura marcante, um grande guerreiro e também um excelente administrador. No período medieval o Egito passou a ser um país árabe, por isso tantas mesquitas foram construídas e a religião muçulmana passou a ser a mais seguida.

Na Cidadela, assim os árabes chamavam as fortalezas, está a bela Mesquita Mohammed Alide, conhecida como Mesquita de Alabastro, na praça ao lado desta mesquita tem-se uma linda vista de um dos mirantes.

Mesquita Mohammed Alide, conhecida como Mesquita de Alabastro, Cairo Foto Roberto PereiraMesquita Mohammed Alide, conhecida como Mesquita de Alabastro no Cairo Foto Roberto Pereira

Abóboda da Mesquita Mohammed Alide, conhecida como Mesquita de Alabastro, Cairo Foto Roberto Pereira

Mesquita Mohammed Alide, conhecida como Mesquita de Alabastro Foto Roberto Pereira

Vista de um dos mirantes na Cidadela de Saladino Foto Roberto Pereira

Na Cidadela de Saladino também fica o Museu Nacional da Polícia e na entrada da Cidadela fica outro museu: Museu Nacional Militar.

Museu Militar do Cairo Foto Roberto Pereira

No Antigo Cairo fica o Cairo Copto onde estão as igrejas coptas ( igrejas cristãs ortodoxas do Egito, África e Oriente Médio), de Santa Bárbara e de São Sergio, também no mesmo local está a sinagoga Ben Ezra. Para mim foi muito emocionante conhecer este lugar porque os católicos acreditam que a Sagrada Família, ao fugir do Egito, se refugiou no subsolo, Cavern Church, onde depois se ergueu a Igreja de São Sergio, (Abu Serga Church).

Placa indicativa no Cairo Copto Foto Roberto Pereira

Igreja de São Sergio, (Abu Serga Church) no Cairo copto Foto Roberto Pereira

Igreja de São Sergio no Cairo Copto Foto Roberto PereiraEntrada da igreja de São Sérgio e para a caverna da Sagrada Família Foto Roberto Pereira

Caverna na Igreja de São Sergio no Cairo Copto Foto Roberto PereiraNo subsolo onde a Sagrada família se refugiou quando fugiu para o Egito Foto Roberto Pereira

A sinagoga de Ben Ezra fica também no Cairo antigo, no Cairo Copto e dizem que foi erguida há mais de 1000 anos no local em que o bebê Moisés foi encontrado dentro de uma cesta. Foi reconstruída em 1892 quando seu teto desabou, em 1991 foi restaurada, é muito bonita e merece uma visita, além de ser o único local judaico aberto ao público.

A sinagoga de Ben Ezra no antigo Cairo foto de Roberto Pereira

Algumas dicas para quem vai conhecer o Egito: no verão é muito quente, carregue água mineral o tempo todo, aliás só beba água mineral, cuidado com a alimentação, faça refeições no hotel ou em restaurantes recomendados, use roupas leves, confortáveis e leve sempre uma echarpe ou lenço para cobrir os ombros se quiser visitar mesquitas ou sinagoga, tenha sempre euros ou dólares trocados para gorjetas, pois, como são muito pobres, em tudo eles pedem gorjeta, ao fazer compras cuidado para não levar “gato por lebre” e não esqueça de regatear.

Cairo é uma grande metrópole com 23 milhões de habitantes, é uma cidade onde você encontra miséria e riqueza, como em qualquer parte do mundo, mas nela o contraste é muito maior e os milionários são poucos, eles vivem no bairro de Zamalek  na ilha de Gezira Island, no meio do rio Nilo, é um bairro bem cuidado, com bons restaurantes, nele também ficam a Torre do Cairo e a Opera House.

Para quem gosta de comprar há vários shoppings como o The First Mall, o Arkadia Mall, o Citystars, com lojas de luxo como Tiffany, Bulgari, Ermenegildo Zegna, Salvatore Ferragamo entre outras.

Um shopping no Cairo Foto Roberto Pereira

Conhecer o Egito foi um sonho que se realizou, o país é rico em História, belo a seu modo, com povo alegre, amável e hospitaleiro, realmente foi uma das mais lindas e empolgantes viagens que já fizemos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.