Bratislava: um lugar de surpresas agradáveis

Por  |  0 Comentários


Quando pensamos em fazer uma viagem romântica,  bonita e com muitas atrações, Bratislava, capital da Eslováquia, não é lembrada no primeiro momento, contudo foi uma das surpresas agradáveis que tivemos ao colocá-la em nosso roteiro, porque é uma cidade linda, charmosa e alegre  É a única capital no mundo que faz fronteira com 2 países: Áustria e Hungria, o que favorece muito incluí-la, quando em viagem por eles, saindo de Budapeste são 200 Km e de Viena somente 80 Km.

Centro de Bratislava Foto Roberto Pereira

Pôr do sol visto da janela do nosso quarto no hotel Danubia Gate em Bratislava Foto Roberto PereiraNo pôr do sol o rio Danúbio, a ponte SNP e o Castelo de Bratislava ao fundo Foto Roberto Pereira

Escolhemos um hotel muito perto do centro histórico, de lá saíamos a pé por toda Bratislava antiga, a velha cidade, que data do século XVII, é pequena e tem suas ruas permitidas apenas para pedestres, o que é muito bom!

Portão de São Miguel no centro antigo de Bratislava Foto Roberto Pereira

Uma rua no centro histórico de Bratislava Foto Roberto Pereira

Bratislava também é conhecida pelas esculturas espalhadas nas ruas e nos parques, são muito interessantes e atraem a atenção dos turistas que as ficam “caçando” para fotografá-las! A mais famosa é a do “observador”.

Escultura O Observador em Bratislava Foto Roberto PereiraUma das esculturas de Bratislava Foto Roberto Pereira

Uma das esculturas de Bratislava Foto Roberto Pereira

Bratislava é mesmo a “capital das esculturas”, até nos shoppings encontramos lindas esculturas fazendo parte da decoração.

Escultura no shopping Eurovea em Bratislava Foto Roberto Pereira

Mais uma escultura no shopping Eurovea em Bratislava Foto Roberto Pereira

É impressionante  a quantidade de turistas jovens andando pelo centro histórico e o número de cafés e restaurantes encantadores nesta região. Essa parte da cidade é muito bem cuidada, com prédios que datam do século XIV, porém a maioria é do século XVIII.

Uma rua no centro histórico de Bratislava Foto Roberto Pereira

Um café em Bratislava Foto Roberto Pereira

Bratislava tem muitas praças, todas lindas, a Hlavné Námestie, a praça principal, tem ao fundo o Teatro Nacional Eslovaco, sempre com programação de alta qualidade, como as óperas Aida e Carmem ou espetáculos de balé como Giselle e Dom Quixote, vale a pena conhecê-lo e admirar o seu belo interior.

Hlavné námestie, a praça principal de Bratislava e ao fundo o Teatro Nacional Eslovaco Foto Roberto Pereira

Hlavné Námestie, a praça principal de Bratislava vista de outro ângulo Foto Roberto Pereira

O ponto turístico mais importante é o Castelo de Bratislava, no alto de uma colina com vista deslumbrante da cidade. Começou a ser construído no século X, sofreu bombardeios e incêndios através dos tempos, até que em 1950 foi reconstruído, hoje em dia é a residência oficial do presidente da república, mas uma parte é aberta ao público.

Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

Bratislava vista de outro ângulo do Castelo Foto Roberto PereiraBratislava vista do Castelo Foto Roberto Pereira

Exterior do Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

Vista do rio Danúbio e da ponte SNF a partir do Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

O Castelo de Bratislava não tem um grande acervo, mas há peças como móveis e outros objetos da antiga Eslováquia expostas, assim como obras de pintores e escultores em sua maioria eslovacos, o mais conhecido deles é Zoltán Palugyay, há uma sala no museu com suas obras e também objetos que pertenceram a ele em exposição.

Arcas antigas expostas no Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

Obra e objetos de Zoltán Palugyay Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

A lojinha do Castelo me encantou, bonecas típicas, artesanato, bebidas da região, geléias, chocolates, enfeites de natal e as famosas lembrancinhas da cidade: magnéticos e chaveiros… impossível não comprar alguma coisa.

Loja no Castelo de Bratislava Foto Roberto Pereira

A Catedral de San Martino é muito antiga, fica no centro histórico, foi inaugurada em 1452, século XIII, em estilo gótico. É a maior e mais importante igreja de Bratislava e a segunda atração mais visitada, a primeira é o Castelo.

Catedral de San Martino em Bratislava Foto Roberto Pereira

Altar da Catedral de San Martino em Bratislava Foto Roberto Pereira

Outra igreja católica em Bratislava muito bonita e diferente é a Modrý Kostol, a “Igreja Azul”, assim conhecida porque seu interior e exterior é azul, em estilo art nouveau, início dos anos 1900, parece ilustração de livros de contos de fada.  Apesar de ficar numa área residencial, fomos a pé tranquilamente.

Modrý Kostol, a "Igreja Azul" em Bratislava Foto Roberto Pereira

Interior da Modrý Kostol, a "Igreja Azul" em Bratislava Foto Roberto Pereira

Para quem gosta de diversão ao ar livre, Bratislava oferece várias opções como passeios de bicicleta, caminhadas, paddler e um passeio diferente para quem gosta de cães, o Happy Dog Forest Hike, você vai a uma área arborizada onde há diversos canis e pega um cachorro para passear com ele por duas horas, pela “floresta”.

Paddler no rio Danúbio em Bratislava Foto Roberto Pereira

Há bares e boates espalhados pela cidade, inclusive em barcos ancorados às margens do rio Danúbio, assim como barcos que saem a passeio pelo rio com jantar e música ao vivo.

Barco Bar no Danúbio em Bratislava Foto Roberto Pereira

Enfim, não era meu sonho conhecer Bratislava, mas é uma cidade tão linda, tão divertida e tão encantadora que deixou saudades, realmente tornou-se mais uma das cidades inesquecíveis na minha vida de viajante.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.